OpiniãoÚltimas Notícias

Dia Mundial do Turismo traz importância de repensar a atividade no Brasil

Por Alexandre Sampaio*

O Dia Mundial do Turismo é celebrado em 27 de setembro, desde 1980. Com o tema “Repensar o Turismo” para 2022, a OMT – Organização Mundial do Turismo traz à tona a necessidade de todo o trade turístico manter o foco e reimaginar o crescimento do setor, tanto em termos de dimensão quanto de relevância.

Publicidade
Harus

 

Neste ano, a República da Indonésia sediará o dia oficial, embora todos os Estados Membros da OMT – Organização Mundial do Turismo, bem como não membros e partes interessadas de todo o setor privado, foram convidados a sediar suas próprias celebrações, bem como promover o dia e seu tema central.

A mensagem motivacional vem globalmente, mas me sinto especialmente tocado pela temática por saber de tudo o que passamos aqui no Brasil durante a pandemia. Lutamos nos últimos dois anos e sobrevivemos a uma guerra silenciosa onde vimos 80% das portas dos nossos hotéis se fecharem, milhares de eventos cancelados e um prejuízo que ultrapassou mais de R$ 515 bi em todo o País. O caminho de retomada é árduo, mas sem dúvidas neste Dia Mundial do Turismo devemos deixar as dores para trás e reescrever uma nova história.

Publicidade
Ameris

Ultimamente tenho falado em meus discursos e palestras sobre como devemos olhar para o futuro, bem como acerca de todos os horizontes que o turismo tem para desbravar em nossas terras. Nosso setor avança para o caminho certo. Segundo o Ministério do Turismo, no primeiro semestre deste ano, o segmento faturou R$ 94 bilhões, o que representa 33% a mais do que em 2021. Em junho, foram gerados 278 mil empregos no Brasil, sendo 100 mil deles apenas no setor de turismo.

A legalização dos cassinos brasileiros e sua relação com o turismo
Alexandre Sampaio: “Segundo o Ministério do Turismo, no primeiro semestre deste ano, o segmento faturou R$ 94 bilhões, o que representa 33% a mais do que em 2021. Em junho, foram gerados 278 mil empregos no Brasil, sendo 100 mil deles apenas no setor de turismo” (Foto: Marcelo Freire)

Coincidentemente neste mês, também comemoramos 67 anos de criação da Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação (FBHA). Com o slogan “Turismo Regional, os melhores destinos estão perto de você”, trouxemos a nossa nova campanha institucional visando incentivar as viagens com destinos de até 300 km de distância, que podem ser muitas vezes dentro da própria região, fomentando a atividade turística e fortalecendo cada vez mais essa retomada.

Publicidade
APP da Revista Hoteis

À medida que a recuperação do setor avança, reforço meu otimismo e defendo que, juntos, poderemos seguir em frente com inovação e criatividade, traçando um futuro brilhante e colhendo bons frutos de um trabalho árduo.

*Presidente da FBHA – Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação Fora do Lar

Publicidade
Clima ao Vivo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
CLICK AQUI PARA ESCOLHER O IDIOMA DA LEITURA
error: ARQUIVO NÃO AUTORIZADO PARA IMPRESSÃO E CÓPIA