600 cidades do Brasil receberam 1ª reserva no Airbnb desde 2020
Um levantamento feito pelo Airbnb apontou que mais de 600 cidades do Brasil entraram no mapa do turismo nacional e receberam a primeira reserva na plataforma desde 2020. Vale salientar que neste período haviam diversas restrições de viagens devido à pandemia, e as pessoas passaram a utilizar o serviço para conhecer atrações naturais e culturais locais. Andradina, município do interior paulista, é o novo destino do Airbnb com mais reservas desde março de 2020.
O Airbnb tem se tornado uma alternativa cada vez mais popular. Em 2022, a marca movimentou mais de 5,2 bilhões de dólares no Brasil. Desde 2020, a plataforma registrou crescimento de 150% de reservas em acomodações em áreas não urbanas. Dados como este revelam que os brasileiros utilizam o Airbnb para descobrir novos destinos, fugindo dos grandes centros e contribuindo para a descentralização do turismo no País. Em 2022, as noites reservadas para viagens domésticas cresceram aproximadamente 33% na América Latina, 5% a mais do que as noites reservadas para viagens internacionais. No Brasil, o crescimento no número de noites reservadas por este mesmo público foi de 95%. Quase o dobro do que foi registrado em 2019.
Para Fiamma Zarife, Diretora Geral do Airbnb na América do Sul, a pandemia causou uma ruptura sem precedentes no turismo global. “À medida que o turismo internacional despencou mais de 70%, vimos uma mudança profunda em como e quando as pessoas viajavam. As pessoas não apenas viajam localmente, mas também descobrem novos destinos locais. Há uma tendência entre os locais que viajam utilizando o Airbnb de conhecer seu próprio país que se manteve e continua a crescer”, afirma.
Para entender melhor o que atraía os viajantes, o Airbnb realizou uma pesquisa com hóspedes que fizeram reservas por meio da plataforma. Cerca de 40% disse que o principal motivo para usar o serviço foi para economizar, 28% indicaram que queriam uma experiência mais local e fora de áreas turísticas e 13% queriam flexibilidade com o período ou o destino de viagem.
Entre as cidades brasileiras que receberam sua primeira reserva por meio do Airbnb desde março de 2020, as mais reservadas são:
- Andradina, São Paulo;
- Aurora do Tocantins, Tocantins;
- Boqueirão do Leão, Rio Grande do Sul;
- Campestre, Minas Gerais;
- Limoeiro do Norte, Ceará;
- Colinas, Rio Grande do Sul;
- Santo Antônio de Goiás, Goiás;
- Pirajuí, São Paulo;
- Rio do Campo, Santa Catarina;
- Quitandinha, Paraná;