Parceria entre Resorts Brasil e Grupo R1 promove Innovation Talks
Evento reuniu líderes do trade no Palácio Tangará para discutir o futuro da hospitalidade e dos eventos corporativos

No último dia 26 de maio, o Palácio Tangará, em São Paulo, foi palco da primeira edição do Innovation Talks by Resorts Brasil & R1, reunindo executivos, gestores e especialistas para refletir sobre os impactos da inteligência artificial nos segmentos de eventos, turismo e hospitalidade.
[sociallocker]Para Ana Biselli Aidar, Presidente executiva da Resorts Brasil, “mais do que acompanhar tendências, queremos provocar reflexões, conectar pessoas e transformar demandas em ações concretas. Iniciativas como esta reforçam nosso compromisso com a inovação como eixo estruturante do turismo nacional”, afirmou.
Segundo Raffaele Cecere, CEO do Grupo R1, “queremos ir além da tecnologia, o que buscamos é inspirar novas formas de pensar”, disse. “A parceria com a Resorts Brasil é natural e estratégica. Grande parte dos nossos clientes são resorts, e estar com uma entidade que pensa à frente, como a Resorts e sua liderança, é essencial para sacudir modelos já estabelecidos e provocar a hotelaria a se reinventar. É essa sinergia que dá força ao Innovation Talks”, completa.
O evento teve início com um welcome coffee interativo, seguido pela palestra de Gil Giardelli, especialista em futurismo, economia digital e IA. Em sua fala, intitulada “O Futuro dos Eventos na Era da Inteligência Artificial: Tendências e Oportunidades”, destacou: “o mundo sempre mudou, mas nunca com a velocidade que está agora. Tudo virou espetáculo, e isso vale para eventos de qualquer porte. Mostrei cases de vários países para ilustrar como a experiência é hoje o maior diferencial. Iniciativas como esta, com curadoria de conteúdo e integração de toda a indústria, mostram o quanto o mercado brasileiro está se tornando mais profissional, preparado e surpreendente”.
Ele também abordou temas como ética e espiritualidade em tempos de tecnologia exponencial. “A maior pergunta hoje não é o que a tecnologia pode fazer, mas o que ela deve fazer. E mais do que isso: como seguimos evoluindo tecnologicamente sem perder nossa humanidade? Como disse o Papa Francisco, Deus não está contra a tecnologia, mas a favor de um progresso que seja integral, humano e sustentável”.

Em seguida, a especialista em comportamento e tendências no turismo, Trícia Neves, da empresa Mapie, conduziu um workshop colaborativo com dinâmicas de cocriação, onde os participantes mapearam desafios reais do setor e propuseram soluções. “Para mim, o ponto central é o coletivo. Pensar o futuro do nosso setor exige reunir diferentes atores, com olhares complementares e vivências diversas. Um evento como este promove esse encontro de perspectivas, e esse é o único caminho possível para transformar o mercado”.
No painel “Como a Inteligência Artificial está Redesenhando o Setor de Eventos”, mediado por Trícia, participaram Marcel Marin (Palácio Tangará), Karla Fidelis (Neogrid) e Cesar Nunes (Grupo R1). Os painelistas discutiram a otimização de processos, uso de dados para personalização da jornada, assistentes virtuais, leitura facial em tempo real e os desafios relacionados a custo, cultura organizacional e capacitação técnica.
De acordo com Rodrigo Vaz, Vice-presidente comercial da Resorts Brasil, “o papel da Resorts Brasil é justamente esse: fomentar o pensamento crítico, ampliar horizontes e conectar o setor às pautas que estão moldando o presente e o futuro da hospitalidade. A inteligência artificial é uma dessas pautas, e precisamos enfrentá-la com responsabilidade, colaboração e protagonismo”, afirmou.
Comprometido com práticas sustentáveis, o Innovation Talks foi certificado como carbono neutro, com verificação independente realizada pela ESG Pulse. Mais do que a neutralização das emissões, a certificação faz parte de uma atuação estratégica da Resorts Brasil voltada à qualificação das práticas ESG nos eventos e na cadeia de fornecedores. A compensação de carbono é apenas mais um passo da associação que segue comprometida com a sustentabilidade, inovação e com as práticas alinhadas às transformações globais.
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