Ilhabela recebe Ministro do Turismo na WTM Latin America 2019
A participação de Ilhabela, cidade do Litoral Norte de São Paulo, na World Travel Market Latin America 2019, que acontece de 2 a 4 de abril no Expo Center Norte (SP), foi marcada pela presença de autoridades e pelo aumento de turistas e de visibilidade.
O estande da cidade contou com a visita do Ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio, ao lado do Secretário Nacional de Integração Interinstitucional do mesmo Ministério, Bob Santos, que receberam em primeira mão a divulgação de produtos turísticos consolidados para a comercialização do imenso inventário turístico do município, com ênfase na promoção do arquipélago como o melhor destino de natureza do Brasil. Além dos representantes do Governo Federal, estiveram no estante os diretores da WTC, Luciane Leite e Claude Blanc.
A cidade anunciou o aumento de 25% no número de visitantes ao arquipélago em pleno inverno do ano passado (em comparação com julho do ano anterior), chegando a 100 mil turistas e 90% de ocupação nos hotéis e pousadas. No verão de 2019, foi identificado um crescimento de 10% sobre o mesmo período do ano passado, alcançando 400 mil turistas, impulsionados principalmente pelo aumento de cruzeiros que desembarcaram na ilha. O incentivo ao turismo, de forma geral, é resultado dos investimentos em infraestrutura e em promoção turística.
Ao mesmo tempo, o Secretário de Desenvolvimento Econômico e do Turismo de Ilhabela, Ricardo Fazzini, anunciou o início da implantação dos projetos de universalização do saneamento na cidade, que já começarão a apresentar resultados no próximo ano. O cronograma das obras prevê que a totalidade da cidade terá esgoto tratado em até três anos. Os projetos preveem que a qualidade do tratamento devolverá uma água tratada com 99% de pureza.
Com o slogan ‘Ilhabela. Vida Natural’, a promoção turística da cidade reforça este ano o Turismo de Base Comunitária – TBC – na praia de Castelhanos, além de pacotes de cinco ou duas noites, incluindo possibilidades de passeio de escuna, mergulho, visitas a praias e ao centro histórico da vila. Diante desses atrativos, o próprio Diretor Mundial de Portfolio da WTM, Claude Blanc, escolheu Ilhabela como o destino brasileiro de natureza em seu próprio plano de viagens depois da feira.