Gastronomia típica caiçara é destaque de festival em Ilhabela (SP)
Evento reunirá restaurantes e similares durante 32 dias em uma das melhores épocas para visitar a cidade e seus atrativos turísticos

Com a abertura das inscrições em dezembro do ano passado, o 1º Festival Gastronômico Sabores da Praia – Edição Ilhabela, que será realizado entre os dias 18 de abril e 19 de maio, já tem uma prévia dos pratos que participarão deste evento. A gastronomia típica caiçara e os pratos contemporâneos serão, certamente, as grandes estrelas, com destaque para os frutos do mar, massas e carnes nobres, tudo com um toque especial, com muita criatividade, que é o DNA dos chefs locais envolvidos na elaboração das iguarias.
Além de restaurantes, também poderão participar do festival gastrobares, pizzarias, lanchonetes, hamburguerias, quiosques de praia, cafeterias, bistrôs, sorveterias, padarias, docerias, hotéis, pousadas, cervejarias, produtores artesanais e similares. O evento se tornará uma grande vitrine para que os estabelecimentos possam divulgar seus produtos e serviços.
O festival tem realização do Ilhabela Convention & Visitors Bureau, inclusive para não associados, como forma de valorizar a rica e diversificada gastronomia típica caiçara, mesmo com toques contempoâneos, com pratos criativos preparados pelos chefs locais, com valores acessíveis. A ideia é movimentar a ilha no período de baixa temporada.

O evento será realizado em abril e maio, considerados os melhores meses para visitar os atrativos turísticos de Ilhabela, que é repleta de praias, cachoeiras, trilhas, ecoturismo, birdwatching, mergulho, esportes náuticos, cultura, história e muita gastronomia.
Festival indoor
O 1º Festival Gastronômico Sabores da Praia – Edição Ilhabela seguirá o modelo indoor, ou seja, ocorrerá nos próprios estabelecimentos, o que possibilita aos participantes o controle da qualidade de seus produtos e da segurança alimentar, além de poder atrair e ampliar a possibilidade de fidelização dos clientes para conhecer a gastronomia de cada estabelecimento e aumentar o ticket médio, além de possibilitar o uso da própria estrutura desses lugares.
Isso também oferece comodidade ao público que prestigiará o festival, pois terá à disposição estrutura como banheiros, estacionamentos, ar climatizado e a possibilidade de levar seus pets em alguns dos locais participantes.

Participação dos restaurantes
Para participar, os estabelecimentos deverão criar um prato exclusivo para o festival. As cervejarias, cafeterias, docerias, hotéis e pousadas também poderão criar produtos específicos para o evento. Os pratos ou criações deverão ter um valor acessível a moradores e turistas, que será fixado pelos próprios restaurantes.
As inscrições estão abertas até 15 de fevereiro e o formulário para a participação pode ser acessado clicando aqui.