MatériasOpiniãoÚltimas Notícias

Gerenciamento inteligente na palma da mão

Artigo de Cláudio Cordeiro*

A capacidade de gerir uma operação hoteleira requer alto nível de organização. Saber priorizar as demandas e atendê-las com agilidade são ações que fazem parte do sucesso de qualquer hotel, independente do porte. Isso porque, são inúmeros insumos, serviços e pessoas que precisam ser administrados simultaneamente, com o objetivo de oferecer a melhor experiência para os hóspedes. Neste cenário, a tecnologia tem um papel fundamental nesse segmento para manter a operação em pleno funcionamento, enquanto o cliente desfruta da sua viagem de férias ou de negócios.

Softwares de gestão já são, hoje, grandes aliados dos gestores e empresários. Mas, além disso, é preciso acompanhar a corrida pela transformação digital, que segue um ritmo bastante acelerado. E, além de garantir precisão no gerenciamento, soluções inovadoras de tecnologia estão deixando os bastidores e surgindo cada vez mais diante dos olhos dos hóspedes, seja no check-in automatizado ou até na utilização de inteligência artificial para recepção e atendimento. Tudo isso contribui para uma experiência única do usuário e para o diferencial da marca.

Publicidade
Harus

Diante disso, é importante se atentar a uma tendência na operacionalização dos negócios: a digitalização de todas as pontas. Instrumentos mobile já fazem parte da rotina dos brasileiros, o que é totalmente compreensível tendo em vista a comodidade e agilidade que conseguem nos dispor na palma da mão. Se hoje o consumidor utiliza aparelhos celulares como meios de compra e de troca de informações, então é natural que haja um movimento dos empresários para utilizá-los na gestão dos negócios e no atendimento ao cliente, a fim de se adequar às tendências de consumo.

Publicidade
Ameris

Existem softwares e aplicativos mobile que permitem, por exemplo, a comercialização de A&B (alimentos e bebidas), ou seja, os registros de solicitações podem ser feitos onde quer que o funcionário esteja, apenas utilizando seu celular. Além de expandir os pontos de venda, evita-se o gasto com registros físicos e o controle de estoque e de lucro é totalmente sincronizado com o software de gestão do hotel. Os ganhos em gestão são inúmeros, mas o hóspede também ganha, em experiência, já que passa a ser atendido em qualquer dependência do hotel, na piscina, sala de jogos, ou onde achar mais conveniente.

Publicidade
APP da Revista Hoteis

Outro exemplo de gestão móvel são os sistemas de governança hoteleira, que facilitam o direcionamento de camareiras a quartos recém liberados e, assim que concluída a limpeza, sinalizam ao sistema e ao responsável que ele está pronto para uso, diminuindo assim o tempo de vacância das unidades. Tudo pelo celular.

Hoje, a tecnologia móvel tem baixo custo de investimento, sendo uma opção viável não só para as grandes redes, mas também para os pequenos hotéis e pousadas que buscam oferecer um serviço mais competitivo aos seus hóspedes. As mudanças que ocorrem no mercado da hospitalidade já estão redefinindo positivamente as funções do hotel, do check-in ao check-out. Já podemos sim dizer que, agora, a tecnologia nos hotéis está na palma das mãos.

*Cláudio Cordeiro é Diretor do segmento de Hospitalidade da TOTVS

Publicidade
Desbravador

Edgar J. Oliveira

Diretor editorial - Possui 31 anos de formação em jornalismo e já trabalhou em grandes empresas nacionais em diferentes setores da comunicação como: rádio, assessoria de imprensa, agência de publicidade e já foi Editor chefe de várias mídias como: jornal de bairro, revista voltada a construção, a telecomunicações, concessões rodoviárias, logística e atualmente na hotelaria.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
CLICK AQUI PARA ESCOLHER O IDIOMA DA LEITURA
error: ARQUIVO NÃO AUTORIZADO PARA IMPRESSÃO E CÓPIA