Design na hotelaria pós-pandemia:tendências que vieram para ficar
Artigo de Lara Teixeira* – No Brasil, a hotelaria representa 7,9% do PIB nacional, movimentando cifras importantes. Ao mesmo tempo que registra essa representatividade, seu nível de sensibilidade às nuances econômicas é grande. A hotelaria é um setor dinâmico que precisa o tempo todo acompanhar as mudanças comportamentais do ser humano e nessa esteira de desenvolvimento, alguns fatores são essenciais: e um deles é o design.
A pandemia trouxe desafios, mas também ensinamentos e legados que hoje são essenciais para o sucesso de um hotel ou resort. E entre as tendências, quatro definitivamente vieram para ficar no mercado brasileiro e passam a ser essenciais em projetos ou empreendimentos que queiram se manter competitivos: limpeza, espaços multifuncionais, integração e tecnologia.
Vamos entender o que muda em cada um desses aspectos?
A importância da limpeza
Um hotel limpo, do lobby aos apartamentos, sempre foi algo importante. No entanto, a pandemia potencializou o nível de exigência do hóspede e com isso algumas soluções em design aparecem fortemente nos projetos atuais:
— Decoração minimalista, ambientes ordenados, focando no essencial e poucos elementos decorativos. Com isso, a limpeza se torna mais simples e a sensação de segurança e bem-estar do cliente aumenta;
— Materiais e revestimentos de fácil manutenção e limpeza, como:
— Troca de carpete por pisos vinilico de alta resistência, piso cerâmico ou madeira laminada
— Diminuição de tecidos nos apartamentos: retirada de colchas e almofadas decorativas o
— Tratamentos de poltronas e sofás com impermeabilizantes
Espaços Multifuncionais
O trabalho híbrido veio pra ficar e isso passou a ser encarado pelos hotéis como uma oportunidade. Afinal, espaços públicos multifuncionais e polivalentes permitem o uso por pessoas para trabalhar remotamente e reuniões. E isso gera mais vida e movimento ao Hotel, aumentando a receita de eventos e de alimentos e bebida.
O design desses ambientes deve permitir que usos diversos – lazer e trabalho –, convivam em harmonia e permitam um distanciamento, se for a opção do cliente. Ou seja, criar pequenos espaços e áreas para locação são tendência nos novos projetos e retrofits.
Até mesmo o apartamento precisa ter a flexibilidade no layout, com uso de mobiliário que permita diversos usos, como uma mesa de trabalho que possa ser usada para pequenas refeições, por exemplo. Esse pensamento traz uma otimização de uso e recursos.
Integração de Espaços Internos e Externos
Espaços abertos, ventilados e iluminados trazem a sensação de segurança aos clientes, muito por conta do vivenciado durante a pandemia. Muitos hotéis fizeram um trabalho de adaptação para utilizar essas áreas e se tornaram os ambientes preferidos para muitos hóspedes:
— Restaurantes e bares com terraços externos e ventilados
— Utilização do rooftop como área adicional de alimentos e bebidas
— Renovação de áreas, com ambientes de entretenimento ao ar livre
Soluções tecnológicas
Criadas especificamente para a hotelaria, as soluções tecnológicas já tem sido realidade mesmo antes da pandemia. No entanto, a necessidade foi potencializada. A opção de check in digital – amplamente difundida pelas companhias aéreas – passou a ser realidade, proporcionando menor tempo de contato, maior flexibilidade no design do lobby e agilidade no atendimento.
O uso de aplicativos para abertura de portas de apartamentos e, dentro dos quartos, como: controle de ar condicionado, iluminação, solicitação de room service e mesmo de serviços de manutenção vem virando realidade. Para esse tópico é importante que as soluções tecnológicas sejam introduzidas gradualmente e que sejam facilmente compreendidas pelo cliente.
Uma expectativa mais elevada por parte dos hóspedes é uma oportunidade para a hotelaria, mas muitas vezes é um grande desafio para os hotéis independentes e/ou familiares, pois muitos desses apontamentos são frutos de pesquisas profundas e investimentos em soluções feitos ao longo da pandemia, que muitos hotéis acabam não tendo acesso ou condições.
A hotelaria há muito deixou de ser um simples meio de hospedagem e hoje é um laboratório em constante transformação e evolução. Estar atento ao que acontece e o que se faz necessário, ao lado de empresas que trabalham com inteligência de mercado, se torna primordial para se manter competitivo neste e nos próximos anos.
* Lara Teixeira é Diretora de projetos, design e construção da Wyndham Hotels & Resorts para a América Latina e Caribe.