Anuga Select Brazil bate recorde de marcas expositoras
Maior feira de alimentos e bebidas das Américas atraiu empresas e compradores de 25 países diferentes

Em 2024, a Anuga Select Brazil se destacou por sua dimensão, pela pluralidade e pela geração de negócios. Com 500 marcas expositoras, 25 pavilhões internacionais e 16 nacionais, além de 125 horas de conteúdo, entre painéis e palestras, a maior feira de alimentos e bebidas das Américas atraiu mais de 15 mil visitantes em apenas três dias. O evento aconteceu no Distrito Anhembi, em São Paulo, entre os dias 9 e 11 de abril.
Aos espaços já tradicionais, como a Expo Supermercados, dedicada ao mercado supermercadista; o Encontro Abrasel SP-Esbre, voltado a bares e restaurantes; e o Vegan Experience, para produtos veganos, se somaram às novas atrações, como o Expo Azeite e o Halal Zone – com serviços e networking para destrinchar um mercado no qual o Brasil já se sobressai. A StartUp Zone e o Espaço Descobertas, para marcas em ascensão, também se fizeram presentes.

Beni Piatetzky, Diretor geral da Koelnmesse Brasil, organizadora da feira, falou sobre as marcas expositoras internacionais, que vieram de mais de 25 países diferentes, e as nacionais de todas as regiões do Brasil. “Diversas, inovadoras e plurais, elas são um reflexo das novas preferências e da complexidade do consumidor moderno”, afirma. “A Anuga se orgulha por ser uma feira para empresas de todos os portes e, em especial, para a pequena e média indústria, que só precisa de uma oportunidade para crescer e prosperar”, completa.

A 5ª edição da Anuga Select Brazil foi especial também em função do ano de sua realização. Em 2024, a Koelnmesse, a principal promotora de eventos da Alemanha, completa cem anos de história. O cônsul da Alemanha em São Paulo, Joseph Weiss, compareceu à cerimônia de abertura para parabenizar a companhia por esse feito.
Referências de mercado e autoridades
Por falar em abertura, além de Weiss, compareceram à cerimônia o Presidente da Apex (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos), Jorge Viana; o Secretário de comércio e relações internacionais do Ministério da Agricultura, Roberto Pedrosa; a Presidente da Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária), Silvia Massruhá; e o Ex-ministro da Agricultura Roberto Rodrigues, entre outros.
Marcos Rocha, Governador de Rondônia, comentou que “estamos muito orgulhosos pela aliança que temos com a Anuga”. Ele convidou todos a conhecerem a região, e exaltou sua crescente produção de alimentos e energia, mesmo mantendo 60% do território preservado. Rondônia é o primeiro “Partner State” – Estado Parceiro, em português – da feira.
Esse programa, idealizado pela Koelnmesse Brasil, prevê que a cada edição os produtos, novidades e tendências de um determinado estado no Brasil terão espaço privilegiado – com ações digitais antecipadas e ativações especiais ao longo da feira. Rondônia, em particular, é conhecido pela pecuária, mas não só: na Anuga, os peixes da região, como o tambaqui, bem como os cafés artesanais atraíram a atenção de visitantes e compradores.
De olho no ESG
A indústria de alimentos e bebidas faturou R$ 1,2 trilhão no Brasil, segundo a Abia (Associação Brasileira da Indústria de Alimentos), o que representa 10,8% do PIB do País. É também o segmento que mais emprega, com dois milhões de trabalhadores diretos. “O mercado cresce ano após ano, e a gente vem acompanhando de perto esse movimento”, diz Piatetzky. “Mais do que um evento, a Anuga se posiciona como um hub de oportunidades, negócios e conhecimento, sem perder de vista a sustentabilidade”, afirma.

Duas ações, vinculadas ao pilar do ESG foram preparadas especialmente para a edição 2024 da feira. Logo no primeiro dia do evento, foi lançada a segunda fase da campanha Crie Esse Hábito, que estimula a população a separar e descartar as embalagens corretamente. Trata-se de um movimento protagonizado pela Abir (Associação Brasileira das Indústrias de Refrigerantes e de Bebidas Não Alcoólicas), em conjunto com a Ancat (Associação Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis) e o Ministério do Meio Ambiente.
Outro projeto de destaque é o Sesc Mesa Brasil, pelo segundo ano consecutivo parceiro social da Anuga. Ele representa o maior programa nacional de combate ao desperdício de alimentos e à fome do País. Só no ano passado ele distribuiu 48 milhões de alimentos, além de produtos de higiene e limpeza.
