Turismo de negócios supera índices pré-pandemia
A ABRACORP – Associação Brasileira das Agências de Viagens Corporativas fez um levantamento e constatou que de janeiro a maio desse ano, as empresas do setor de turismo faturaram mais de R$ 5,4 bilhões. O montante é 15% maior do que o registrado no mesmo período de 2019, ano pré-pandemia. O levantamento levou em conta 11 segmentos que se relacionam com o setor (cruzeiros, transporte ferroviário, hotéis, locação de veículos, pacotes de viagens/lazer, transporte rodoviário, seguro-viagem, serviços aéreos, transfers, vistos e docs., e demais serviços).
No total, o setor faturou R$ 1,187 bilhão em maio, 5% acima do mesmo período de 2019. Entre os destaques estão as empresas de locação de veículos, que superaram em 127% o faturamento de maio de 2019, e o segmento rodoviário. Neste segundo, foram faturados R$ 3.5 milhões frente a R$ 999 mil em maio de 2019, um aumento de 258%. De acordo com a entidade, a categoria segue registrando um maior crescimento em viagens mais curtas do que o setor aéreo, por exemplo.
Dados da PNAD – Pesquisa Nacional de Domicílios, realizada pelo Ministério do Turismo e o IBGE, apontam que as viagens corporativas representaram 14,6% das realizadas no ano de 2021 dentro do País. O carro particular ou da empresa foi o principal meio de transporte para locomoção deste tipo de viagem, correspondendo a 56,7% delas. Além disso, a pesquisa ainda mostrou que 28,3% dos viajantes se hospedaram em hotéis, resort ou flat no período.
Segundo a Sympla, aplicativo de gestão de eventos, o setor de eventos corporativos, sejam convenções de vendas (pequenos, médios e grandes), feiras ou congressos, cresceu 30% quando comparado ao mesmo período de 2019. Segundo a Incentive Research Foundation – IRF, os gestores de eventos nos Estados Unidos acreditam num crescimento de 48% em 2023 em viagens de incentivo em relação a 19. Prova maior da recuperação do setor de eventos é a demanda hoteleira, com níveis de 8% acima de 2019 em room nights.