Gestão de pessoas em tempos de alta tecnologia
Artigo de Rhaxwell Nascimento*
O mundo desenvolve-se e cresce por meio das pessoas e essas muitas vezes seguem os caminhos desenhados por líderes. Assim, podemos afirmar que a evolução da humanidade pode ser um reflexo direto da gestão de pessoas. Em cada fase evolutiva os indivíduos naturalmente vão se agrupando em nichos com caraterísticas específicas, destacando-se da natureza que os agrupava inicialmente.
As empresas refletem a sociedade e, dentro do ambiente empresarial, as equipes têm se tornado cada vez mais heterogêneas, absorvendo indivíduos com características, expertise, habilidades e hábitos geralmente bem distintos. A gestão de pessoas em tempos de alta tecnologia tem sido um desafio para as empresas, sobretudo para os líderes, já que têm a responsabilidade de acompanhar as mudanças, adaptar rapidamente as equipes, capacitando e desenvolvendo seus membros, de modo a proporcionar um ambiente de trabalho atualizado e moderno, que promova a produtividade e o engajamento dos colaboradores.
Um dos focos da gestão de pessoas em tempos de alta tecnologia é o desenvolvimento de habilidades digitais. Com a banalização do uso das redes sociais, o advento da inteligência artificial, a automação e outras tecnologias avançadas, os colaboradores precisam estar aptos a trabalhar com soluções, softwares e plataformas digitais inovadoras, além de entenderem os impactos dessas tecnologias em suas funções, bem como em suas vidas.
Outro aspecto importante é o equilíbrio entre tecnologia e interação humana. Enquanto as empresas podem abraçar a tecnologia para melhorar sua eficiência e processos de trabalho, é igualmente importante manter uma cultura de trabalho humanizada, que valorize a empatia, a colaboração e as habilidades interpessoais de seus colaboradores.
Humanização nos processos
Hoje, por mais incrível que possa parecer, a humanização nos processos é um diferencial e pode acrescentar alto valor na decisão de compra dos clientes. A mudança para um ambiente de trabalho mais orientado para a tecnologia exige que as empresas foquem em estratégias de treinamento e desenvolvimento concentradas nas habilidades necessárias para o futuro. Isso inclui estimular a criatividade, a solução de problemas e o pensamento crítico, elementos que podem tornar-se ainda mais importantes em um ambiente altamente tecnológico, onde os trabalhadores podem ter de adaptar-se e inovar constantemente.
A gestão de pessoas em tempos de alta tecnologia deve também incluir um plano efetivo de comunicação e colaboração. As ferramentas de colaboração digital são uma ótima forma de manter as equipes conectadas e alinhadas com os objetivos da empresa. Além disso, a comunicação transparente, as avaliações regulares de desempenho e o feedback construtivo demonstram o alinhamento da empresa e ajudam os colaboradores na adaptação em um ambiente de trabalho em constante mudança.
Com essas estratégias, as empresas podem gerenciar seus colaboradores para que eles estejam mais bem preparados para o futuro, independentemente das rápidas mudanças em tecnologia e no mercado. Cabe aos gestores servirem de contraponto entre a inovação tecnológica e a componente humana, seja para medir e orientar suas equipes, ou atender e relacionar-se com seus clientes.
*Rhaxwell Nascimento é CEO da Associação e-DNA, Sócio na Digital MKT e Media (e-TAG Digital Signage System), Desenvolvedor de Negócios e Investimentos no Brasil e Portugal, Gestor de Alta Performance, Formador e Criador de Soluções. rhaxwell@e-dna.pt