AdministraçãoÚltimas Notícias

Accor estabelece parceria de compras com outras redes mundiais

Hilton, IHG Hotels & Resorts, Marriott International e Radisson Hotel Group são os parceiros

A rede hoteleira francesa Accor é cofundadora da Aliança Hoteleira para Compras Responsáveis (HARP – Hospitality Alliance for Responsible Procurement), em parceria com quatro grupos hoteleiros globais – Hilton, IHG Hotels & Resorts, Marriott International e Radisson Hotel Group. Somado a isso estão duas organizações de compras de grupos hoteleiros – Avendra e Entegra, e agência de classificação de sustentabilidade EcoVadis. Esta aliança está alinhada com o trabalho e o compromisso da Accor com compras sustentáveis, fundamentais para alcançar as metas de redução de emissões de carbono do escopo 3. O objetivo é cooperar e inovar em conjunto com os pares fornecendo as ferramentas tangíveis necessárias para cumprir os objetivos ambientais e sociais.

Publicidade
APP da Revista Hoteis

Uma parte importante da pegada ambiental, social e de governança de hotelaria recai sobre os seus fornecedores. Como principal interface com as cadeias de abastecimento, as funções e organizações de compras têm um papel decisivo a desempenhar na definição de práticas mais sustentáveis. O HARP foi criado como uma nova forma de medir e melhorar o desempenho da sustentabilidade da cadeia de abastecimento, utilizando os conjuntos de dados de classificação de sustentabilidade da EcoVadis para criar metodologias de avaliação partilhadas, capacitando as empresas envolvidas para interagir com os seus principais fornecedores e facilitando a troca de conhecimentos inovadores para acelerar um impulso unificado em direção às melhores práticas.

Publicidade
Clima ao Vivo

A Accor identificou desde cedo o poder das compras para preencher a lacuna entre a visão e a ação de sustentabilidade, sendo esta função empresarial fundamental para liderar os esforços de sustentabilidade dos fornecedores em todos os processos e soluções. Esta constatação tem feito com que a Accor opere na vanguarda das compras sustentáveis há vários anos. O Grupo emprega processos rigorosos para garantir uma seleção rigorosa de fornecedores cada vez mais responsáveis e que cumprem os requisitos do código de compras responsáveis, pré-requisito contratual desde 2017 e atualizado regularmente para estar alinhado com as novas regulamentações e os compromissos do Grupo. Com base em um mapeamento de riscos de fornecedores em critérios sociais, ambientais e éticos, o cumprimento do código de compras responsáveis por parte dos fornecedores indicados é implementado por meio de um plano de controle robusto. Para além da verificação das obrigações contratuais, este plano de controle mede o desempenho de sustentabilidade dos fornecedores nomeados com base em expectativas cada vez mais exigentes. Isto garante a minimização dos riscos da cadeia de abastecimento e a inovação em sustentabilidade em áreas como emissões líquidas zero, direitos humanos, diversidade, etc.

A sustentabilidade é um dos objetivos desse programa – Foto de Rawpixel.com – Freepik

O setor de compras da Accor também desempenha um papel importante na maioria dos compromissos de sustentabilidade do Grupo. Para alcançar o objetivo da Accor de erradicar os produtos plásticos descartáveis na experiência do hóspede, as equipes de compras implementaram o fornecimento global e local de alternativas zero de plástico, incentivando os fornecedores a fazerem a transição e a inovação. A Accor também reafirmou o seu compromisso Net Zero até 2050, assinando diversas iniciativas (por exemplo, SBTi, UNTWO). Estas iniciativas visam redefinir a sua trajetória de carbono para alinhá-la com as metas de limitação do aquecimento global estabelecidas pelo Acordo de Paris. Incluindo uma ambiciosa meta de redução de emissões de -46% das emissões absolutas no escopo 1 e 2 e -28% das emissões absolutas no escopo 3 até 2030 (em comparação com o ano base de 2019).

Publicidade
Ameris

A Accor também aderiu ao programa “Business Ambition for 1.5°C”, tornando a Accor o primeiro grupo hoteleiro internacional a assumir um compromisso de longo prazo para chegar a emissões zero até 2050. Como parte do compromisso Net Zero até 2050, as Compras forneceram soluções de energia verde e de economia de energia para hotéis e sedes corporativas – a nossa sede em Paris é agora 100% abastecida com energia renovável.

O setor de compras também desempenha um papel fundamental no fornecimento responsável de alimentos e bebidas, em linha com os compromissos do Código de Alimentação Sustentável do Grupo, por exemplo, aumentando o fornecimento local e sazonal de produtos orgânicos e preferindo fornecedores com pesca responsável, café e chá responsáveis e práticas de bem-estar animal. Isto permite à Accor alinhar-se com os mais elevados padrões da indústria em termos de sustentabilidade, ao mesmo tempo que cria valor para proprietários e hóspedes de hotéis.

Publicidade
Tramontina

O HARP irá acelerar o aumento dos níveis de responsabilidade e sustentabilidade dos fornecedores hoteleiros, bem como promover as ambições da Accor de ajudar os fornecedores nos esforços de toda a indústria para abordar elementos cruciais do desafio da sustentabilidade.

Caroline Tissot: “Esta colaboração marca um próximo passo do qual a Accor tem muito orgulho de fazer parte” – Foto – Divulgação

Caroline Tissot, Group Chief Procurement Officer Accor: “Iniciativas inovadoras e baseadas em soluções que se concentram nas atividades comerciais principais são cruciais para concretizar a visão da indústria hoteleira para um futuro sustentável. Esta colaboração marca um próximo passo do qual a Accor tem muito orgulho de fazer parte. Estamos entusiasmados por liderar esforços criativos ao lado de grandes grupos hoteleiros e de compras. A colaboração sem dúvida proporcionará um valor incomparável não apenas aos nossos fornecedores, mas também aos nossos hóspedes, à medida que continuamos a pressionar por um impacto positivo.”

Publicidade
Anuncie conosco

Edgar J. Oliveira

Diretor editorial - Possui 31 anos de formação em jornalismo e já trabalhou em grandes empresas nacionais em diferentes setores da comunicação como: rádio, assessoria de imprensa, agência de publicidade e já foi Editor chefe de várias mídias como: jornal de bairro, revista voltada a construção, a telecomunicações, concessões rodoviárias, logística e atualmente na hotelaria.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
CLICK AQUI PARA ESCOLHER O IDIOMA DA LEITURA
error: ARQUIVO NÃO AUTORIZADO PARA IMPRESSÃO E CÓPIA