Publicidade
SPCVB

Gestão inteligente do turismo mobiliza parceria entre Senac e Destinos Inteligentes

O Dia e horário dessa postagem está no final, assim como nome do autor. O tempo estimado de leitura é de 4 minutos

Parceria entre Senac e Destinos Inteligentes visa melhorar a gestão inteligente do turismo com a divulgação de informações por meios digitais.

O município de Brotas será cenário do Programa Brotas Destino Turístico Inteligente com o projeto Gestão Inteligente do Turismo. A ferramenta que serve para o norteamento das políticas públicas no setor, o PDT – Plano Diretor do Turismo é revisado a cada três anos pelas cidades que são estâncias ou MITs – Municípios de Interesse Turístico, como prevê a Lei Complementar Nº 1.261.

Publicidade
Clima ao Vivo

O objetivo é utilizar a plataforma como ferramenta de produção do plano diretor que será abastecida com informações que contribuam para a gestão inteligente do turismo. “Esta iniciativa, além de permitir o acompanhamento da execução do Plano Diretor, representa a gestão do turismo de uma maneira democrática, isto é, oferecer um repertório de dados sobre o município que seja válido para o turista ou para um investidor interessado em investir no município”, explica Fernando Figueiredo, docente do Senac SP. Parceria estabelecida entre o Senac e a Plataforma Destinos Inteligentes marca o início de uma nova fase para o turismo paulista. A partir de estudos que apontam a ausência de ferramentas que possibilitem o acesso à informação sobre destinos turísticos, novas soluções são implementadas no projeto-piloto que inclui a estância turística de Brotas. Entre diversas ações está o aumento da conectividade em zonas rurais e praças, a implantação do tema nas escolas, a melhoria da acessibilidade e, que conta também, com o projeto Gestão Inteligente do Turismo.

Informações Turísticas

A movimentação do turismo nacional, na esteira dos indicadores favoráveis a partir do segundo semestre, tem projeções de crescimento já no segundo semestre de 2021 e mais forte em 2022, motivada pela demanda reprimida, o avanço da campanha de vacinação, dólar alto e preferência por destinos domésticos do viajante. Na contramão deste cenário, a ausência de instrumentos e informações no ambiente virtual para operadoras, agências e o próprio turista, são vistas como obstáculos no impulso deste setor.

Publicidade
Soluções 1

Pesquisa conduzida pelo professor e pesquisador Antonio Carlos Bonfato, do Senac SP, que contempla 118 cidades em 51 regiões turísticas e 44 circuitos turísticos regionais aponta que a informação sobre os atrativos é falha na maior parte dos indicadores. Somente um quarto das cidades turísticas têm placas de orientação dentro dos padrões da OMT – Organização Mundial de Turismo. Faltam centros de informações em 54% das cidades e apenas 4% possuem totens. A gestão da informação por meios digitais está disponível em somente 1% dos destinos paulistas. No período em que crescem as buscas de informações pelo próprio turista para a tomada de decisão sobre o local da viagem, este cenário é visto como algo preocupante, na avaliação de Jorge Duarte, Gestor da Área de Turismo e Hospitalidade do Senac. “As pessoas buscam na internet dados para montar seu roteiro de viagens. Por isso, é urgente que os municípios tenham este inventário turístico disponível, com a organização do conteúdo de um jeito que seja compreendida pelo viajante sobre os produtos e experiências que poderá encontrar”, afirma Duarte.

Publicidade
Escola de resultados

No estudo comparativo realizado entre 2018 e 2021, a Estância Turística de Brotas saltou 44,3% no indicador Sistema de Informações Turísticas, graças à implantação da plataforma Destinos Inteligentes. Segundo o secretário de turismo de Brotas, Fábio Pontes, depois que a ferramenta passou a ser utilizada no Ponto de Informação Turística, estimulou os empreendedores locais a enviarem fotos, atualizarem as informações sobre os seus estabelecimentos e alguns até pediram para se cadastrarem na ferramenta. Foi a primeira vez que isto aconteceu no município.

Destinos Inteligentes

Rodrigo Raineri, CEO da Destinos Inteligentes, é formado em Engenharia de Computação e atuou como empresário do trade turístico. Até que em seus estudos teve acesso a uma pesquisa conduzida pelo Senac em 118 municípios que  identificou que as maiores deficiências do turismo nacional são a ausência de ferramentas digitais de gestão e de divulgação. A necessidade do uso de novas ferramentas começa a ser enxergada pelos gestores de estâncias turísticas que têm tido ampla procura após as medidas de flexibilização dos protocolos sanitários. Ibitinga e Brotas inseriram seus atrativos na Destinos Inteligentes, plataforma digital de organização das informações turísticas dos municípios que aderem à ferramenta. “A Destinos Inteligentes é um serviço que atende diferentes perfis de públicos. Para a inteligência de mercado, oferecemos um repositório de conteúdo atual e de credibilidade, onde é possível analisar a série histórica e ampliar as perspectivas de negócios. Além de atender ao turista, é também um ambiente amigável ao morador da própria cidade, que pode conhecer com profundidade os serviços disponíveis por segmento de atividade”, explica Rodrigo Raineri, CEO da Destinos Inteligentes. Se antes o turista precisava navegar por sites de busca e procurar cada serviço para o seu roteiro de viagem, agora é possível encontrar tudo reunido em uma interface, do contato e endereço para a reserva da hospedagem, ao passeio do dia ou o restaurante para jantar.

Publicidade
Faitec

A Destinos Inteligentes tem navegação intuitiva, facilmente acessada de qualquer dispositivo. Este conceito digital é também um facilitador na orientação do turista no PIT – Ponto de Informações Turísticas, onde o recepcionista, do seu smartphone, poderá compartilhar com o turista informações diretas da plataforma para a sua orientação. Cada estabelecimento pode se tornar uma base de compartilhamento de informações ao turista, bem como os colaboradores destes empreendimentos, multiplicadores da divulgação dos atrativos.

Publicidade
Anuncie conosco

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


CAPTCHA Image
Reload Image

CLICK AQUI PARA ESCOLHER O IDIOMA DA LEITURA
error: ARQUIVO NÃO AUTORIZADO PARA IMPRESSÃO E CÓPIA