Carnaval de SP é sucesso de público
De acordo com a Pesquisa Carnaval 2018, realizada pelo Observatório de Turismo e Eventos da SPTuris – São Paulo Turismo, o Carnaval paulistano já pode ser considerado um sucesso de público. A pesquisa realizada entre os dias 3, 4, 9, 10 e 11 de fevereiro teve a participação de mais de 2,2 mil pessoas, entrevistadas nos principais pontos de circulação da cidade.
Em relação ao Carnaval de Rua, a pesquisa aponta que 21% dos paulistanos receberam parentes ou amigos de outras cidades para aproveitar o evento na capital paulista, sendo este um aumento de 50% em relação ao mesmo período do ano passado. Entre o público em geral, 7% das pessoas eram de fora da cidade e 1% eram estrangeiros. Além disso, o gasto médio dos turistas também cresceu, passando de R$ 519 para R$683, um crescimento de 26%.
Aproximadamente 35,5% estiveram pela primeira vez no Carnaval de Rua paulistano. E dentre os que já frequentaram, 70% afirmam que o evento teve melhorias em relação a 2017 e 88,6% afirmam que a Prefeitura de São Paulo deve continuar apoiando o Carnaval de Rua.
Em relação ao público que compareceu aos desfiles das escolas de samba no Sambódromo do Anhembi, 34% eram de fora da capital paulista, um crescente de 66% e o maior índice já registrado de não residentes nas passarelas do samba paulista. Dentre os que compareceram ao Sambódromo e eram paulistas, 22% receberam pessoas em suas casas, demonstrando um aumento de 100% em relação ao ano anterior.
Os gastos dos turistas neste setor também aumentaram, sendo anteriormente de R$957 e passando para R$1.151, um incremento de 20% em relação a 2017. Deste público, 21% ficaram em hotéis e 11% reservaram hospedagem através de aplicativos e sites.
O estudo possui um nível de confiança de 95% e margem de erro de pontos percentuais para mais ou para menos. O estudo completo será divulgado no site da entidade na próxima semana.
Confira abaixo alguns dados da pesquisa em relação ao Carnaval de Rua
♦ Recebeu amigos e/ou parentes de fora de São Paulo em casa por conta do carnaval?
2017: 13,2% disseram que sim
2018: 20,9% disseram que sim
Aumento de quase 50% em paulistanos entrevistados nos blocos que afirmaram receber parentes e/ou amigos de fora de São Paulo durante o Carnaval.
♦ Gasto médio e permanência do turista:
2017: R$ 519 em cerca de 4 dias
2018: R$ 663 em cerca de 4 dias
Gastos aumentaram 27,7% em relação ao Carnaval de 2017, para a mesma permanência.
♦ Meio de hospedagem
2017: 5,1% ficaram em hotéis e 87,6% fizeram bate-volta
2018: 5,8% ficaram em hotéis e 49,4% fizeram bate-volta
Destaque também para 25,9% que ficaram em casa de amigos e parentes (em 2017 foram só 3,7%), em acordo com o aumento expressivo de pessoas entrevistadas que afirmaram receber amigos/ parentes em casa.
♦ Pretende ir a outro evento de Carnaval na cidade?
2017: A quantidade de pessoas que afirmou interesse em ir a outros eventos era de 60,9%. Sambódromo representou 13,7%; outros blocos, 27,2%.
2018: A quantidade de pessoas que afirmou interesse em ir a outros eventos era de 60,8%. Sambódromo representou 6,3%; 40,9%.
♦ Carnaval no Sambódromo ♦
♦ Paulistanos x não residentes
66,3% paulistanos x 33,7% outras cidades
Houve um aumento de 66,3% no público de fora de São Paulo. É o maior público de não-residentes já registrado nas pesquisas do Carnaval no Sambódromo.
♦ Gasto médio e permanência do turista:
2017: R$ 957 em cerca de 3 dias
2018: R$ 1.151 em cerca de 3 dias
Gastos aumentaram 20,2% em relação ao Carnaval de 2017, para a mesma permanência.
♦ Hospedagem
2017: 17,4% ficaram em hotéis e 57% fizeram bate-volta
2018: 21,2% ficaram em hotéis e 34,5% fizeram bate-volta
Destaque também para 11% que utilizaram hospedagem por aplicativos/ sites de locação on-line (em 2017 foram só 2%).
♦ Pretende ir a outro evento de Carnaval na cidade?
2017: 57% dos entrevistados falaram que iriam curtir o Carnaval além do Sambódromo. Destaque para 33% dos entrevistados que iriam curtir os blocos de carnaval na rua.
2018: 21,4% dos entrevistados iriam curtir o Carnaval além do Sambódromo. Foi uma diferença expressiva em relação ao ano anterior. 13,6% disseram que iriam curtir os blocos.
♦ Primeira vez no Sambódromo?
2017: Sim (48,4%)
2018: Sim (46,2%)
♦ Gênero predominante
2017: Masculino (51,7%) Feminino (48,3%)
2018: Masculino (42,1%) Feminino (57,9%)
Público feminino aumentou expressivamente (29,8%) em relação ao ano passado