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CNC revisa previsão de crescimento dos serviços e turismo

Em razão da aceleração do nível global de atividade deduzida com base no cenário mundial, a CNC – Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo revisou para cima suas expectativas referentes aos aumentos projetados para 2023. Para o setor de serviços, a entidade prevê alta de 4% e, para as atividades características do turismo, variação de 8,8%. Em julho, o volume de receitas do setor de serviços avançou 0,5% em relação ao mês anterior, de acordo com a Pesquisa Mensal de Serviços (PMS), divulgada nesta quinta-feira (14 de setembro) pelo IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Esta foi a terceira alta consecutiva da receita real do setor. No comparativo com o mesmo mês do ano anterior, no entanto, o aumento foi maior, de 3,5%.

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O volume de receitas do setor de serviços está 12,8% acima do registrado em fevereiro de 2020. “O principal responsável pelo avanço do nível de atividade econômica tem sido, desde o primeiro trimestre de 2022, o setor de serviços”, afirma o Presidente da CNC, José Roberto Tadros. “Além do faturamento, a empregabilidade no setor tem importância crucial no processo de retomada pós-pandemia”, acrescenta.

Feriadões devem impulsionar turismo

O Índice das Atividades Turísticas apontou avanço de 0,7% em julho, no comparativo com o mês anterior. Com isso, o volume de receitas do setor é 6,2% maior do que o registrado no período imediatamente anterior ao início da pandemia. “Há exatos três anos, o setor registrava perda de quase dois terços de suas receitas mensais, na comparação com fevereiro de 2020”, lembra Fabio Bentes, economista da CNC responsável pela análise.

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Em abril deste ano, mesmo diante das recentes quedas, esse mesmo comparativo revelava variação positiva de 0,7%. A maior quantidade de feriados prolongados em 2023, fenômeno favorável à geração de receitas para o setor, deve contribuir para o aumento do nível de atividade do turismo. No segundo semestre, além do Dia da Independência, o Dia de Nossa Senhora Aparecida e de Finados também caem em quintas-feiras. Natal e Ano-Novo, por sua vez, serão em segundas-feiras.

O economista Fabio Bentes explica que cada feriado ou ponto facultativo prolongado tende a injetar 2,1% no volume anual de receitas do setor. Nesse sentido, a receita real das atividades turísticas pode ser positivamente impactada em até R$ 48 bilhões – valor correspondente ao faturamento de 40 dias do setor. Segundo previsão da CNC, o volume de receitas do turismo deverá encerrar 2023 com faturamento real de R$ 458 bilhões, um avanço de 8,6% em relação a 2022.

As maiores movimentações financeiras por conta dos feriadões devem se concentrar em São Paulo (R$ 16,71 bilhões), Rio de Janeiro (R$ 5,62 bilhões) e Minas Gerais (R$ 5,03 bilhões). Juntas, essas três Unidades da Federação devem responder por 57% do “efeito feriadão” no turismo brasileiro até o fim de 2023.

Tendência de queda do preço das passagens anima

A tendência de queda do preço médio das tarifas de voos domésticos, que chegou a ultrapassar o valor de R$ 700 no segundo semestre de 2022, mas, em junho, estava em R$ 567, anima o setor do turismo. Conforme dados da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), houve queda de 11,9% em junho deste ano, em comparação com o mesmo mês do ano passado. Com isso, o fluxo de passageiros em voos domésticos se aproximou de 8,5 milhões de pessoas – maior patamar da série histórica apurada pela própria agência reguladora.

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No mesmo sentido, o transporte rodoviário tem avançado também em ritmo acentuado, com aumento de 8,4% em junho, puxado pelo maior fluxo de automóveis particulares (alta de 9,8%), de acordo com acompanhamento mensal da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT). Confira aqui o estudo completo.

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