GastronomiaÚltimas Notícias

Queijos produzidos no Le Canton são premiados em concurso

A queijaria do resort Le Canton, comandada pelo mestre queijeiro Jhonny Silveira, volta a ser reconhecida. Os queijos Raclette Le Canton e Vaccino Romano, produzidos no resort, foram premiados com medalhas de bronze no 2º Mundial do Queijo do Brasil, realizado entre os dias 15 e 18 de setembro, em São Paulo. No total, foram avaliados pouco mais de 1.100 queijos e produtos lácteos de diversos países. Com as novas premiações, o Le Canton soma dez medalhas conquistadas em eventos nacionais e internacionais desde 2017.

Publicidade
Fispal

O Raclette Le Canton é um queijo de massa semi-cozida, com maturação de 90 dias e tratamento de casca, fazendo dele um queijo de textura macia e bem aromático. Levado à alta temperatura, derrete bem, ficando com muito mais aroma e com a crosta crocante. É um queijo excelente para harmonizações diversas. O Vaccino Romano é um queijo de massa cozida e maturação mínima de seis meses e passa por muitos processos até ficar ideal para consumo. É um queijo que vem da mesma tecnologia do Pecorino Romano, diferenciando no leite e no fator terroir. É também muito versátil em seu uso, podendo ser utilizado em massas e pastas, e principalmente na harmonização com bons vinhos.

Publicidade
Tramontina

Os queijos são vendidos na queijaria do Le Canton, em outros pontos de venda dentro do hotel e no restaurante Burrata Bistrô, em Teresópolis, na Região Serrana do Rio de Janeiro, onde o hotel está localizado. “É uma grande satisfação poder fazer parte disso. Cada evento que participamos me dá a oportunidade de crescer profissionalmente e mostrar, através do meu trabalho, todo amor envolvido em cada produto feito. O resultado do concurso me motiva a melhorar e inovar cada vez mais. Poder divulgar e representar o Le Canton e a queijaria em um evento tão grande como esse é algo que me deixa sem palavras. Agora, é me preparar para mais novidades”, comemora o mestre queijeiro Jhonny Silveira.

Produção de queijos começou há dez anos

O Le Canton produz queijos artesanais desde 2012. Estão à venda 11 tipos: raclette, que começou a ser produzido este ano; minas frescal de vaca; minas frescal de cabra; queijo temperado (queijo minas temperado com orégano); tempéré (queijo tipo Boursin, de origem francesa, fresco e pastoso, temperado com azeite e especiarias); e queijos tipo Vaccino Romano (maturado).

Queijos produzidos no Le Canton são premiados em concurso
Queijo Vacino Romano tem maturação mínima de seis meses e pode ser harmonizado com diversos vinhos – Divulgação

No final de 2021, os queijos Canton Noir e Le Canton foram premiados com as medalhas de ouro e prata, respectivamente, no ExpoQueijo Brasil 2021, realizado na cidade de Araxá, em Minas Gerais. O Canton Noir é um queijo de fermentação láctea, aromático e coberto com uma camada de carvão vegetal. O Le Canton é do tipo Morbier, de massa mole, maturação menor que 60 dias, suave e com uma linha de carvão vegetal no centro, o que proporciona um leve defumado em seu sabor.

Publicidade
Clima ao Vivo

Denise Bertola

Denise Bertola é Repórter da Revista Hotéis

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
CLICK AQUI PARA ESCOLHER O IDIOMA DA LEITURA
error: ARQUIVO NÃO AUTORIZADO PARA IMPRESSÃO E CÓPIA