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Os desafios da governança é tema de palestra no 8º Encontro da Hotelaria Mineira

Quem proferiu esta palestra agora à pouco foi Maria José Dantas, Presidente da ABG – Associação Brasileira de Governantas e Profissionais de Hotelaria na grade de programação do 8º Encontro da Hotelaria Mineira que acontece até amanhã no Centro de Convenções de Caxambu, cidade mineira no Circuito das Águas. O evento que tem a Revista Hotéis como Mídia Oficial, é realizado pela FBHA – Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação, com o apoio da CNC – Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo, do SIGAH – Sindicato Intermunicipal de Gastronomia e Hospitalidade de Caxambu e dos Sindicatos de Hotéis, Restaurantes e Bares de São Lourenço, Poços de Caldas e Juiz de Fora. 

 

Iniciando sua palestra, Maria José informou aos presentes que o hotel Glória no Rio de Janeiro foi o primeiro empreendimento no Brasil a ter uma governanta, isto em 1970, revolucionando os conceitos da hotelaria brasileira. Desde então, a profissão mudou muito e hoje a governanta é uma gestora num hotel, pois é o setor que mais necessita de colaboradora e o que mais gasta. “Numa estratégia de redução de custos operacionais e maximização dos serviços a governanta tem um papel fundamental. Além disto, fideliza o hóspede, pois a maior parte do tempo em que está num hotel, ele fica num apartamento e ninguém retorna se o ambiente estiver sujo e mal conservado”, avalia Maria José.

 

Ela lembrou que em sua última ocupação de governanta, trabalhou no hotel Sheraton da Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro, que possui 616 apartamentos, mas apenas 56 colaboradoras e o sucesso na operação deveu-se a qualificação profissional. “O grande desafio hoje da hotelaria nacional como um todo, é ter mão de obra qualificada, mas cada dia que passa está mais difícil encontrar escolas que ensinam às técnicas adequadas para atender às necessidades do mercado. Quem entra na governança necessita se sentir valorizado e perceber a importância que é seu trabalho, pois representa o coração do hotel. Aprender é uma riqueza grande que ninguém pode tomar”, destaca Maria José.

 

Segundo ela, atualmente a concorrência na hotelaria brasileira é muito forte e cada vez aparece mais conceitos de serviços e padrões que necessitam ser atualizados. “O perfil da gestão da governança mudou muito nos últimos anos e necessitamos adequar às exigências do mercado. Existem três pilares fundamentais para se ter uma boa estrutura de trabalho na governança hoteleira, a gestão de pessoas, de processos e custos. Entregar serviço pela metade e não superar as expectativas dos clientes é um erro que muitos hotéis cometem e esquecem dos princípios da hospitalidade que é a arte do bem servir”, salientou Maria José que encerrou sua palestra deixando algumas frases aos presentes para serem analisadas. “O que você oferece ao seu hóspede é aquilo que ele espera? O hóspede vive experiências novas em seu hotel? Existe motivação nos seus colaboradores? E como está a atualização na gestão dos processos”?

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