Trade

Curitiba ganhará roteiro turístico audioguiado interativo durante a Copa

Com a colaboração de artistas e personalidades ligadas à vida cultural da cidade, a cidade de Curitiba (PR) vai convidar o turista a participar de um roteiro turístico audioguiado interativo, o “Curitiba AudioWalk”,  no período da Copa do Mundo no Brasil. A proposta do projeto cultural é caminhar e interagir com uma parte do patrimônio material e imaterial do Centro Histórico da capital paranaense através de um aplicativo para dispositivos móveis.

Desenvolvido em parceria com a empresa PepperBox Studio, o aplicativo possibilita que o usuário, com fones de ouvido, interaja com a voz de Michelle Pucci, atriz, cantora e apresentadora que orienta o passeio, ilustrado por trechos de histórias contadas por gente que as viveu naqueles locais. O projeto é inédito no Brasil e poderá ser feito entre os dias 10 de junho e 15 de julho.

Durante uma caminhada pelo Centro Histórico da cidade, os turistas (ou os próprios moradores) serão conduzidos por uma narrativa que mistura o imaginário e o real. O “filme sonoro” terá depoimentos de artistas de rua, jornalistas, músicos, fotógrafos, poetas e pessoas ligadas à vida cultural de Curitiba, que dão vida à paisagem sonora e física das ruas da cidade.

Segundo os autores da proposta, o turismólogo Yure Lobo e a sound designer e pianista Lilian Nakahodo, “esse tipo de audioguia surgiu no início dos anos 2000, em destinos internacionalmente consolidados do turismo, como Nova York, Paris e Berlim, mas, no Brasil, ainda é inédito”. Para realizar esse mapeamento do Centro Histórico de Curitiba, Lobo e Nakahodo estão se apoiando tanto na configuração física dos espaços quanto nas memórias que os constroem e dão sentido afetivo a eles.

Para fazer o tour audioguiado, a pessoa precisa apenas de um dispositivo móvel, como o smartphone, fones de ouvido e calçados confortáveis para uma caminhada que pode variar de uma a três horas, conforme o ritmo pessoal. O aplicativo gratuito, para plataforma iOs e Android, contará com mapa interativo e recursos de geolocalização. O conteúdo será disponibilizado offline nas versões português e inglês.  

Publicidade
Fispal

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
CLICK AQUI PARA ESCOLHER O IDIOMA DA LEITURA
error: ARQUIVO NÃO AUTORIZADO PARA IMPRESSÃO E CÓPIA