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Latam recebe no Brasil primeira aeronave abastecida com SAF

SAF é a sigla para Combustível Sustentável de Aviação que é  produzido com matérias-primas alternativas

O grupo Latam e a Airbus realizaram o primeiro voo de entrega de aeronave (Ferry Flight) utilizando Combustível Sustentável de Aviação (SAF). O novo A320neo da frota realizou o trajeto entre a fábrica da Airbus em Toulouse (França) e Fortaleza (Brasil) com 30% de SAF produzido a partir de óleo de cozinha usado e misturado ao combustível convencional. A chegada da aeronave representa mais um passo da companhia para redução do uso de combustível e das emissões de CO2.

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Até 2030, a Latam prevê ultrapassar a marca de 100 aeronaves da família A320neo em toda a sua operação. Até o final de 2023, o grupo deve ter pelo menos 31 aeronaves do modelo em operação, alcançando uma frota de 323 aviões no total. As novas aeronaves complementam a frota de última geração da empresa, tornam a companhia em uma das mais modernas e eficientes da América do Sul e ampliam ainda mais sua conectividade. Atualmente, o grupo opera 1.500 voos diários para 147 destinos em 24 países.

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O Combustível Sustentável de Aviação (SAF) é produzido com matérias-primas alternativas como resíduos, gorduras, óleos, entre outros, resultando em um produto final sintético e com baixo teor de CO2. O montante de 30% de SAF incorporado ao combustível utilizado no voo possui um fator de redução de aproximadamente 80% do ciclo de vida do CO2 na comparação com o combustível convencional, de acordo com o Default Life Cycle Emissions Values for CORSIA Eligible Fuels, da Organização da Aviação Civil Internacional (OACI). “Este voo representa um dos avanços mais concretos do grupo em sua agenda de uso do SAF. No ano passado, anunciamos nosso interesse de alcançar 5% de uso de SAF até 2030, privilegiando a produção na América do Sul. Esta decisão está baseada na nossa convicção de que os combustíveis sustentáveis de aviação serão importantes para a descarbonização de toda a nossa indústria”, afirma Ramiro Alfonsín, CFO do Grupo Latam.

O executivo complementa: “a quantidade de SAF disponível a nível mundial atualmente é limitada, e o acesso a este combustível na América do Sul continua sendo um dos grandes desafios que enfrenta a descarbonização da indústria. A América do Sul tem um grande potencial de produzir o SAF, e com ele trazer contribuições significativas à ação climática. Por isso, é importante avançar em uma agenda que envolva os diferentes setores para promover sua produção em nossa região”.

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O A320neo oferece economia de combustível de 15% se comparado à tecnologia anterior da Airbus, podendo chegar a 20% em voos longos. De acordo com dados da fabricante, desde sua chegada ao mercado, a família A320neo evitou a geração aproximada de 20 milhões de toneladas de CO2 e uma redução de até 50% de poluição sonora. Em 2021, o grupo Latam lançou uma nova estratégia de sustentabilidade com metas desafiadoras: quer que o SAF responda por 5% de todo o combustível consumido em suas operações até 2030, alcançar a neutralidade nas emissões de carbono até 2050, eliminar o plástico de uso único até 2023 e ser um grupo zero resíduos para aterros sanitários até 2027 com a finalidade de contribuir com a proteção dos ecossistemas da América do Sul pelos próximos 30 anos.

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Denise Bertola

Denise Bertola é Repórter da Revista Hotéis

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