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FOHB apresenta estudo sobre principais canais de venda das redes hoteleiras

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Dados apontam crescimento no número de diárias entre 2016 e 2017, saltando de 15.780.411 para 16.194.892 - Foto: Pixabay

Conhecer quais são os principais canais de venda das redes hoteleiras confirma os novos hábitos dos consumidores brasileiros e aponta os caminhos para as estratégias das empresas do segmento turístico para os próximos anos. Em sua recente pesquisa sobre canais de distribuição, o FOHB – Fórum de Operadores Hoteleiros do Brasil – contou com uma amostra de 567 empreendimentos e 102.764 unidades habitacionais – Uhs – de 18 de suas redes associadas. Tais números correspondem a 83% da oferta de empreendimentos da entidade e trazem resultados referentes aos anos de 2015 a 2017 e também a série histórica.

Dados apontam crescimento no número de diárias entre 2016 e 2017, saltando de 15.780.411 para 16.194.892. Outro dado importante para análise é a queda de 22 pontos percentuais no número de vendas diretas, realizadas pelos (sites dos próprios hotéis, diretamente nos empreendimentos e centrais de reservas) entre 2012 e 2017. Ganham relevância os intermediários com distribuição eletrônica, como as OTAs – agências online – e os GDS – Global Distribution System -, com crescimento de 13 pontos percentuais no mesmo período.

O Booking.com lidera as vendas online com 60% do mercado, seguida pela Expedia com 25% e Decolar.com com 6%. O número de hóspedes cuja em razão de grupos e eventos se manteve estável no último ano e crescendo 9% desde 2012. Para Orlando de Souza, Presidente executivo do FOHB, “o estudo traz um olhar detalhado para o futuro da distribuição hoteleira no Brasil. A cada ano se consolida a importância das OTAs e demais distribuidores eletrônicos. Estudar a evolução dos canais deve impor ao hoteleiro uma gestão melhor de custos e o impacto de cada canal em sua receita”.

O estudo completo pode ser encontrado aqui ou no site do FOHB – Fórum de Operadores Hoteleiros do Brasil a partir do dia 8 de dezembro.