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Festas Juninas movimentam turismo e geram empregos na região Nordeste

Assim como o Carnaval, as Festas Juninas são uma das principais representantes da cultura popular brasileira. As celebrações de São João, Santo Antônio e São Pedro, por exemplo, reúnem multidões em estados do Nordeste do País. Para 2019, o Calendário Nacional de Eventos do Ministério do Turismo já conta com 103 festas cadastradas com esse perfil em 15 estados de todas as regiões do Brasil, que se iniciam ainda neste mês e se intensificam em junho e julho. E o número pode aumentar em até 37% até o fim de maio.

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O aumento do fluxo de turistas, em junho e julho, movimenta o comércio e gera empregos antes, durante e depois das comemorações. Em Campina Grande (PB), que promove uma das maiores festas do País, se espera um público de 3 milhões de visitantes, com injeção de quase R$ 300 milhões na economia local e geração de 3 mil empregos diretos e indiretos. Em público, a pernambucana Caruaru espera cerca de 2,5 milhões de pessoas, com uma estimativa de faturamento regional na casa dos R$ 240 milhões.

Segundo a Secretária de Desenvolvimento Econômico de Campina Grande, Rosália Lucas, neste ano a festa contará com o maior pré-São João da história, com 80 eventos em restaurantes, bares e shoppings de atrações locais e nacionais. Além disso, ela conta que três novas redes de hotéis inauguraram na região e passam a atender a demanda de hospedagem para o evento que, nos últimos anos, teve lotação máxima.

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Ainda no Nordeste, a Cidade Junina de Mossoró (RN) pretende receber 1 milhão de pessoas, uma média de 100 mil visitantes por noite. O resultado será uma movimentação econômica de mais de R$ 50 milhões com geração de empregos para costureiras, bordadeiras, brincantes (o pessoal que se apresenta nos grupos) e no comércio local. Já em São Luís (MA), o Bumba meu Boi, Patrimônio Imaterial Brasileiro, terá, em 2019, cerca de 50 mil pessoas acompanhando as apresentações que contam com mais de 500 grupos folclóricos.

De acordo com o Ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio, o forte envolvimento das populações locais nas Festas Juninas impulsiona o turismo regional. “Estes eventos são importantes indutores do turismo nacional e atraem visitantes de todo o Brasil e do mundo que desejam conhecer a diversidade cultural que o País tem a oferecer. É um produto turístico que tem a cara do Brasil e está em franco processo de estruturação e consolidação”, comenta. Neste ano, o Ministério do Turismo vai investir cerca de R$ 4 milhões para apoiar a realização de vários festejos brasileiros.

Marcelo Álvaro Antônio
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Oferta turística

O Calendário Nacional de Eventos do Ministério do Turismo tem como objetivo divulgar os eventos turísticos brasileiros, agregar valor à imagem dos destinos e fornecer informações de qualidade sobre a oferta turística do Brasil que possam ser úteis ao turista no momento de planejar suas viagens. As informações contidas nesse Calendário foram integralmente coletadas de forma colaborativa, majoritariamente em parceria com Secretarias Estaduais e Municipais de Turismo.

Com 2.869 eventos cadastrados este ano, o calendário já conta com 584 registros a mais do que em 2018, quando foram inseridas 2.285 festividades. As duas categorias de eventos com maior número de cadastros são as de caráter “artístico, cultural e folclórico”, com 1.087 registros; e “religioso”, com 499. Os eventos gastronômicos assumem a terceira posição, com 277 projetos cadastrados, lugar ocupado pelos esportivos no ano passado, que hoje somam 244 eventos.

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