HOME Matérias Gastronomia Hotel Parador Lumiar (RJ) reformula cardápio

Hotel Parador Lumiar (RJ) reformula cardápio

76
0
SHARE
Filé mignon com musseline de cará-moela, fricassê de funghi, gruyere e molho de vitelo ao vinho - Crédito: Rodrigo Azevedo

Prestes a completar 15 anos de funcionamento, o hotel Parador Lumiar, localizado em Nova Friburgo (RJ), renova seu menu. Responsável pela cozinha, o chef Isaías Neries assina seis novas entradas: a de folhas orgânicas, que acompanha abobrinha crocante, muçarela de búfala e palmito grelhado; a de mix de tomatinhos da horta, que leva picles de mini cebola, alfaces, PANCs e vinagrete de limão galego com mostarda; e a de salmão gravlax e folhas, finalizada com amêndoas.

Opção para as noites frias, a cocote de couve-flor e brócolis leva ovo caipira, presunto cru e alface roxa. Outra pedida mais encorpada é a burrata morna com espinafre e azeitonas pretas, que conta ainda com variedades de tomates como o uva e o cereja nas cores amarelo, vermelho e verde. Já o garganelli de tapioca é recheado com queijo coalho e servido sobre geleia de pimentão amarelo.

O Chef de Cozinha do Parador Lumiar, Isaías Neries – Crédito: Rodrigo Azevedo

Dentre os pratos principais do novo menu, destacam-se as massas frescas. Isaías assina duas receitas de nhoque para 2019: o de alho assado e aipim, finalizado com molho de bacalhau, brócolis e cebolas crocantes e o de beterraba e cará, assado no balsâmico ao molho de camembert. Para quem prefere massas recheadas, o tortelline de folha de urtiga é recheado com acelga sobre manteiga de carne de coco verde. Fechando a ala das massas, o fettuccine verde de manjericão ao molho de baroa e cogumelos defumados, opção para os veganos.

Nhoque de beterraba assado no balsâmico ao molho de camembert – Crédito: Rodrigo Azevedo

No quesito proteínas, receitas feitas com peixes e carnes de frango, porco e de boi. O filé de truta acompanha mini arroz cremoso com camarão ao açafrão, taioba e legumes ralados. Já o filé de tilápia gratinada é coberto com escamas de queijo gruyère e acompanha abobrinha, chuchu, cenoura e repolho roxo. O galeto assado no vapor com batatinhas calabresas é temperado no vinagrete de tomate e ervas. Para os adeptos de carnes vermelhas, a costela suína produzida na região é feita na cerveja escura e servida com feijão azuki, enquanto o medalhão ao molho de vitela acompanha musseline de cará-moela e fricassê de funghi fresco. Outra opção é o risoto de papada suína desfiada e marinada na cachaça, servida com folha de almeirão roxo.

O menu oferece ainda fondues, cremes e sopas, além de sobremesas, como o crème brûlée de poejo com limão galego ou o roulade de biscoff, rodelas de creme de chocolate com castanha do Pará, café e cacau, que é servido gelado. Feita na casa, a panqueca de massa de banana leva banana assada brûlée, granola e mel de Lumiar, além da torta invertida de maçã caramelizada, servida com sorvete de ruibarbo colhido na horta do hotel.