AconteceuÚltimas Notícias

Curso no Hilton Copacabana forma 20 novos profissionais

A iniciativa, em parceria com o projeto Pretonomia, teve como foco capacitar pessoas pretas da região metropolitana da cidade

Em uma parceria inédita, o projeto de extensão Pretonomia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), o Ministério do Trabalho do Rio de Janeiro (MPT-RJ) e o Hilton Rio de Janeiro Copacabana promoveram um curso gratuito que formou 20 novos profissionais para atuarem no mercado de gastronomia e hospitalidade.

Publicidade
Harus

Sob a coordenação do professor Breno Cruz, o curso “Pretonomia: Formação Profissional em Alimentos, Bebidas e Hospitalidade” pretende acelerar a equidade no setor e é parte do Projeto de Extensão da UFRJ de mesmo nome, com foco na capacitação de profissionais pretos periféricos da região metropolitana do Rio de Janeiro.

Realizado na cozinha do hotel, o curso teve como eixos principais de formação a cidadania, culinária e gestão, com foco no empreendedorismo. Em formação cidadã, os alunos receberam informações sobre direitos humanos e trabalhistas, além de questões do cotidiano profissional nas organizações privadas. Na culinária, o foco foi a técnica, os tipos de preparos e a valorização da cozinha da África, considerando os currículos tradicionais. Em gestão, os temas centrais abordados foram de empreendimentos gastronômicos, até gerenciamento de mídias sociais e vendas por aplicativos de entrega.

Publicidade
Ameris

O curso contou com aulas teóricas e práticas, ministradas por profissionais das instituições parceiras, chefs convidados e pelo Chef Executivo do Hilton Copacabana, Pablo Ferreyra. Os formandos receberam um certificado de curso de extensão da UFRJ e, caso queiram, terão a oportunidade de produzirem e venderem seus produtos no Festival Gastronomia Preta, que será realizado em novembro, no centro do Rio de Janeiro.

O Pretonomia foi concebido pelo professor Breno Cruz, Coordenador do projeto na UFRJ e criador do Prêmio e do Festival Gastronomia Preta, e a ideia do curso surgiu após uma conversa com o Chef Pablo Ferreyra, que demonstrou interesse em pensar a formação profissional em gastronomia para jovens cariocas.  “A formação profissional na gastronomia tem sido debatida por diferentes atores no setor. A contribuição que oferecemos por meio deste curso é ajudar a construir uma sociedade mais justa a partir do recorte racial, contribuindo para uma área que reiteradamente sofre para contratar colaboradores”, afirma Breno.

Publicidade
Fispal

A iniciativa fez parte da semana global de serviços da Hilton, a Travel with Purpose Week, que apoia ações de cunho ambiental, social e de governança, além de impactar positivamente a vida de hóspedes, colaboradores, parceiros e da comunidade.

Para Tereza Guimarães, Diretora de Recursos Humanos da Hilton no Rio de Janeiro, “estamos muito entusiasmados com essa parceria entre o Hilton Rio de Janeiro Copacabana e o projeto Pretonomia. Esperamos impactar positivamente a jornada profissional dos alunos e a comunidade onde atuamos para colaborar na construção de uma sociedade mais justa, igualitária, com oportunidade e conhecimento para todos”, finaliza.

 

Publicidade
APP da Revista Hoteis

João Bernardes

João Bernardes é Repórter da Revista Hotéis

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
CLICK AQUI PARA ESCOLHER O IDIOMA DA LEITURA
error: ARQUIVO NÃO AUTORIZADO PARA IMPRESSÃO E CÓPIA