Empresas aéreas melhoram relacionamento com consumidores
Segundo a plataforma Consumidor.gov, o número de reclamações a cada 100 mil passageiros transportados diminuiu 30% em 2023, na comparação com o ano anterior
As empresas aéreas brasileiras registraram melhora nos índices medidos pela plataforma Consumidor.gov, na comparação do ano de 2023 ante 2022. O número de reclamações registradas a cada 100 mil passageiros transportados foi de 76,7 no ano passado, enquanto em 2022 esse número foi de 109,6, uma redução de 30%. Os dados são da plataforma de BI da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC).
A solução de reclamações pelas empresas aéreas registrou um aumento de 10%, saltando de 75,6% em 2022 para 83,1% em 2023. A nota de satisfação dos passageiros com o serviço das companhias aéreas, medida numa escala de 1 a 5, cresceu 15,8%, de 3,09 em 2022 para 3,58 no ano passado.
De acordo com Jurema Monteiro, Presidente da Associação Brasileira das Empresas Aéreas (ABEAR), “o setor aéreo voltou a crescer de forma sólida em 2023 e conseguimos evoluir na qualidade dos serviços prestados, como mostra os dados do Consumidor.gov. Esperamos que em 2024 possamos seguir em alta com esses indicadores, com mais passageiros sendo transportados pelas nossas associadas”, afirma.
As companhias aéreas brasileiras transportaram 112,6 milhões de passageiros no ano passado, um aumento de 15% em relação a 2022. Foi o primeiro ano desde 2019 que o setor voltou a ultrapassar a barreira dos 100 milhões de passageiros movimentados.
Sobre a ABEAR
A Associação Brasileira das Empresas Aéreas (ABEAR), em sua segunda década, tem como objetivo defender os interesses de seus associados, estimulando a conectividade de mais pessoas, cargas e destinos. Tem como intuito planejar, implementar e apoiar ações e programas que promovam o crescimento sustentável da aviação civil, contribuindo para o desenvolvimento socioeconômico do País.
Criada em 2012 pelas principais companhias aéreas brasileiras — AVIANCA, AZUL, GOL, TAM (hoje LATAM) e TRIP —, a associação também contribui para o relacionamento da cadeia da aviação, atuando junto aos setores público e privado, entidades de classe e consumidores.