MercadoÚltimas Notícias

O que são reservas diretas num hotel e como impulsioná-las?

O setor de hotelaria, assim como muitos outros mercados, vem passando por uma série de modificações, tudo com base nos avanços trazidos pelas tecnologias. O que inclui, nesse caso, até mesmo como é efetuado as reservas diretas.  Serviço esse que acaba tendo uma procura menor nos últimos anos, já que esse mesmo avanço tecnológico, pode apresentar novos métodos de mercado, podendo ser responsável também pela diminuição de outros serviços, vistos como ultrapassados. Muita dessa substituição vem ocorrendo através da flexibilização que vem sendo adotada para alguns mercados, o que passa pelos serviços de transportes, por meio dos carros por aplicativo, além de muitos outros serviços que estão migrando para o formato digital.

Publicidade
Desbravador

Cenário esse que leva a expansão de outros tipos de serviços, como o destaque que uma empresa de suporte de TI acaba recebendo no período atual, diante da demanda cada vez maior do mercado por esse tipo de ofício, para estruturar melhor os seus negócios. Um mesmo tipo de impacto que pode ser medido no setor de hotelaria, levando em conta um novo perfil de comportamento do público, que está acostumado a confiar nas plataformas digitais para se ter acesso a qualquer tipo de mercado, diante de tal facilidade.

Afinal, hoje são diversos os produtos e serviços que podem ser facilmente encontrados com uma simples busca no navegador do seu celular. Permitindo assim com que um usuário consiga fazer uma reserva direta do seu sofá, enquanto planeja o restante de sua viagem. E isso pode ser dito também por diferentes mercados, incluindo a busca por uma empresa de terceirização recepção para cuidar do acolhimento dos participantes de um evento, além de outros locais que necessitem de tal serviço, como um condomínio.

Junto a essas opções, o setor de hospedagem se encontra na necessidade de modificar o seu método de atuação, passando a ter uma consideração também pelas plataformas que trabalham com a reunião de diferentes empreendimentos voltados a essa área particular. Mesmo com toda essa mudança, é importante lembrar também que o mercado costuma funcionar de forma cíclica, sendo relevante considerar o valor de se trabalhar com algumas estratégias mais tradicionais, tal como ocorre com as reservas diretas.

O que são reservas diretas num hotel e como impulsioná-las?
Os smartphones democratizaram o modelo de se fazer reserva num hotel – Foto: Marga Santoso – Unsplash
Como funciona esse tipo de reserva?

O método de reserva direta se trata do modelo tradicional de se garantir uma hospedagem em um hotel, ou seja, falando diretamente com o local a se hospedar. Para isso recorrendo aos canais disponibilizados, como telefone, e-mail ou até mesmo o site do hotel. É importante falar sobre esse modelo em particular por causa da popularidade que vem sendo alcançada por outro sistema, um novo programa de reserva que é conhecido como OTAS (Online Travel Agencies).

Publicidade
Fispal

Essas agências online lidam com plataformas que reúnem os serviços de hospedagem de diversos hotéis, todos eles cadastrados nesse tipo de sistema para garantirem uma melhor percepção por quem está em busca de realizar alguma reserva direto pela internet. Sites que podem observar todas as opções disponíveis e assim apresentar as melhores alternativas ao usuário que busca por uma opção mais barata para se hospedar em uma região específica, de acordo com o seu planejamento de férias, incluindo seu orçamento.

Mesmo tipo de sistema que costuma trabalhar também com opções de transporte aéreo empresas, sendo possível encontrar no mercado até mesmo por plataformas que lidam com ambos os serviços, para assim apresentarem melhores alternativas aos usuários. E essa popularidade modificou o mercado de viagens por anos, no entanto, como foi dito anteriormente, o cenário comercial passa por frequentes mudanças, o que acaba por impactar também o método de atuação do setor de hospedagem nesse sentido. Por mais que o público analise essa questão de valores como algo importante para escolher o hotel a se hospedar, de forma a definir uma otimizada rotina de viagem. Atualmente, existem outras questões que fazem com que o público opte por um hotel em particular.

Sendo possível destacar outras características além de preço, sendo elas:

  • Avaliação do hotel;
  • Proximidade com o destino de viagem;
  • Atendimento oferecido;
  • Índice de segurança;
  • Benefícios gerais (malas personalizadas, entre outros).

Ao analisar todos esses aspectos é possível para um usuário optar por se hospedar em um local específico, mesmo diante do menor valor cobrado por outras opções que surgem da barra de pesquisa de alguém ao recorrer a uma pesquisa na internet. Uma série de características que também podem ser observadas junto dos serviços das agências online de viagem. Apesar de todos esses atributos, ainda existem certos benefícios que tornam a busca por uma reserva direta como algo de maior valor para os hotéis. Sendo importante conhecer a fundo esses detalhes para que assim seja possível optar por trabalhar com esse método no lugar ou de forma complementar ao serviço oferecido por essas plataformas digitais de hospedagem e viagens.

Benefícios de realizar uma reserva direta

Ao procurar por um serviço específico, como um outsourcing de TI, uma empresa pode encontrar melhores oportunidades ao negociar diretamente com tal fornecedor, ao invés de fazer uma contratação de forma distante, contando apenas com o uso dos canais digitais. E esse mesmo tipo de especificação pode ser levantada também para serviços de escopo muito menores, tal como acontece o ato de se fazer a reserva em um hotel. Aplicação a ser feita tanto de forma individual, como também por empresas que realizam excursões. Quando tal reserva é feita diretamente com o local de hospedagem, sem a interferência de plataformas parceiras, esses hotéis passam a contar com o acesso a benefícios diversos. E entre tais vantagens é válido destacar itens como:

Maior lucratividade

Por maior que seja a exposição de um hotel dentro dessas plataformas de viagens, existe um valor a ser pago por tais empreendimentos, para que seja possível participar de tal sistema. Uma taxa que costuma ser cobrada em cima de cada reserva feita através de tal plataforma. Diante desse débito, trabalhar com uma reserva direta evita qualquer tipo de cobrança extra, levando o valor total desse pedido diretamente para o hotel.

Publicidade
Tramontina
Experiência customizada

Participar dessa plataforma faz também com que um hotel tenha que obedecer a todo tipo de regra ali estabelecida, evitando assim a realização de um atendimento customizado a um usuário, o que levaria a uma melhor experiência para ambos os lados envolvidos. Ao falar diretamente com o hotel em questão é possível ter acesso a benefícios exclusivos que podem ser oferecidos durante esse atendimento, da mesma forma em que um serviço de viagem pode oferecer um transfer para aeroporto em um combo de hospedagem.

Pluralidade de canais

Outro benefício de lidar com uma reserva direta é a quantidade de canais de atendimento aos quais tal negócio pode trabalhar, incluindo até mesmo algumas plataformas digitais, como seu site ou redes sociais. Similar ao que oferece uma agência de viagem, porém sendo canais a serem administrados exclusivamente por um empreendimento em particular, sendo válido pesquisar por um serviço de consultoria em TI preço, para assim contar com certo auxílio nesse sentido.

Em frente a esses benefícios, é importante então convencer o seu público a realizar uma dessas reservas diretas. E para se garantir isso existem certas estratégias válidas de serem consideradas.

O que são reservas diretas num hotel e como impulsioná-las?
Os totens de atendimento são grandes aliados tecnológicos  (Foto – Divulgação)
Como impulsionar suas reservas diretas

Para garantir uma maior procura em relação a essas reservas diretas é recomendado:

Ter um site otimizado

Mesmo para quem busca por um contato direto, as plataformas digitais seguem a ter grande valor, sendo importante então apresentar um site de fácil navegação para seus possíveis hóspedes, além de uma adaptação para dispositivos móveis diversos.

Trabalhar com ferramentas tecnológicas

Além do site, outras ferramentas podem ser úteis na otimização da relação de um hotel com o público que ele busca alcançar. Cenário que exige a tais negócios contarem com bons serviços digitais, incluindo as conexões disponíveis em um provedor de internet, que lida com uma configuração de servidor de entrada.

Destacar-se na internet

Por causa da alta concorrência na internet, é importante garantir com que sua plataforma de reserva obtenha uma atenção específica, principalmente contra as agências onlines disponíveis nesse campo digital.

Para obter tal destaque é importante então trabalhar com estratégias como marketing de conteúdo, além do uso de termos-chave que possam colocar em evidência o endereço de um hotel junto a uma plataforma de busca.

Ações que permitem colocar um hotel em maior evidência, aumentando assim o seu número de reservas diretas.

Publicidade
Ameris
Focar no pós-vendas

Fechando essas estratégias, é válido dar um valor especial ao que ocorre após essa reserva, já que o atendimento pós-venda pode garantir até mesmo que esse hóspede possa futuramente fazer outras transações com tal hotel.

Sendo importante então oferecer o melhor acompanhamento possível, trabalhando até mesmo com um sistema gravação de ligações, para garantir a segurança de suas transações para os seus clientes, permitindo revisitar qualquer atendimento feito. Tudo para assim ampliar o seu número de reservas diretas, tanto no momento como a longo prazo.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Publicidade
Anuncie conosco

Edgar J. Oliveira

Diretor editorial - Possui 31 anos de formação em jornalismo e já trabalhou em grandes empresas nacionais em diferentes setores da comunicação como: rádio, assessoria de imprensa, agência de publicidade e já foi Editor chefe de várias mídias como: jornal de bairro, revista voltada a construção, a telecomunicações, concessões rodoviárias, logística e atualmente na hotelaria.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
CLICK AQUI PARA ESCOLHER O IDIOMA DA LEITURA
error: ARQUIVO NÃO AUTORIZADO PARA IMPRESSÃO E CÓPIA