Fique AtualizadoÚltimas Notícias

Aeroporto Internacional de BH investe em ações de preservação ambiental

No Aeroporto Internacional de Belo Horizonte o ESG (Environmental, Social and Corporate Governance – Governança Ambiental, Social e Corporativa) é mais que um compromisso, é um pilar estratégico. No que tange ao aspecto ambiental, muitos foram os projetos desenvolvidos visando a preservação dos recursos naturais. Neste Dia Mundial da Água (22), o aeroporto celebra a data sendo novamente premiado pelo Programa Aeroportos Sustentáveis, promovido pela Anac – Agência Nacional de Aviação Civil.

Publicidade
Ameris

Nessa terceira edição do prêmio, foram avaliadas as ações sustentáveis implantadas pelos aeroportos ao longo de 2021 e o terminal foi premiado com a classificação no nível “Primeira Classe”, entre o grupo de aeroportos com número igual ou superior a 5 milhões de passageiros processados anualmente. Foram avaliados itens referentes a ruído aeronáutico, eficiência energética, eficiência hídrica, resíduos, mudanças climáticas, qualidade do ar e gestão organizacional.

Iniciativas para o reaproveitamento da água

O aeroporto coloca em prática ações que contribuem para o uso adequado da água. O sistema de coleta, armazenamento e reaproveitamento de águas pluviais instalado no Terminal de Passageiros 2, por exemplo, captou e reaproveitou 1.015 m³ em 2021. O volume foi direcionado para reservatórios enterrados e, depois, para o reservatório elevado de água de reuso. Esse recurso foi reutilizado no abastecimento das instalações sanitárias e na reposição de água para o sistema de climatização. Também no Terminal de Passageiros 2, há um conjunto de sistemas de coleta, armazenamento e reaproveitamento de águas cinzas, que são captadas pelo sistema de redes segregadas, direcionando o efluente para uma estação elevatória e posteriormente para a Estação de Tratamento de Efluentes. Ao todo, foram captadas 1.337 m³ dessa água em 2021, que também foi reutilizada no abastecimento das instalações sanitárias e reposição de água para o sistema de climatização. Com a reforma do Terminal de Passageiros 1, em andamento desde o final do ano passado, além de melhorias que refletirão positivamente na experiência de passageiros e visitantes, serão implantados projetos a favor da sustentabilidade. Com isso, estão previstas as instalações do sistema de coleta de águas pluviais e de armazenamento de águas cinzas.

Publicidade
Desbravador

Economia e eficiência na climatização

Os tanques de termoacumulação do aeroporto, grandes reservatórios verticais instalados próximos às CAGs – Centrais de Água Gelada, em frente ao Terminal de Passageiros 2, contribuem para promover a climatização dos ambientes de forma sustentável. O uso desses tanques confere ao aeroporto o ganho de eficiência do sistema em até 30% e gera a redução do consumo de energia da CAG no horário de ponta em até 70%, o que faz com que a climatização seja ainda mais econômica e eficiente. A Central de Água Gelada passou por uma reforma no último ano, o também elevou a eficiência na climatização do lado doméstico do terminal e contribui para que seja gerada economia de cerca de 400 m³ de água por mês.

Publicidade
Harus

Denise Bertola

Denise Bertola é Repórter da Revista Hotéis

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
CLICK AQUI PARA ESCOLHER O IDIOMA DA LEITURA
error: ARQUIVO NÃO AUTORIZADO PARA IMPRESSÃO E CÓPIA