Mercado

Hotéis brasileiros registram 8º ano consecutivo de crescimento de receita

O ano de 2012 foi o oitavo ano consecutivo que o setor hoteleiro registrou crescimento da RevPar (receita por quarto disponível), com 8,8% de aumento em relação a 2011. É o que mostra a pesquisa Hotelaria em Números – Brasil 2013, realizada pela Jones Lang LaSalle em parceria com o FOHB – Fórum de Operadores Hoteleiros do Brasil, que também revelou o lucro operacional bruto dos hotéis brasileiros no ano, quando o crescimento foi de 7,9% em relação ao ano anterior.

Ricardo Mader, Vice-Presidente executivo do Grupo de Hotéis & Hospitalidade da Jones Lang LaSalle no Brasil, comentou que a empresa está projetando um crescimento sustentado do desempenho hoteleiro no Brasil, visto que esse mercado continua sendo um dos destinos preferidos dos turistas internacionais. “No ano passado, vieram ao Brasil 5,7 milhões de turistas estrangeiros, representando 4,5% a mais que o registrado em 2011”, disse. 

O Presidente do FOHB, Roberto Rotter, disse que “as 26 redes associadas ao FOHB estão investindo 7 bilhões de reais entre 2012 e 2015 para a construção de 40 mil novas unidades habitacionais e geração de 16 mil novos postos de trabalho no País; por isso, podemos dizer que a hotelaria está preparada para os grandes eventos e para depois deles”, comentou.

Embora, no quadro geral, o Brasil seja visto de uma ótica positiva, o crescimento econômico menor em 2012 teve um impacto negativo nas taxas de ocupação dos hotéis, que caíram 5,6% em relação a 2011. As taxas de ocupação em dias de semana permaneceram altas, sendo sustentadas principalmente pelo segmento corporativo. Essa compressão da demanda possibilitou significativa alta das diárias médias, que aumentaram 15,2% na comparação com 2011.

Clay Dickinson, Vice-Presidente executivo do grupo, comentou sobre o desempenho dos hotéis este ano, e disse que as tendências seguem as de 2012. “Com uma queda na taxa total de ocupação e simultâneo aumento das diárias médias, esperamos que a receita por quarto disponível (RevPAR) cresça modestamente em 2013 – entre 5% e 7% –, ou seja, ligeiramente menos que em 2012”.

A diversificação de investidores também aumentou, embora a proporção de quartos de hotéis afiliados a cadeias hoteleiras permaneça baixa – menos de um terço ou 28,1% do total de quartos disponíveis no País.

Publicidade
Anuncie conosco

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
CLICK AQUI PARA ESCOLHER O IDIOMA DA LEITURA
error: ARQUIVO NÃO AUTORIZADO PARA IMPRESSÃO E CÓPIA