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Latam realiza o seu primeiro voo internacional utilizando SAF

Uso do Combustível Sustentável de Aviação (SAF, na sigla em inglês) faz parte do projeto de carbono neutro

O grupo Latam realizou o seu primeiro voo internacional utilizando Combustível Sustentável de Aviação (SAF, na sigla em inglês). O voo foi operado pela Latam Cargo Chile a partir do Aeroporto de Zaragoza (Espanha) com destino à América do Norte. A operação é mais um passo importante da estratégia de sustentabilidade do grupo para alcançar a neutralidade de carbono até 2050. O Combustível Sustentável de Aviação (SAF) é produzido com matérias-primas alternativas como resíduos, gorduras, óleos, entre outros, que são coprocessados juntamente ao combustível convencional, resultando em um produto final sintético e com baixo teor de CO2. Para a operação foram utilizados 30 mil litros de SAF coprocessado com óleo de cozinha usado e incorporado ao combustível de aviação tradicional.

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O SAF utilizado pela Latam foi certificado internacionalmente pelos procedimentos ISCC EU – International Sustainability Carbon Certification que garantem a sua sustentabilidade. Foi fornecido pela Air bp, um dos maiores provedores mundiais de combustível de aviação e representa a primeira produção de SAF coprocessado na Espanha, na refinaria de Castellón. Este marco torna a Latam o primeiro grupo de companhias aéreas abastecido com SAF da Air bp no Aeroporto de Zaragoza e que contou com a parceria da AENA (administradora do aeroporto) e o Exolum (operador logístico). Atualmente, é permitido utilizar até 5% de matéria-prima sustentável no coprocessamento deste SAF, que contribui para diminuir em cerca de 80% as emissões de carbono ao longo do seu ciclo de vida se comparado com o combustível de aviação convencional.

Compromisso da Latam com a América do Sul

Em maio de 2021, a Latam apresentou a sua estratégia de sustentabilidade tendo como metas alcançar a neutralidade de carbono até 2050, eliminar plásticos de uso único até 2023 e ser um grupo com zero resíduos para aterros sanitários até 2027.

Para isso, na gestão de mudanças climáticas, estabeleceu três frentes de trabalho: a redução de emissões por meio da eficiência operacional e melhores práticas, migração para combustíveis mais sustentáveis conforme a disponibilidade de mercado e, como medida complementar, a compensação das emissões por meio da conservação de ecossistemas estratégicos e de alto valor ambiental. O principal desafio para a descarbonização do setor de aviação é a disponibilidade de Combustíveis Sustentáveis de Aviação (SAF), dado que atualmente a quantidade disponível em nível mundial é limitada devido principalmente à falta de condições necessárias para sua pesquisa, desenvolvimento e produção.

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O acesso ao Combustível Sustentável de Aviação (SAF) na América Latina é um dos grandes desafios enfrentados pelos grupos que buscam promover seu uso na região. A América do Sul conta com grande potencial para a produção de SAF em termos de recursos naturais e expertise para fazer contribuições significativas à mudança climática. O Combustível de Aviação Sustentável (SAF) é produzido com matérias-primas alternativas como resíduos, gorduras, óleos, entre outros, e deve atender a requisitos de sustentabilidade como não competir com a produção de alimentos, fazer uso limitado de água, reduzir as emissões de carbono do ciclo de vida.

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Denise Bertola

Denise Bertola é Repórter da Revista Hotéis

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