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Anuga Brazil terá espaço exclusivo para produtos e serviços Halal

Pavilhão Halal Zone traz à produtos e serviços certificados de acordo com tradição muçulmana

O segmento de alimentos certificados Halal terá uma representação de peso na Anuga Select Brazil 2024. Em parceria inédita com a Koelnmesse Brasil, organizadora da Feira, a Fambras Halal Certificação, primeira certificadora Halal do País, que atua como um Organismo de Certificação para produtos na América Latina, terá um espaço especialmente preparado para mostrar ao público o conceito Halal, com produtos, serviços, palestras e oportunidades para networking.

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O Halal Zone será um pavilhão aberto aos visitantes nos dias da Anuga Brazil, de 9 a 11 de abril, no Distrito Anhembi, em São Paulo. De acordo com a Fambras Halal, o visitante encontrará produtos e serviços com a certificação Halal, com acesso a materiais e amostras, e terá à disposição uma equipe de especialistas que compartilharão informações sobre o conceito Halal e o processo de certificação. “Estamos preparando tudo com muito empenho para oferecer informação de altíssima qualidade sobre o Halal. O Brasil é um dos protagonistas desse mercado, mas muitas pessoas ainda não conhecem esse conceito, que deixou de ser uma recomendação meramente religiosa para os muçulmanos e se tornou um selo universal virtuoso que beneficia toda a humanidade”, afirma Ali Zoghbi, vice-presidente da Fambras Halal.

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A palavra Halal no idioma árabe significa “permitido”, “autorizado”, “lícito”, ou seja, está de acordo com as regras estabelecidas pela lei islâmica (Shariah) que rege os costumes e a vida diária dos muçulmanos. A Certificação Halal consiste em um processo pelo qual uma agência controlada pelo governo e/ou uma organização islâmica reconhecida certifica a aptidão da indústria em praticar os procedimentos Halal, produzir, armazenar e comercializar produtos destinados aos consumidores muçulmanos.

Trata-se de um mercado mundial de 1,6 bilhão de islâmicos. Com base no Relatório do Estado da Economia Islâmica Global 2023/24, movimentou, em 2022, cerca de US$ 2,29 trilhões (R$ 11,1 trilhões) nos segmentos de alimentação, fármacos, cosméticos, moda, entretenimento e turismo. Segundo Zoghbi, Halal está diretamente relacionado à segurança, saúde, bem-estar animal e preservação dos recursos naturais, “tudo o que o consumo consciente preconiza”.

O Brasil é o maior exportador mundial de proteína de aves e bovinos Halal. Cerca de 30% das exportações de proteínas do país são destinadas a nações muçulmanas, com certificação Halal. O presidente da CCAB – Câmara de Comércio Árabe-Brasileira, embaixador Osmar Chohfi, informou recentemente que os negócios relacionados a produtos e serviços feitos conforme a tradição islâmica atualmente movimentam de US$ 5 bilhões a US$ 6 bilhões por ano no Brasil.

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Programação de palestras

Nos dias 9, 10 e 11 de abril, a Fambras Halal vai oferecer as seguintes palestras: Brasil é líder mundial no mercado Halal de alimentos e bebidas.

Dia 9, às 15h, com os tópicos: “Os fundamentos islâmicos e o Halal”; “A história do Halal no Brasil”; “O mercado Halal Mundial”; “A população muçulmana no Mundo”; “O ESG e o HALAL”.

O consumidor muçulmano (oferecida pela International Halal Academy).

Dia 10, às 15h, com os tópicos: “Foco na exportação de produtos brasileiros”; “O consumidor está em diversas partes do mundo”, “Perfil do consumidor muçulmano (no Brasil e no Mundo)”; “Modelo de Compra”.

O mercado e a confiança do Halal.

Dia 11, às 15h, com os tópicos: “A Certificação Halal – aspectos técnicos e religiosos”;“HALAL Assurance System (HAS)”; “O selo de garantia Halal agregando pontos positivos à imagem dos produtos e serviços” EcoHalal / SysHalal”.

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Denise Bertola

Denise Bertola é Repórter da Revista Hotéis

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