ICH Hotéis cresce em relação ao mercado nacional em 2018
O aumento da demanda hoteleira, impulsionado por um início de retomada da economia, trouxe resultados expressivos em 2018 para a ICH Administração de Hotéis – detentora das bandeiras Intercity Hotels, YOO2 by Intercity e Hi!. No último ano, com a inauguração de novas unidades, a empresa faturou R$ 299 milhões, apresentando um crescimento de 26% em face ao ano anterior.
Se contabilizado apenas os dados de performance em relação a mesma base de hotéis de 2017, o avanço é de 16%. Além disso, teve um crescimento de 14% em receita produzida por quarto (RevPar) enquanto o mercado midscale nacional, de acordo com dados divulgados pelo FOHB (Fórum de Operadores Hoteleiros do Brasil), apontou 9,8% no mesmo indicador. No período, a rede teve um acréscimo na Ocupação de 11%, enquanto o mercado cresceu 7,8%.
Os números positivos são consequência de a empresa apoiar suas estratégias em uma plataforma moderna de distribuição chamada ICDS – que se apoia amplamente em análise estratégica, conectividade e gerenciamento de receita e traz um alinhamento meticuloso entre as áreas de Vendas, Marketing e RM. Em 2018, a ICH avançou em seu projeto de expansão que a colocará entre as quatro maiores redes do segmento do país. No primeiro semestre, cresceu 9% em número de hotéis e 22% em número de apartamentos, com a inauguração de cinco novos hotéis nas cidades de Bauru (SP), Ribeirão Preto (SP), Rio de Janeiro (RJ), Maceió (AL) e Três Rios (RJ) – totalizando 40 hotéis sob sua administração.
A empresa também colheu bons resultados de um novo modelo de negócio, lançado em 2017. O Distribuited by Intercity é um serviço direcionado para hotéis independentes que necessitam de mais recursos e ferramentas para administrar suas vendas, marketing, distribuição e revenue management. Ao se tornar um associado da rede, o hotel passa a integrar o portfólio comercial da ICH –oportunidade de ampliar seus negócios e resultados.
O primeiro associado foi o Hotel Nacional, em São José do Rio Preto (SP), que obteve uma excelente performance no primeiro ano operando com o Distribuited. Em comparação com janeiro a julho de 2017 da gestão anterior, com o mesmo período em 2018, foi constatado um crescimento de 18% em receitas de hospedagem das contas ABRACORP e 20% em receitas de hospedagem global. Além disso, a diária média teve um aumento de 6,7% no mesmo período comparativo.
Com o intuito de oferecer um portfólio mais amplo à sua base de clientes e conectar a empresa ao mercado internacional, a Intercity Hotels – bandeira midscale da ICH – iniciou, em janeiro de 2018, um acordo de cooperação de marketing, vendas e distribuição com a homônima rede alemã Intercity pertencente a Deutsche Hospitality – que atua com hotéis urbanos na Europa. A união entre as marcas inclui ações como: conectar os respectivos sites, bem como as centrais de reservas; participar em conjunto de feiras e eventos da área hoteleira e capacitar as forças de vendas para explorar todas as oportunidades comerciais em ambos continentes.
“Após um período difícil, devido à instabilidade político-econômica do país, podemos observar uma retomada econômica positiva do mercado e da ICH. Com o mercado mais aquecido e as definições no meio político temos boas projeções para 2019, apoiado no crescimento sustentável da empresa e diferenciais competitivos como a plataforma ICDS e o Distribuited by Intercity – nosso novo segmento de atuação que é uma tendência do mercado”, explica Alexandre Gehlen, Diretor Geral da ICH.
Em 2019, a previsão é inaugurar mais quatro unidades nas cidades de São Leopoldo (RS); Campina Grande (PB), Itupeva (SP) e também a unidade Casa Verde, na capital paulista. Há também a expectativa da rede assumir novas operações por meio da conversão de bandeiras de outros investimentos. A estimativa é de ultrapassar R$ 300 milhões de faturamento em 2019, com uma projeção de crescimento de 11%.