Hotelaria – recomeçar de onde paramos
*Artigo de Henrique Cesar Antevere de Gouveia
Já sobrevivi à algumas crises financeiras em meus 30 anos de hotelaria, e com algumas perdas sobrevivemos, saímos mais fortes, aprimoramos nossa gestão, reinventamos nossa atuação comercial, buscamos novos canais de venda entre outras inúmeras ações. Entretanto estamos enfrentando a pior crise econômica da história da hotelaria, e não apenas a hotelaria brasileira, mas a hotelaria mundial, uma parada inesperada e sem aviso, colocando em risco toda a cadeia de turismo.
Muito cedo para se criar cenários, mas não tarde para se criar conceitos. O primeiro conceito que a hotelaria precisa adotar de forma comum é a de recomeçar de onde paramos. O que isso significa ? Que devemos ser coerentes na gestão das nossas tarifas, já sabemos que uma guerra tarifária não é benéfica para ninguém, passamos vários anos buscando não apenas elevar as tarifas mas sim colocá-las em um patamar que fosse possível com ela tornar o empreendimento saudável financeiramente, possibilitando ampliar a qualidade e a quantidade de serviços oferecidos, de investir na qualificação dos nossos colaboradores, nos retrofits tão necessários e logicamente poder alcançar números saudáveis de rentabilidade aos investidores.
O recomeçar de onde paramos precisa ser um acordo responsável de toda a hotelaria e sem exceções. Não podemos aceitar perder o valor das diárias médias, pois a ocupação irá ao longo do ano crescer, e tendenciosamente voltar aos números de onde paramos. Tenham em mente que é uma crise passageira e todos os setores estarão buscando retomar seus negócios, os eventos acontecerão, as viagens de negócio adiadas serão remarcadas e as viagens em família serão ainda mais valorizadas, afinal depois de uma quarentena nada melhor que um hotel para nos revigorarmos.
Temos na hotelaria a capacidade de nos renovar, de criar novas oportunidades, de quebrar paradigmas e gestores extremamente competentes, que enquanto escrevo aqui, estão debruçados em planilhas eletrônicas desenhando seus planos de ação, escolhendo as melhores alternativas para o próximo momento, decisões difíceis serão tomadas, e diferente de outros segmentos a hotelaria não tem estoque do seu produto, a validade do nosso produto é de um dia, e ainda diferente de tudo a nossa produção não para, temos todo dia produtos vencendo e gerando prejuízo.
Vamos trabalhar pela ocupação sim, renovar as parcerias comerciais, oferecer nossos produtos valorizando nossos serviços, nossas qualidades, nossos diferenciais e acimada de tudo vamos mas manter as tarifas de onde paramos.
*Henrique Cesar Antevere de Gouveia é formado em Administração de Empresas e especialização na FGV, com 30 anos de experiência em gestão hoteleira em grandes redes como Meliá Hoteles, Rede Estanplaza, GTSP entre outros. Atual Diretor Executivo da Ecco Brasil Cosméticos.