AconteceuÚltimas Notícias

Anuga Select Brazil bate recorde de marcas expositoras

Maior feira de alimentos e bebidas das Américas atraiu empresas e compradores de 25 países diferentes

Em 2024, a Anuga Select Brazil se destacou por sua dimensão, pela pluralidade e pela geração de negócios. Com 500 marcas expositoras, 25 pavilhões internacionais e 16 nacionais, além de 125 horas de conteúdo, entre painéis e palestras, a maior feira de alimentos e bebidas das Américas atraiu mais de 15 mil visitantes em apenas três dias. O evento aconteceu no Distrito Anhembi, em São Paulo, entre os dias 9 e 11 de abril.

Publicidade
Desbravador

Aos espaços já tradicionais, como a Expo Supermercados, dedicada ao mercado supermercadista; o Encontro Abrasel SP-Esbre, voltado a bares e restaurantes; e o Vegan Experience, para produtos veganos, se somaram às novas atrações, como o Expo Azeite e o Halal Zone – com serviços e networking para destrinchar um mercado no qual o Brasil já se sobressai. A StartUp Zone e o Espaço Descobertas, para marcas em ascensão, também se fizeram presentes.

Anuga Select Brazil bate recorde de marcas expositoras
Anuga 2024 – Pavilhão Alemanha – Divulgação.
Publicidade
Harus

Beni Piatetzky, Diretor geral da Koelnmesse Brasil, organizadora da feira, falou sobre as marcas expositoras internacionais, que vieram de mais de 25 países diferentes, e as nacionais de todas as regiões do Brasil. “Diversas, inovadoras e plurais, elas são um reflexo das novas preferências e da complexidade do consumidor moderno”, afirma. “A Anuga se orgulha por ser uma feira para empresas de todos os portes e, em especial, para a pequena e média indústria, que só precisa de uma oportunidade para crescer e prosperar”, completa.

Anuga Select Brazil bate recorde de marcas expositoras
Espaço Descobertas, na Anuga Select Brazil 2024 – Divulgação.
Publicidade
Ameris

A 5ª edição da Anuga Select Brazil foi especial também em função do ano de sua realização. Em 2024, a Koelnmesse, a principal promotora de eventos da Alemanha, completa cem anos de história. O cônsul da Alemanha em São Paulo, Joseph Weiss, compareceu à cerimônia de abertura para parabenizar a companhia por esse feito.

Referências de mercado e autoridades

Por falar em abertura, além de Weiss, compareceram à cerimônia o Presidente da Apex (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos), Jorge Viana; o Secretário de comércio e relações internacionais do Ministério da Agricultura, Roberto Pedrosa; a Presidente da Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária), Silvia Massruhá; e o Ex-ministro da Agricultura Roberto Rodrigues, entre outros.

Marcos Rocha, Governador de Rondônia, comentou que “estamos muito orgulhosos pela aliança que temos com a Anuga”. Ele convidou todos a conhecerem a região, e exaltou sua crescente produção de alimentos e energia, mesmo mantendo 60% do território preservado. Rondônia é o primeiro “Partner State” – Estado Parceiro, em português – da feira.

Esse programa, idealizado pela Koelnmesse Brasil, prevê que a cada edição os produtos, novidades e tendências de um determinado estado no Brasil terão espaço privilegiado – com ações digitais antecipadas e ativações especiais ao longo da feira. Rondônia, em particular, é conhecido pela pecuária, mas não só: na Anuga, os peixes da região, como o tambaqui, bem como os cafés artesanais atraíram a atenção de visitantes e compradores.

Publicidade
Clima ao Vivo

De olho no ESG

A indústria de alimentos e bebidas faturou R$ 1,2 trilhão no Brasil, segundo a Abia (Associação Brasileira da Indústria de Alimentos), o que representa 10,8% do PIB do País. É também o segmento que mais emprega, com dois milhões de trabalhadores diretos. “O mercado cresce ano após ano, e a gente vem acompanhando de perto esse movimento”, diz Piatetzky. “Mais do que um evento, a Anuga se posiciona como um hub de oportunidades, negócios e conhecimento, sem perder de vista a sustentabilidade”, afirma.

Anuga Select Brazil bate recorde de marcas expositoras
Cooking Show, na Anuga Select Brazil 2024 – Divulgação.
Publicidade
Tramontina

Duas ações, vinculadas ao pilar do ESG foram preparadas especialmente para a edição 2024 da feira. Logo no primeiro dia do evento, foi lançada a segunda fase da campanha Crie Esse Hábito, que estimula a população a separar e descartar as embalagens corretamente. Trata-se de um movimento protagonizado pela Abir (Associação Brasileira das Indústrias de Refrigerantes e de Bebidas Não Alcoólicas), em conjunto com a Ancat (Associação Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis) e o Ministério do Meio Ambiente.

Outro projeto de destaque é o Sesc Mesa Brasil, pelo segundo ano consecutivo parceiro social da Anuga. Ele representa o maior programa nacional de combate ao desperdício de alimentos e à fome do País. Só no ano passado ele distribuiu 48 milhões de alimentos, além de produtos de higiene e limpeza.

Anuga Select Brazil bate recorde de marcas expositoras
Anuga 2024 – Instituto ConPizza – Divulgação.

Publicidade
Anuncie conosco

João Bernardes

João Bernardes é Repórter da Revista Hotéis

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
CLICK AQUI PARA ESCOLHER O IDIOMA DA LEITURA
error: ARQUIVO NÃO AUTORIZADO PARA IMPRESSÃO E CÓPIA