Pluginbot mostra como os robôs podem agregar valor na hotelaria
Direto de Florianópolis (SC) – Jorge Della Via Junior, especialista em tecnologia da hospitalidade da Pluginbot, empresa de gestão de inteligência artificial, internet das coisas e robôs, foi o último palestrante da programação técnica do 32º Encatho & Exprotel, evento realizado pela Associação Brasileira da Indústria de Hotéis de Santa Catarina de 13 a 15 de agosto no espaço CentroSul, na região central da cidade.
Sua apresentação denominada “Inteligência Artificial e Robôs: O Futuro Para o Presente na Hospitalidade” girou em torno de um convidado muito especial: o robô Nau. O especialista começou a palestra contando um pouco de sua trajetória. Casado com Mônica e pai da Catarina, de doze anos, Della Via exaltou a importância da família. “São os grandes amores de minha vida”.
O profissional contou que no início queria ser atleta, jogador de futebol. “Fui jogar pelo Objetivo por uma bolsa de processamento de dados. Minha carreira de futebol foi abreviada devido a uma lesão e como já tinha feito processamento de dados, fui trabalhar com informática. Nos últimos 16 anos atuei no Grupo Accor, que deixei em dezembro de 2018. Ali me tornei especialista em tecnologia, inovação e inteligência artificial para a indústria da hospitalidade”, contou.
O palestrante afirmou que hoje, o paradigma de que robôs são “brinquedos” foi derrubado. “Esses são alguns modelos de robôs, já são oito na Pluginbot, com inteligência artificial proporcionada por uma plataforma criada por nós mesmos na empresa”. Segundo Della Via, a Pluginbot criou uma plataforma de inteligência artificial que interage com botpedia, plugins e dashboard. “Essa plataforma pode ser integrada com outros apps, permitindo que naveguemos em qualquer ambiente. Cria-se um único ecossistema para atender todas as experiências e melhoria de processos”, explicou.
A Pluginbot atua nas áreas de hospitalidade, security, retail e healthcare. “Dentro dos hospitais conseguimos criar muita interação, temos feito muitos projetos como os de internet das coisas dentro dos quartos para pacientes com dificuldade de comunicação”, revelou Della Via.
Em seguida, o especialista mostrou uma linha do tempo de evolução dos aparelhos celulares. Segundo ele, com os robôs, a evolução deve ser mais veloz do que a ocorrida com os celulares. A importância dessa transformação tecnológica, ilustrada pelo caso da falência da gigante Kodak, que não acompanhou a evolução da fotografia, mas renasceu com outro foco, foi utilizada como exemplo pelo palestrante.
De acordo com Della Via, “O mundo está se transformando e a hospitalidade têm que mudar junto. Os hóspedes pedem isso, não estamos mais falando de futuro e sim da realidade que já está acontecendo. Hoje tudo está conectado, não temos mais ambiente que não esteja conectado, seja o carro, o ambiente de trabalho e nós mesmos”, observou. “Robôs hoje fazem entregas no Vale do Silício, isso tudo já é realidade. Temos exemplos de robôs dentro das casas, principalmente na China. Robôs têm rosto, tem reconhecimento facial e isso faz com que as pessoas interajam mais”.
O conceito da China, segundo o palestrante, já mudou. O grande país que faz tudo barato ainda existe mas em tecnologia ainda é uma das primeiras do mundo. “A tecnologia na China é uma indústria que cresce exponencialmente”, disse. Em seguida, Della Via mostrou cases da Pluginbot, como o do robô no hotel Pullman São Paulo Vila Olímpia, que além de receber e orientar os visitantes, ainda fornecia informações como concierge. “Criamos um bot de informação para o robô, deixando a recepcionista livre para focar em aspectos mais urgentes do seu trabalho”, explicou.
Chatbots e a inteligência artificial
O especialista enumerou os diversos tipos de robôs e tecnologia disponíveis atualmente. “Robôs, humanóides, tudo isso pode ser empregado a serviço da hotelaria. Temos que mudar. De acordo com uma pesquisa com 600 hóspedes habituees, 27% têm expectativa de encontrar tablets nos quartos, 54% têm expectativa de encontrar entradas via mobile, 14% espelhos com TVs, 53% esperam por luzes inteligentes, 24% por assistentes virtuais, 62% por termostatos eficientes, e 68% por smart TVs. “88% dos hóspedes executivos nas grandes redes querem chegar nos hotéis e irem direto para o quarto. Hoje já é possível o check-in on-line e o recebimento da chave pelo celular”, afirmou.
Della Via explicou que cada vez mais as empresas procurarão por profissionais híbridos, capazes de aprender e se adaptar em novas funções. Para ele, “Isso atesta que opção nunca faltará para quem deseja aprender. Um estudo do Senai prevê o surgimento de 30 novas profissões nos próximos anos. Trata-se do surgimento da indústria 4.0. Analista de internet das coisas, técnico em impressão de alimentos, projetista para tecnologia 3D, técnico em automação predial, técnico especialista em reciclagem e designer de tecidos avançados, são alguns dos cargos desta nova era”.
Os dados rechaçam o argumento de pessoas que dizem que, com o avanço da tecnologia, faltarão vagas para seres humanos. “O principal desafio para as empresas que querem implantar inovação deve acontecer nas escolhas. A área de tecnologia está envolvida nisso. A área de TI das empresas não pode suportar sozinha toda uma demanda. Temos que inverter processos. Na hotelaria, ouvir os hóspedes e criar alternativas. Quem comanda normalmente a área de TI nas empresas é o CIO – Chief Information Officer. Para alcançar uma mudança cultural precisamos mudar isso para Chief Innovation Officer. A hotelaria não pode olhar a área de TI somente como suporte. Uma mudança cultural é o principal desafio para qualquer hotel que quer estar alinhado com as tendências e com a nova era de tecnologia”, pontuou o especialista.
No final de sua apresentação, Della Via apresentou o robô Nau, da Pluginbot e o colocou para dançar, maravilhando a platéia.
O 32º Encatho & Exprotel é uma realização da ABIH-SC com a Revista Hotéis como mídia oficial. A reportagem viajou a Florianópolis a convite da ABIH-SC e hospedou-se no Hotel Faial Prime Suites, um dos empreendimentos parceiros da entidade no evento.