OpiniãoÚltimas Notícias

Gestão de pessoas em tempos de alta tecnologia

Artigo de Rhaxwell Nascimento*

O mundo desenvolve-se e cresce por meio das pessoas e essas muitas vezes seguem os caminhos desenhados por líderes. Assim, podemos afirmar que a evolução da humanidade pode ser um reflexo direto da gestão de pessoas. Em cada fase evolutiva os indivíduos naturalmente vão se agrupando em nichos com caraterísticas específicas, destacando-se da natureza que os agrupava inicialmente.

Publicidade
Trofeu

As empresas refletem a sociedade e, dentro do ambiente empresarial, as equipes têm se tornado cada vez mais heterogêneas, absorvendo indivíduos com características, expertise, habilidades e hábitos geralmente bem distintos. A gestão de pessoas em tempos de alta tecnologia tem sido um desafio para as empresas, sobretudo para os líderes, já que têm a responsabilidade de acompanhar as mudanças, adaptar rapidamente as equipes, capacitando e desenvolvendo seus membros, de modo a proporcionar um ambiente de trabalho atualizado e moderno, que promova a produtividade e o engajamento dos colaboradores.

Um dos focos da gestão de pessoas em tempos de alta tecnologia é o desenvolvimento de habilidades digitais. Com a banalização do uso das redes sociais, o advento da inteligência artificial, a automação e outras tecnologias avançadas, os colaboradores precisam estar aptos a trabalhar com soluções, softwares e plataformas digitais inovadoras, além de entenderem os impactos dessas tecnologias em suas funções, bem como em suas vidas.

Publicidade
Ameris

Outro aspecto importante é o equilíbrio entre tecnologia e interação humana. Enquanto as empresas podem abraçar a tecnologia para melhorar sua eficiência e processos de trabalho, é igualmente importante manter uma cultura de trabalho humanizada, que valorize a empatia, a colaboração e as habilidades interpessoais de seus colaboradores.

Gestão de pessoas em tempos de alta tecnologia
Os robôs conquistam cada vez mais espaço nos processos produtivos  – Foto: iStock
Publicidade
Desbravador
Humanização nos processos

Hoje, por mais incrível que possa parecer, a humanização nos processos é um diferencial e pode acrescentar alto valor na decisão de compra dos clientes. A mudança para um ambiente de trabalho mais orientado para a tecnologia exige que as empresas foquem em estratégias de treinamento e desenvolvimento concentradas nas habilidades necessárias para o futuro. Isso inclui estimular a criatividade, a solução de problemas e o pensamento crítico, elementos que podem tornar-se ainda mais importantes em um ambiente altamente tecnológico, onde os trabalhadores podem ter de adaptar-se e inovar constantemente.

A gestão de pessoas em tempos de alta tecnologia deve também incluir um plano efetivo de comunicação e colaboração. As ferramentas de colaboração digital são uma ótima forma de manter as equipes conectadas e alinhadas com os objetivos da empresa. Além disso, a comunicação transparente, as avaliações regulares de desempenho e o feedback construtivo demonstram o alinhamento da empresa e ajudam os colaboradores na adaptação em um ambiente de trabalho em constante mudança.

Publicidade
Tramontina

Com essas estratégias, as empresas podem gerenciar seus colaboradores para que eles estejam mais bem preparados para o futuro, independentemente das rápidas mudanças em tecnologia e no mercado. Cabe aos gestores servirem de contraponto entre a inovação tecnológica e a componente humana, seja para medir e orientar suas equipes, ou atender e relacionar-se com seus clientes.

*Rhaxwell Nascimento é CEO da Associação e-DNA, Sócio na Digital MKT e Media (e-TAG Digital Signage System), Desenvolvedor de Negócios e Investimentos no Brasil e Portugal, Gestor de Alta Performance, Formador e Criador de Soluções. rhaxwell@e-dna.pt

Publicidade
Clima ao Vivo

Edgar J. Oliveira

Diretor editorial - Possui 31 anos de formação em jornalismo e já trabalhou em grandes empresas nacionais em diferentes setores da comunicação como: rádio, assessoria de imprensa, agência de publicidade e já foi Editor chefe de várias mídias como: jornal de bairro, revista voltada a construção, a telecomunicações, concessões rodoviárias, logística e atualmente na hotelaria.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
CLICK AQUI PARA ESCOLHER O IDIOMA DA LEITURA
error: ARQUIVO NÃO AUTORIZADO PARA IMPRESSÃO E CÓPIA