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Hotelification: a hospitalidade para dentro do setor imobiliário

Entenda como os condomínios residenciais e comerciais cada vez mais adotam o modelo de hospitalidade visto em hotéis

A hotelização do setor imobiliário, ou hotelification, é um fenômeno que surgiu nos últimos anos, mas apenas recentemente ganhou mais força e espaço nesse mercado. Construtoras, projetistas e investidores do mercado imobiliário notaram que empregar determinadas características do setor hoteleiro nos empreendimentos imobiliários, seja comercial ou residencial, torna o negócio mais atraente para os consumidores e, geralmente, tende a um maior retorno financeiro.

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Mas o que é hotelification?

A hotelização é uma nova filosofia implementada dentro do setor imobiliário comercial e residencial que altera a forma como os inquilinos e moradores são vistos e percebidos no empreendimento; nessa nova modalidade, eles são vistos como uma mistura de morador e hóspede. Dessa forma, os ocupantes daquele espaço devem receber o mesmo tratamento e serviço vistos em um hotel ou em um restaurante, porém dentro de seu condomínio.

O objetivo não é somente criar um empreendimento com um ótimo serviço, mas também de proporcionar àquelas pessoas que usufruem do espaço um ambiente que estimula a criação, que seja receptivo para trabalho, descanso e hobbies, de forma integrada e orgânica.

Alguns exemplos de hotelização no setor residencial

No setor residencial pode ser vista a implementação desta filosofia quando o condomínio dispõe de uma série de serviços e espaços de uso comum, que podem aumentar o conforto e a praticidade no dia a dia dos moradores.

É cada vez mais comum encontrar condomínios que possuem uma área reservada para lavagem de carros dos moradores, e muita vezes dos visitantes também, com equipamentos e produtos especializados para a atividade (alguns contam até com um profissional para lavagem); dessa forma, o morador não precisa se deslocar para longe para ter seu veículo higienizado.

Hotelification: a hospitalidade para dentro do setor imobiliário
Cada vez mais empreendimentos residenciais recebem serviços e lojas como padarias e farmácias dentro da sua área comum, trazendo mais comodidade aos moradores (Foto: Pixabay/pexels)

Outro exemplo é o crescente número de empreendimentos residenciais com serviços básicos incorporados, como mercados, padarias e até farmácias presentes dentro do próprio condomínio. Normalmente, essas áreas são reduzidas e destinadas a produtos básicos do dia a dia, como pães, manteiga, ovos, leite, alguma comida instantânea, bebidas, doces, qualquer produto que pode sanar algum imprevisto de última hora, seja a necessidade de alguma coisa durante a madrugada ou um ingrediente que faltou no meio do preparo de alguma comida. Esses serviços evitam que o morador precise sair e perder tempo em trânsito e deslocamento em diversos lugares para fazer suas compras básicas do dia a dia.

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Além disso, outros tipos de serviços também fazem parte dessa nova modalidade, como massagens – diversos empreendimentos são projetados com salões de massagem em áreas reservadas, para garantir um espaço silencioso para seus moradores desfrutarem de um relaxamento corporal.

Os serviços para pet também fazem parte da hotelização; os empreendimentos, muitas vezes, são dotados de espaços para banho e tosa dos pets, além de áreas para recreação de cães.

Por fim, os salões de beleza também não ficariam de fora dessa filosofia. O serviço de beleza está presente em muitos dos novos empreendimentos residenciais; com salões dedicados, o morador simplesmente contrata o profissional de beleza da sua escolha, que irá executar todo e qualquer tipo de procedimento desejado, seja para cabelo, unha, maquiagem, pele, etc.

O objetivo é conseguir miniaturizar os diversos tipos de serviços e produtos encontrados pela cidade e trazê-los para dentro do empreendimento de forma concentrada, assim o morador pode fazer todas as suas atividades dentro da segurança do condomínio e sem perder tempo com deslocamento.

E no setor comercial?

Já em empreendimentos comerciais a filosofia da hotelização é voltada para tornar o ambiente mais descontraído e propiciar um local onde a criatividade e o bem-estar possam estar livres, quebrando o paradigma dos cubículos e do ambiente de trabalho acinzentado.

Uma das formas mais simples e eficientes de implantar esse tipo de hotelização é o uso de plantas em todo o ambiente de trabalho, assim o ambiente recebe uma decoração natural, o que traz diversos benefícios para os colaboradores.

Além da decoração, muitas empresas adotam o sistema de PAT (Programa de Alimentação do Trabalhador) para fornecer alimentação aos colaboradores de forma variada, com muitos nutrientes, fibras, frutas e lanches ao longo do dia. Dessa forma, fornecendo uma alimentação balanceada, o empregador auxilia o colaborador a cuidar da saúde e diminuir o risco de doenças e faltas decorrentes de alimentação.

Diversas empresas também apostam no serviço de massagem para os colaboradores, com sessões de 15 minutos, que ajudam a diminuir o estresse do dia a dia e garantir que o colaborador volte ao trabalho mais relaxado.

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Por fim, há também os espaços recreativos para os colaboradores. Nesses espaços, os funcionários podem passar parte de seu tempo em atividade de recreação para limpar a mente, desestressar e criar vínculos com outros colaboradores. Muitos desses espaços possuem mesas de sinuca, tênis de mesa, videogames, carteado, ou fliperamas. Assim, o colaborador pode dedicar alguns momentos, seja no intervalo do almoço, antes ou após seu horário de trabalho, para uma partida com seus colegas (alguns organizam verdadeiros torneios com toda a empresa, com garantia de prêmios).

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