AconteceuMatériasMercadoÚltimas Notícias

II Fórum Nacional da Hotelaria: como desenvolver a inteligência emocional?

Daniel Spinelli, Country manager da Signature Brasil e Professor certificado do Search inside yourself Leadership Institute, palestrou há pouco no II Fórum Nacional da Hotelaria do FOHB, abordando o tema Gestão de Pessoas – Inteligência Emocional: a competência-chave do profissional do futuro, como desenvolvê-la?

Publicidade
Ameris

O especialista iniciou sua apresentação perguntando ao público quem gostaria de melhorar sua inteligência emocional, pois, atualmente, a rotina de trabalho e de vida pessoal da maioria das pessoas é tomada por ansiedade, pressão alta, dores de cabeça, baixa performance, depressão, insônia, síndrome de burnout, trânsito caótico etc; problemas que mostram como estamos reagindo negativamente às mudanças da sociedade.

Daniel Spinelli pontuou que a única forma de desenvolver a inteligência emocional é pela prática… Mas qual é o caminho? Segundo ele, a autoconsciência, a autogestão, a consciência social e a gestão de relacionamentos são os principais campos de habilidade da inteligência emocional.

Publicidade
Desbravador

Autoconsciência

Se trata de perceber o que está acontecendo com você. E, ao desenvolvê-la, é possível se controlar e ouvir mais do que falar, uma característica importante para um líder dentro de um ambiente corporativo, por exemplo. Fazer uma pausa e seguir/focar na respiração também é recomendado.

Um slide sobre a autogestão que Daniel Spinelli apresentou em sua palestra

Autogestão

Tem relação com a consciência e gestão emocional. As emoções causam mudanças na temperatura do corpo do ser humano. E, tendo consciência dessas emoções, é mais fácil realizar a autogestão. Daniel citou a sigla PRNRR, palavras que dão um passo a passo de como se acalmar em uma situação de estresse, como a raiva.

P – Parar

R – Respirar

N – Notar

R – Refletir

R – Responder

Publicidade
Clima ao Vivo

Consciência social e empatia

Encerrando sua palestra, Daniel destacou a empatia, que diz respeito à capacidade de se colocar no lugar do outro, uma característica fundamental para um gestor ou líder ou mesmo colaboradores.

Com o tema Hospitalidade na Era da Disrupção e organizado pelo FOHB – Fórum de Operadores Hoteleiros do Brasil, em parceria com o Valor Econômico e Revista Época, o II Fórum Nacional da Hotelaria acontece hoje (9) no Centro de Convenções Pullman e Grand Mercure Vila Olímpia, em São Paulo (SP), e tem a Revista Hotéis como Mídia de Apoio.

Publicidade
Fispal

Um Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
CLICK AQUI PARA ESCOLHER O IDIOMA DA LEITURA
error: ARQUIVO NÃO AUTORIZADO PARA IMPRESSÃO E CÓPIA