RCI promoveu LASOS 2022 na cidade do México com sucesso

O LASOS, promovido pela RCI, é o maior evento do setor na região latinoamericana e aconteceu no México entre os dias 11 e 12 de outubro

Pensamento estratégico, liderança, transformação digital, inovação, tendências e evolução. Esses foram os pilares que guiaram a edição 2022 do LASOS – Latin American Shared Ownership Summit, o maior evento indústria da Propriedade Compartilhada da América Latina. Realizado pela RCI, o encontro reuniu mais de 200 empresários e investidores do mercado turístico – imobiliário de dez países para compartilhar experiências e traçar o futuro da atividade.

Publicidade
Tramontina

Direto do Live Aqua Urban, na Cidade do México, Juan Ignacio Rodriguez reforçou a importância de reter os ensinamentos conquistados com o enfrentamento à pandemia e de suas consequências socioeconômicas. “O ser humano se esquece rapidamente do que passou ao sair de uma crise, quando o que se deve fazer é criar mecanismos para se preparar para a próxima. Sempre haverá tempos difíceis”, cravou o Diretor-executivo para América Latina e Caribe da RCI e Líder Global de Desenvolvimento de Negócios, lembrando que a missão do evento é exatamente sinalizar as melhores oportunidades para apoiar o avanço da atividade.

Nesse sentido, o evento destacou a necessidade de adaptar a comunicação a um target multigeracional, motivado pela mudança no perfil dos clientes e pelo consumo concomitante de cinco diferentes gerações. Essa mudança não se resume a etarismo, mas inclui novos perfis que demandam produtos diferenciados, como os praticantes de bleisure, os silver surfers e os nômades digitais.

Mudanças na prospecção resultaram em aumento de vendas

Rocio Hefferan, Diretora de Desenvolvimento de produtos e análises de tendências da RCI para América Latina e Caribe, apresentou uma pesquisa, respondida pelos próprios clientes RCI, sobre as tendências dessa indústria no Brasil e no México. O primeiro ponto destacado foi a efetividade das alterações realizadas por 78% dos empreendimentos brasileiros entrevistados, com destaque para a definição de novos pontos de captação offsite e para o investimento em marketing digital – especialmente por redes sociais, chatbots com inteligência artificial e tecnologia de realidade aumentada.

As iniciativas resultaram em crescimento de 56% na procura no pós-pandemia e aumento médio de 67% nas vendas online no pós-pandemia. As mesmas estratégias e tecnologias foram implantadas por 74% das empresas mexicanas que participaram do estudo, com crescimento de 43% na procura e de 50% nas vendas online.

Publicidade
Desbravador

Quando o assunto é produtos, 87% das empresas mexicanas entrevistadas confirmaram ter realizado ajustes durante a pandemia – como a flexibilização do check-in, descontos em all inclusive, criação de pacotes de filiação de 5 a 10 anos, maior investimento em travel clubs e parcerias com bancos para zerar os juros dos financiamentos, entre outros. No Brasil, país que se destaca pela venda preferencial de multipropriedades, a principal alteração foi a criação de produtos com menor tempo de uso (de 3 a 10 anos) e custos reduzidos.

RCI promoveu LASOS 2022 na cidade do México com sucesso
O CEO da RCI na América Latina e Caribe, Juan Ignacio Rodriguez, esteve participando (Foto – Divulgação)

Os destinos com maior procura no México foram Riviera Nayarit, Puerto Vallarta, Los Cabos, Riviera Maya e Cancún. Na distribuição de canais, as mídias sociais saíram na frente com 52%, seguidas pelo call center, que registrou 48% das vendas no país. No Brasil, os destinos mais procurados foram Gramado (RS), Fortaleza (CE), Porto de Galinhas (PE), Porto Seguro (BA) e Natal (RN). As vendas também se concentram nas mídias sociais (53%), seguidas pela reserva direta no site do empreendimento (23%), call center (19%) e OTAs (5%). “Não há dúvidas que estamos nos recuperando, o turismo está voltando. Uma prova disso é a recuperação de 15% a 20% nas vendas e upgrades no México e o crescimento de 9% registrado no Brasil na comparação entre 2021 e 2019”, defendeu Rocio.

Publicidade
Clima ao Vivo
Novos caminhos

Em mais de 18 horas de programação divididas entre os dois dias, o Lasos 2022 incentivou os participantes a criar e seguir uma agenda da inovação, bem como a investir em transformação digital. A dica é explorar as oportunidades advindas de novas plataformas, ativos e tecnologias como Metaverso, Blockchains, NFT’s e Criptomoedas, mas sempre preservando a proposta de valor da organização e o aspecto aspiracional da indústria.

Os painéis também trouxeram ensinamentos sobre novas formas de mensurar a efetividade do planejamento estratégico por meio das OKR – sigla em inglês para Objective and Key Results ou Objetivos e Resultados-Chave, em tradução livre –, insights relacionados a um processo de venda mais eficiente e à valorização do pós-venda, setor que contribui de forma significativa para a fidelização do cliente.

Publicidade
Ameris
RCI promoveu LASOS 2022 na cidade do México com sucesso
Renomados profissionais da indústria da propriedade compartilhada estiveram participando (Foto – Divulgação)

Para Fabiana Leite, Diretora de Desenvolvimento de Negócios da RCI América do Sul, o evento reconfirmou que o segmento tem potencial para seguir gerando um círculo virtuoso de inovação, a fim de continuar oferecendo aos clientes a oportunidade de viver experiências únicas. A executiva destaca, entretanto, um trio de demandas que devem ser cumpridas para garantir a longevidade do setor: a união entre os players para a promoção dos destinos, a sensibilização dos quadros funcionais e a inclusão das comunidades nas quais os empreendimentos estarão instalados. “Esse é um dos pontos mais importantes para garantir a sustentabilidade de nossa indústria no largo prazo. É preciso investir na conscientização de nossas equipes para que elas tenham em seu DNA esta cultura de igualdade, sustentabilidade e governança, assim como é vital iniciar a incorporação dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável em nossas empresas”, finalizou Fabiana.

Publicidade
Ambiente 2025
RCI promoveu LASOS 2022 na cidade do México com sucesso
Fabiana Leite, Diretora de Desenvolvimento de Negócios da RCI América do Sul conduziu um dos painéis (Foto – Divulgação)
Publicidade
Heimtextil 2025
Palestrantes e painelistas brasileiros

A agenda contou com as participações dos brasileiros Francisco Costa Neto, Managing Partner da Beta Advisory e sócio da Resid, que falou sobre “Pontos Fortes, Desafios e Oportunidades do Mercado Latino-Americano”; de Felipe Lima, Diretor do Beach Park, que integrou o painel “Melhores Práticas de Pós-Vendas”; de Bruna Apolinário, Gerente-geral de Experiência Vacation Ownership do Aviva Vacation Club, que abordou a temática  “Evolução de Experiências e Produtos de Férias”; e de Samuel Sicchierolli, fundador e Presidente da VCI, que falou sobre “Tendências de Viagem no Futuro”.

Em seu painel, Francisco Costa Neto falou sobre sua visão sobre o futuro do setor e sobre a mudança no comportamento de consumo em relação à percepção sobre o uso de casas de primeira e segunda residência. “As casas de primeira residência estão cada vez mais orientadas ao lazer, e as de segunda residência, orientadas aos negócios. Acredito na mudança do comportamento cruzado entre estes dois conceitos, no que eu denomino de Resleisure”, comenta o empresário. O termo criado por ele representa a tendência de residir com lazer, um paralelo ao bleisure (business com lazer).

Do Brasil, também estiveram presentes Edson Cândido, Diretor Comercial e Relacionamento do Gramado Parks; Raimundo Pimenta, CEO do My Mabu, e Rafael Albuquerque Dias, Diretor de Vacation Ownership do Grupo Leceres.

Publicidade
Anuncie conosco

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

CLICK AQUI PARA ESCOLHER O IDIOMA DA LEITURA
error: ARQUIVO NÃO AUTORIZADO PARA IMPRESSÃO E CÓPIA