MercadoÚltimas Notícias

Como a tecnologia Blockchain impacta a indústria hoteleira?

As inovações tecnológicas permitem que diversos setores se automatizem e ganhem novas possibilidades em segurança e qualidade do que é ofertado. Na indústria hoteleira, trabalhar com esses avanços garante boa gestão e estabilidade aos serviços. O uso da tecnologia Blockchain nesse setor é um dos avanços mais considerados e importantes atualmente.

Muito segura, a tecnologia Blockchain consiste em armazenar dados de forma totalmente protegida e sem a possibilidade de invasões. De modo geral, ela funciona como uma espécie de banco de dados, onde todos os registros são feitos de forma permanente e anônima. Conhecidos como “blocos”, esses registros são totalmente criptografados e protegidos, ou seja, não é possível fazer modificações no que foi inserido. Além disso, todos os dados são inseridos e armazenados com carimbo de hora e data, sendo possível a visualização em forma cronológica.

Publicidade
APP da Revista Hoteis

Avanços significativos

Para deixar ainda mais seguro, a tecnologia Blockchain funciona de modo descentralizado, ou seja, as informações não são armazenadas em um único local, tornando assim os dados transparentes e inibindo as manipulações. Considerada um dos avanços mais significativos após a criação da internet, a Blockchain foi criada inicialmente para a intermediação de criptomoedas, tornando o processo mais seguro e dificultando possíveis fraudes. Segundo o relatório Time for Trust, da PwC, estima-se que a Blockchain aumentará cerca de US$ 1,76 trilhão do PIB mundial até 2030.

Hoje, esse tipo de tecnologia é utilizado em diversos setores e indústrias. Cerca de 61% das empresas investem em tecnologia e estão inserindo iniciativas digitais em prioridade, afirma o mesmo relatório da PwC. Além de útil em diversos setores, a Blockchain também impacta positivamente o setor de hotelaria, no qual é possível adaptar e utilizar o sistema de maneira funcional e eficiente.

Por ser uma tecnologia totalmente segura, ela funciona no setor de hotelaria como um importante aliado em pagamentos e seus registros, aceitando pagamentos com diferentes moedas, como Bitcoin, Ethereum e Cardano, por exemplo. Além de integrar os registros de pagamentos convencionais, gerando um importante banco de dados criptografados.

Como a tecnologia Blockchain impacta a indústria hoteleira?
Guardar dados com segurança é cada vez mais desafiante  (Foto: JanBaby/ 125 images/ Pixabay)
Publicidade
Clima ao Vivo
Segurança nas informações

Com a segurança da tecnologia, é possível garantir ainda mais segurança aos registros dos dados dos clientes. Como a Blockchain é impossibilitada de hackear, a segurança de todas as anotações e dados pessoais ou sensíveis está criptografada e protegida dentro dos “blocos”. Essas informações codificadas oferecem mais confiança ao cliente.

O avanço e a implementação na rede de hotelaria permite também que os programas de fidelidade funcionem de forma eficiente, beneficiando, além dos hóspedes, o hotel e os estabelecimentos parceiros. Os benefícios do programa podem ser utilizados através de chaves digitais e apresentados a restaurantes, lojas e demais serviços parceiros, permitindo que os clientes tenham total acesso e facilidade na utilização. Além disso, a utilização da tecnologia permite que a lista de registro dos estabelecimentos cadastrados seja feita de forma transparente, facilitando o acesso.

Por ser um banco de dados integrado, é possível utilizar os dados de clientes cadastrados em outros serviços e hospedagens para ter conhecimento de suas preferências e oferecer um serviço totalmente personalizado. Permitir que os clientes avaliem o local e oferecer aplicativos que integrem essas informações melhoram a experiência do hóspede.

Publicidade
Harus
Eficiência e segurança

Facilitando ainda mais os serviços para os hóspedes, é possível fazer a implementação de serviços de rastreamento de bagagens. Como as malas são compartilhadas e manuseadas por diversos locais, fazer a integração das informações com os diferentes estabelecimentos garante que a bagagem não será perdida e o hotel irá recebê-la com segurança. Esse tipo de integração entre os prestadores de serviços permite também que os hóspedes façam reservas e pagamentos seguros, através de sites e agências de viagens. Quando o hotel oferece esse tipo de integração, as informações são passadas de forma criptografada e automatizadas.

Fazer o uso da tecnologia blockchain no setor hoteleiro garante que os serviços sejam executados de forma eficiente e o cliente receba o tratamento adequado no local. Facilitado o controle de produtos, avaliações, pagamentos e demais opções, esse banco de dados digital aumenta a segurança e gera mais conforto aos hóspedes.

Publicidade
Desbravador

Vale ressaltar que a tecnologia funciona como uma aliada nos negócios, mas que oferecer serviços de qualidade, como tratamento personalizado, cordialidade e atrações como spa, massagem, passeios turísticos, jantares, entre outros, é fundamental para garantir o diferencial da hospedaria.

Além disso, é essencial que os funcionários estejam de acordo com as políticas da empresa e recebam treinamento constante, como, por exemplo, curso de Gestão da Qualidade, aperfeiçoamento em determinadas áreas, entre outros. Ter uma equipe que esteja de acordo com as normas do estabelecimento garante qualidade e bem-estar aos clientes.

Publicidade
Anuncie conosco

Edgar J. Oliveira

Diretor editorial - Possui 31 anos de formação em jornalismo e já trabalhou em grandes empresas nacionais em diferentes setores da comunicação como: rádio, assessoria de imprensa, agência de publicidade e já foi Editor chefe de várias mídias como: jornal de bairro, revista voltada a construção, a telecomunicações, concessões rodoviárias, logística e atualmente na hotelaria.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
CLICK AQUI PARA ESCOLHER O IDIOMA DA LEITURA
error: ARQUIVO NÃO AUTORIZADO PARA IMPRESSÃO E CÓPIA