OpiniãoÚltimas Notícias

Mulheres conquistam cada vez mais espaço na hotelaria

Artigo de Adriana Montenegro*

Mais que homenagear as mulheres, o dia 08 de março serve para refletirmos sobre o papel da mulher na sociedade e no mercado de trabalho. Devemos sobretudo olhar para nosso próprio quintal e nos perguntar, que lugar as mulheres ocupam na hotelaria hoje? A indústria da hospitalidade tem sido historicamente dominada por homens, mas a dinâmica da liderança corporativa neste mercado está mudando. Apesar dos desafios em conciliar o trabalho e a vida pessoal, mais mulheres estão quebrando barreias ao se apresentarem para cargos de liderança, mas há ainda uma batalha muito grande para conquistarmos mais espaços e mesmo com a desigualdade de salários e oportunidades, seguimos em frente.

Publicidade
Clima ao Vivo

Mulheres conquistam cada vez mais espaço na hotelaria
A área de governança é um dos poucos lugares majoritariamente dominados pelas mulheres na hotelaria – Foto – Divulgação
Publicidade
Desbravador

Devemos lembrar que a figura feminina pode acrescentar na hotelaria muitas habilidades importantes que elevam a hospitalidade, como a excelência no atendimento, a capacidade de executar diversas tarefas, a empatia na gestão e sensibilidade na tomada de decisões. Características essas que são essenciais para o encantamento do cliente, principalmente nos dias de hoje, que exigem compreensão e receptividade em todas as relações.

Em uma indústria voltada para o atendimento de pessoas, o líder precisa ter paixão por cuidar de todos os que estão ao seu redor, sejam eles colaboradores ou clientes. Nesta frente, as mulheres esbanjam competência pela organização, criatividade e atenção aos detalhe e em cada coisa que fazem. Também exercitam com maestria a arte de lidar com conflitos, que é o princípio fundamental para uma excelente prestação de serviços hoteleiros.

Publicidade
Ameris

Nós, como mulheres à frente hotelaria, devemos continuar a lutar por mais papéis de liderança com os olhos nas gerações de profissionais femininas que estão por vir. Devemos continuar nos aperfeiçoando, provando que somos capazes e pavimentando um caminho que será mais fácil para as líderes do futuro. Devemos mostrar sem vitimismos que uma mulher líder e competente é um padrão possível e desejável para todos os setores.

*Adriana Montenegro é Gerente geral do hotel Transamerica Executive Congonhas

Publicidade
APP da Revista Hoteis

Edgar J. Oliveira

Diretor editorial - Possui 31 anos de formação em jornalismo e já trabalhou em grandes empresas nacionais em diferentes setores da comunicação como: rádio, assessoria de imprensa, agência de publicidade e já foi Editor chefe de várias mídias como: jornal de bairro, revista voltada a construção, a telecomunicações, concessões rodoviárias, logística e atualmente na hotelaria.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
CLICK AQUI PARA ESCOLHER O IDIOMA DA LEITURA
error: ARQUIVO NÃO AUTORIZADO PARA IMPRESSÃO E CÓPIA