AconteceuÚltimas Notícias

Painel sobre Reforma Tributária aconteceu no IMOBTUR 2023

Com o tema “Reforma Tributária e PERSE: o que muda e qual a nova incidência sobre a indústria da hospitalidade”, painel atualizou a todos sobre o assunto

Terminou agora há pouco o painel “Reforma Tributária e PERSE: o que muda e qual a nova incidência sobre a indústria da hospitalidade” no IMOBTUR 2023. O evento – organizado pela ADIT Brasil – é realizado no Amcham Business Center, em São Paulo (SP), e traz profissionais para debater o futuro do mercado imobiliário de turismo no Brasil.

Publicidade
APP da Revista Hoteis

O mediador do debate foi Paulo Mendonça, Sócio do Escritório Marrey Mendonça Advogados. Já entre os convidados, estiveram presentes Ana Biselli, Presidente Executiva da Resorts Brasil; Thiago de Mattos Marques, Sócio Conselheiro da Bichara Advogados; e Orlando de Souza, Presidente Executivo do FOHB.

Painel sobre Reforma Tributária aconteceu no IMBOTUR 2023
Thiago de Mattos Marques, Sócio Conselheiro da Bichara Advogados.
Publicidade
Fispal

Paulo Mendonça iniciou os debates comentando que a Reforma Tirbutária é um assunto que interessa a todos. Logo em seguida, passou a palavra para Thiago de Mattos, que falou que “a Reforma Tributária envolve uma gama de tributos, é ampla, e no momento estamos discutindo o consumo na PEC 45, a substituição de impostos sobre o consumo. Na hotelaria, o que importa mais atualmente é o ISS. A reforma vem para preencher o vácuo de tributação entre ICMS e ISS, e para ter um imposto com uma base mais ampla, para conseguirmos uma tributação do consumo em base única e bastante abrangente sobre a qual incidirão as alíquotas”, afirmou. Ele ainda disse que “temos uma ideia que será uma alíquota máxima entre 27% e 29% juntando IBS e CBS. O IBS começará em 2029 e, a cada ano, irá crescer, até que, em 2033, o IBS passa a ser 100% dos estados e municípios”.  Thiago também contou que os setores imobiliário e de hotelaria foram incluídos no regime específico de tributação. “A PEC 45 traz uma lista de serviços e atividades que podem ser beneficiados, a grande disputa foi demonstrar que os setores têm peculiaridades e devem ser tratados com um regime especifico e dependerá de uma Lei Complementar, ainda vamos ter essa disputa”.

Painel sobre Reforma Tributária aconteceu no IMBOTUR 2023
Ana Biselli, Presidente Executiva da Resorts Brasil.
Publicidade
Ameris

Ana Biselli revelou mais sobre a relação do setor de turismo e hotelaria com o Congresso. “Tivemos três eixos de atuação para incluir o setor na Reforma: atuação técnica, articulação política e estratégia de divulgação. Várias associações do setor financiaram as ações de embasamento técnico nessa jornada. Mostramos dados relevantes para que o Governo Federal e o Congresso pudessem nos apoiar. Ganhamos capilaridade, pois é impossível falar com mais de 500 deputados, então centralizamos as ações. Por exemplo, fizemos um café da manhã para 29 senadores e 10 deles falaram sobre nosso pleito, visitamos vários gabinetes”, ela disse. Biselli ainda enfatizou que o turismo foi o terceiro setor que mais conseguiu emendas para o relator durante a tramitação da Reforma no Senado. E emendou, dizendo que “a comunicação acontece de duas maneiras: a opinião pública, ligada às redes sociais, e que precisamos sair no momento certo, com a mensagem certa. Conseguimos uma matéria no jornal Valor Econômico para mostrar a importância do tema. A comunicação foi importante, inclusive via WhatsApp”.

Publicidade
Harus

Para Orlando de Souza, a política não vai para o lado da razão e sim pela narrativa. “Quando tínhamos algum argumento, embasado em estudos, e íamos levar para parlamentares, o aprendizado foi o quão sofisticado você consegue fazer que seu conjunto de argumentos seja eficaz ao longo do caminho. A primeira declaração do relator da PEC 45 no Senado foi: por que o setor de hotelaria está no texto de uma proposta de reforma tributária? O grande desafio é a construção de argumentos e narrativas para convencermos os agentes políticos a entenderem a reinvindicação. Temos que ir além de só dizer que o turismo emprega mais e gera renda”, pontuou.

Painel sobre Reforma Tributária aconteceu no IMBOTUR 2023
Orlando de Souza, Presidente Executivo do FOHB.
Publicidade
Tramontina

De acordo com a Presidente Executiva da Resorts Brasil, “precisamos de todos que trabalham no segmento para fazer a articulação política e lembrar a importância do tema para os parlamentares”, concluiu.

Para finalizar o painel, Thiago de Mattos abordou o tema do PERSE – O Programa Emergencial de Retomada do Setor de Eventos, instituído pela Lei nº 14.148/2021. “O Ministério da Fazenda e a Receita Federal não gostam desse benefício. A mudança recente que houve no PERSE o limitou muito e cortou pela metade o benefício. Ele continua para o setor, com as certezas e dúvidas. Temos que lutar para que ele não seja alvo de novas investidas”, finalizou.

Publicidade
Anuncie conosco

João Bernardes

João Bernardes é Repórter da Revista Hotéis

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
CLICK AQUI PARA ESCOLHER O IDIOMA DA LEITURA
error: ARQUIVO NÃO AUTORIZADO PARA IMPRESSÃO E CÓPIA