UBRAFE e Embratur fomentarão turismo de negócios no Brasil
Parceria entre a UBRAFE e Embratur visa promover e atrair visitantes internacionais para as feiras de negócios no Brasil, tornando o destino mais relevante da América Latina
A UBRAFE – União Brasileira de Feiras e Eventos de Negócios e a Embratur acabam de oficializar parceria com o objetivo de desenvolver ações de promoção internacional do turismo de negócios e eventos no Brasil. O protocolo de intenções foi assinado por Marcelo Freixo, Presidente da Embratur, e Paulo Ventura, Presidente da UBRAFE.
Ventura explica: “Estamos dando um passo muito importante em prol do turismo de negócios no Brasil, um segmento tão forte, mas tão mal explorado. Nossa proposta é atrair mais expositores e visitantes internacionais para que também possam adquirir itens produzidos no Brasil. Os eventos com foco em negócios são responsáveis por impulsionar a economia do nosso país e, por isso, é muito bom ter a Embratur apoiando e trocando informações com o nosso setor”.
A parceria entre a UBRAFE, que contém, em sua rede de associados, as maiores feiras e organizadores de eventos do Brasil, e a Embratur, acontece em momento estratégico. Uma das ações prevê o patrocínio dos eventos da UFI Global (União de Feiras Internacionais), que ocorrerá pela primeira vez nos EUA, em Las Vegas, em novembro de 2023, sendo a Embratur o primeiro patrocinador brasileiro da Associação Global da Indústria de Exposições. Essas ações se estenderão ao ano de 2024 nos próximos eventos internacionais, como na UFI Global Alemanha e UFI Latino América, no México.
Segundo Freixo, “O turismo é a melhor economia a ser investida no século XXI, e o turismo de negócios e eventos possui uma grande parcela nisso, por conta da sua consistência econômica. No Brasil, o segmento tem uma potência gigantesca que pode ser explorada para atrair mais estrangeiros para fazer negócios e para participar de eventos no nosso País. Vamos trabalhar juntos para concretizar isso”.
O Diretor-executivo da UBRAFE, Paulo Octávio Pereira de Almeida, ressalta: “O Brasil é o principal destino de feiras na América Latina, trazendo receitas para a área da hotelaria, alimentação e mobilidade urbana. Em uma feira, o número de visitantes estrangeiros varia entre 5% e 15%, dependendo do ramo, mas as feiras de negócios são as mais almejadas no mercado de turismo, pois os visitantes passam mais tempo hospedados, já que ficam em média quatro dias na cidade que recebe o evento. Então, essa promoção internacional contribui para o mercado de turismo como um todo. Nosso objetivo é atrair mais visitantes internacionais para todas as feiras e promover mais negócios para o nosso País”.