HOME Matérias Especial Piscinas: a importância do planejamento, limpeza e conservação

Piscinas: a importância do planejamento, limpeza e conservação

Empreendimentos com piscinas costumam receber muitas pessoas diariamente, por isso, é preciso ter cautela e manter conservação no ambiente de lazer

227
0
SHARE
O planejamento de uma piscina vai além da aparência, por isso, é preciso se atentar também aos outros fatores importantes durante o processo de planejamento e preservação

Na maioria dos casos, a piscina é um dos principais cartões de visita dos hotéis, resorts e principalmente dos parques aquáticos. Elas são atrativas tanto para quem quer relaxar quanto para quem busca algum tipo de aventura. Mas, para desenvolver um projeto correto, manter a manutenção e a limpeza de forma apropriada, é necessário muita cautela, planejamento e organização.
Segundo Antonio Carlos Ignacio, engenheiro civil, consultor e especialista em projetos e construção de piscinas, parques aquáticos e instalações de brinquedos aquáticos da Conref, existem várias considerações físicas, financeiras e sociais no momento de desenvolver um projeto de piscina, como por exemplo o espaço para a implantação, volume de investimento e qual o tipo de público a companhia pretende atingir.

Projeto do Celebration Resort Olímpia, localizado no interior de São Paulo (SP) e idealizado pelo engenheiro Antonio Carlos Ignacio

Esse tipo de projeto é considerado um dos mais importantes nos empreendimentos nesse setor, pois além da arquitetura, existem os fatores técnicos e operacionais, que devem ser estudados e executados da melhor forma. Outro ponto relevante é analisar o estilo do hotel ou resort e saber se o local é voltado para aventura, se é um Spa ou uma acomodação para descanso. No caso dos parques aquáticos, não há nenhuma diferença na segurança, qualidade da água, qualidade dos materiais e equipamentos empregados, porém os atrativos são mais interativos e contam com diversos brinquedos aquáticos.

Ao contratar um profissional para prestar consultoria no projeto da piscina, o empreendimento deve se atentar em qual segmento a pessoa é especializada e qual o nível de sua experiência na área. Muitos hotéis e resorts passam por dificuldades operacionais pelo fato de não terem escolhido o especialista correto de acordo com o projeto desejado. “Como na medicina, você não procura um ortopedista para cuidar do seu coração ou pulmão. Na engenharia é a mesma coisa. Não é toda construtora, todos engenheiros ou arquitetos que dominam o assunto”, defende Ignacio. O mesmo se adequa aos parques aquáticos, na qual uma execução feita por pessoas ou construtoras não qualificadas e sem experiência na área, como se fosse uma obra comum, pode resultar em projetos técnicos errados.

O Rio lento, também projetado por Antonio Carlos Ignacio, faz parte do Hot Beach Olímpia, em Olímpia (SP)

Além do projeto arquitetônico, outros elementos são essenciais no processo de montagem de uma piscina: para empreendimentos corporativos, a piscina deve ter vida útil longa e ser considerada uma obra de construção civil especial, e não um produto ou um equipamento; os projetos técnicos, executivos e de instalações devem ser elaborados junto às planilhas estimativas de custo real por empresas e a construção deve ser executada por empresas e técnicos especializados na área.

Pensando na saúde

De acordo com a Dra. Vanessa Mussupapo, dermatologista do Hospital Santa Paula, de São Paulo (SP), é importante se atentar à quantidade de cloro utilizado nas piscinas, pois o excesso do produto pode causar ressecamento de pele. Além disso, as doenças de pele mais comuns, provocadas pela manutenção indevida, são a dermatite de contato, pois o cloro ou substâncias que estejam em uma piscina suja podem dar alergia; as verrugas (vírus que passa de pessoa para pessoa, podem ficar no chão que não é limpo corretamente, contaminando um hóspede) e a micose, que infecção fúngica, causada também pela má higienização do ambiente.

‘hth Elimina Oleosidade’, um dos produtos fornecidos pela empresa

Pensando nisso, a hth conta, com uma solução completa para o tratamento de piscinas atendendo às principais etapas do processo: 1. Avaliação; 2. Purificação e 3. Proteção. Além de produtos químicos de alta performance, também possuem uma linha de automação de sistema de tratamento de água (analítico – químico – dosagem). A empresa desenvolve produtos inovadores que oferecem soluções para os consumidores, contribuindo para uma água mais saudável, pura e cristalina.

O planejamento de uma piscina vai além da aparência

Uma piscina aparentemente limpa pode não estar própria para uso, pois contaminações podem estar presentes na água. Somente uma piscina devidamente clorada e com seus parâmetros controlados podem garantir a segurança do banhista. Um sistema de automação de qualidade e devidamente dimensionado garante a presença contínua e controlada do cloro, além de trabalhar a manutenção dos parâmetros de controle da água constantemente, impactando, inclusive, no conforto do banhista.

Além do cloro, principal produto que garante a desinfecção da água, outros produtos complementam o tratamento e também protegem o banhista. Podemos citar o ‘hth Elimina Oleosidade’, que proporciona a retenção do óleo e da gordura do protetor solar na areia do filtro, fazendo com que o banhista continue protegido, sem prejudicar a beleza da água da piscina.

A Genco oferece produtos para tratamento de água de piscinas

A Genco Química é uma empresa nacional que também atua no mercado de produtos para o tratamento de águas de piscinas, e, além disso, oferece aos parceiros, clientes e consumidores, treinamentos presenciais e on-line e suporte técnico. Seus principais objetivos são deixar as piscinas com água cristalina e saudável e facilitar o trabalho de tratamento de água.

Por Beatriz Trevizoli
A matéria está publicada na íntegra em nosso aplicativo, que pode ser baixado nas lojas da Apple Store e Google Play. Faça o download e acesse este e outros conteúdos exclusivos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here


CAPTCHA Image
Reload Image