HOME Matérias Blue Tree Towers Caxias do Sul (RS) realiza curso sobre vinhos e...

Blue Tree Towers Caxias do Sul (RS) realiza curso sobre vinhos e espumantes

43
0
SHARE
Segundo o Instituto Brasileiro de Vinho – Ibravin-, as exportações de vinhos e espumantes brasileiros cresceram 39,3% em volume e 32,8% em receita no primeiro semestre de 2018, em comparação ao mesmo período em 2017 - Foto: divulgação

Na próxima terça-feira, 11 de dezembro, às 19h, o Blue Tree Towers Caxias do Sul, em parceria com a Docetto Vinho Sem Frescura, realiza o curso ‘Descomplicando o Vinho – Degustação Harmonizada Espumantes do Brasil’. A 4ª edição do evento apresentará os espumantes brasileiros com a história de diferentes produtoras e estilos. O roteiro inclui os métodos de vinificação, análise sensorial, harmonização e degustação de 12 rótulos.

O curso será ministrado pela sommelier Renata Formolo, eleita duas vezes a melhor sommelier da região, especialista em Enogastronomia, Harmonização Gastronômica e Instrutora de Enologia.

Durante o encontro será servido um jantar com salada caesar; ceviche de salmão e abacate; carpaccio de carne; risoto de abobrinha, parmesão e gorgonzola com aroma de limão e toque de amêndoas laminadas; iscas de filé; e pavlova.

Exportações em alta

Segundo o Instituto Brasileiro de Vinho – Ibravin-, as exportações de vinhos e espumantes brasileiros cresceram 39,3% em volume e 32,8% em receita no primeiro semestre de 2018, em comparação ao mesmo período em 2017. Os produtos foram vendidos para 29 países, totalizando US$ 3,6 milhões em negociação. Os principais destinos foram Paraguai, Estados Unidos, Singapura, Colômbia e Reino Unido. Ainda de acordo com a entidade, entre janeiro e junho de 2018, somente o espumante alcançou o crescimento nas vendas para o exterior de 61,2% em volume e 29,2% em valor, comparado ao primeiro semestre do ano anterior.