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O que aprendemos com a pandemia de 2020?

Artigo de Mario Cezar Nogales*

Assim como a maioria dos empresários, todos fomos pegos de surpresa por uma pandemia que ainda não temos certeza de como começou, governantes pelo mundo, apavorados assim como toda a população global, sem saber o que fazer, em uníssono, apontaram suas cabeças para o OMS – Organização Mundial da Saúde em busca de respostas… Bom… as medidas tomadas, certas ou erradas, não importa, foram tomadas e todos sabemos o que foi feito.

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Este artigo é sobre hotelaria e não sobre a pandemia e nem sobre política, logo devemos nos ater ao que podemos fazer e o que aprendemos neste período e parece que não vai parar por aí… o que aprendemos então?

Aprendemos que muitos setores (principalmente os não operacionais), não necessitam de espaço físico nos edifícios e prédios, aprendemos que a multitarefa pode ser realizada por todos, aprendemos que a descentralização funciona, aprendemos que mesmo com planejamento tudo pode dar errado, lembramos que o setor de governança sempre será o mais importante na operação, aprendemos que o mercado interno é de fato muito importante, entendemos que os governos mais atrapalham do que ajudam.

A partir do que aprendemos, o que podemos realizar para manter a operação do meio de hospedagem mantendo a qualidade esperada por nossos hóspedes? Eis aqui algumas dicas que podem lhes ajudar neste quesito:

O que aprendemos com a pandemia de 2020?
O home office é um legado da pandemia da COVID-19 que chegou para ficar (Foto: divulgação)
Automação quase total

Como vimos o que aprendemos, o home-office foi a coqueluche desta pandemia e as pessoas adoraram esta forma de trabalho, mesmo sabendo que estão trabalhando por mais tempo estão produzindo melhor, ou seja, todo setor onde for possível manter este tipo de trabalho terá melhores resultados, setores como administração, TI e comercial conseguem melhores resultados sem ter que estar presente no hotel o tempo todo.

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Multitarefas

Como já relatei em meu artigo anterior, a equipe de recepção já mudou e é agora que eles devem desempenhar o papel de verdadeiros anfitriões e superar as expectativas dos hóspedes em todos os sentidos.

Outro ponto importante é o café da manha ou desjejum, um dos focos em qualquer hospedagem, as mais diversas receitas aplicadas nos diferentes hotéis trouxeram uma nova cara para este serviço e das experiencias que pude presenciar, o cardápio a la carte foi o mais eficiente e com mais aceitação.

O que aprendemos com a pandemia de 2020?
O café da manhã e outros serviços na hotelaria ganharam força na pandemia (Foto: divulgação)
A União faz a Força

Governos e governantes não tem nenhuma preocupação ou escrúpulos, disso já sabíamos e neste momento estamos vendo na carne do que eles são capazes (pelo mundo afora) para se manterem no poder, a união das associações, federações e mesmo de empresários do ramos que antes não se reuniam, demonstrou que são mais fortes juntos do que separados, trocas de ideias e partidas para ação foi o que manteve grande parte da hotelaria ainda viva, agora que estamos vendo um fim da escuridão é que devemos manter esta união.

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Procurar conhecimento

A grande mazela da hotelaria nacional é a falta de conhecimento técnico, empírico e catedrático sobre o assunto, basta ter um prédio que pronto, pode ser um hotel, e isto demonstrou que não é assim e acredito que a maioria dos empresários brasileiros já entendeu isto, mesmo que tenham perdido seus negócios, agora mais do que nunca é necessário ter e contratar conhecimento, seja ele de que forma for, consultorias, livros, palestras, live’s etc. um ponto importante, as mulheres já estão afrente nisto muito antes, ainda não tenho estatísticas a respeito, mas pelo que posso observar, os empreendimentos hoteleiros onde as mulheres encabeçam sofreram menos que aqueles que tinham em sua frente homens.

*Mario Cezar Nogales é consultor especializado em hotelaria, autor de livros técnicos para o trade e proprietário da SN Hotelaria, contatos através do e-mail mario.nogales@snhotelaria.com.br  ou Instagram @snconsultoiahoteleira .

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Edgar J. Oliveira

Diretor editorial - Possui 31 anos de formação em jornalismo e já trabalhou em grandes empresas nacionais em diferentes setores da comunicação como: rádio, assessoria de imprensa, agência de publicidade e já foi Editor chefe de várias mídias como: jornal de bairro, revista voltada a construção, a telecomunicações, concessões rodoviárias, logística e atualmente na hotelaria.

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