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Accor divulga resultados de 2022 e nova organização global

Terminou há pouco, a coletiva realizada pela Accor para a divulgação dos resultados obtidos em 2022, apresentação da nova organização global da rede e projeções para 2023, realizada no hotel Pullman São Paulo Ibirapuera. O evento foi aberto por Antonietta Varlese, SVP de Comunicação e Sustentabilidade Accor Américas – Premium, Midscale & Economy Brands, que apresentou os executivos presentes: Abel Castro, Mauro Rial, Olivier Hick, Andre Sena, João Dias, além do CEO Accor Américas – Premium, Midscale & Economy Brands, Thomas Dubaere. “O ano de 2022 vai ficar na memória não só pelos resultados e pela volta rápida da indústria, que ocorreu de forma mais veloz do que as projeções. A guerra causou um impacto global para o mundo inteiro. Nossos hotéis ficaram abertos somente para ajudar todas as famílias que precisavam de ajuda e foram impactados pelo conflito. A indústria hoteleira sempre teve resiliência e capacidade de recuperação”, disse Thomas.

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O turismo recuperou-se substancialmente em 2022 e o desempenho da Accor refletiu esse movimento. Em 2022, o Grupo registrou uma receita de 4,22 bilhões de euros, alta de 80% em relação a 2021. Já a Accor América do Sul encerrou as atividades com um volume de negócios de 911 milhões de euros, basicamente o dobro do volume no mesmo período em 2021. O RevPar na região sul-americana também apresentou um crescimento de 26% versus 2019, e graças à recuperação da diária média, a região foi a única do Grupo a praticamente atingir o nível de ocupação de 2019. Inclusive, no quarto trimestre de 2022, o RevPar superou em 42% o mesmo período de 2019. “Ficamos extremamente felizes com o excelente resultado obtido pelas nossas equipes, que trabalharam intensamente para garantir a melhor experiência aos nossos clientes e excelente retorno aos investidores”, comemorou Thomas Dubaere, CEO Accor Américas.

No mundo o Grupo Accor inaugurou 299 hotéis em 2022, que correspondem a 43.000 quartos, representando um crescimento orgânico líquido da rede de 3,2% – no total, o ano foi encerrado com um portfólio de 802.269 quartos (5.445 hotéis) e um pipeline de 216.000 quartos (1.247 hotéis).

Na América do Sul, a rede abriu 22 hotéis em 2022, incluindo os primeiros da marca JO&JOE da região (nos destinos Rio de Janeiro e Medellín – Colômbia), By Mercure e ibis em Santa Cruz de la Sierra, na Bolívia; Novotel Arica, ibis Styles Antofagasta e Novotel Puerto Mont, todos no Chile; SLS Puerto Madero, na Argentina, além da chegada da marca Pullman no Peru com dois hotéis:  Pullman Lima San Isidro e Pulman Lima Miraflores. Também foram assinados 16 novos contratos no Brasil, Bolívia, Chile, Colômbia, Peru e Uruguai, entre eles o primeiro da marca midscale Tribe, em Belo Horizonte.

O setor de viagens, como um todo, experimentou em 2022 a volta do fluxo de turismo e dos grandes eventos – inclusive com o lançamento do ALL Meeting Planner, um programa de fidelização dedicado aos gestores e organizadores de eventos.  A retomada do turismo também fez um mix nos perfis de viagem, com o chamado “bleisure”, união de compromissos de negócios e lazer, além do fenômeno “anywhere office”, que potencializou a tendência. Inclusive, a marca de coworking WOJO,  que tem espaços em mais de 150 hotéis na região, agora é distribuída na plataforma OOND, startup que oferece soluções para o modelo de trabalho híbrido.

Observa-se o mesmo movimento entre os consumidores finais: aproximadamente 50% dos clientes que ficam nos hotéis da rede, são associados ALL – Accor Live Limitless, programa de fidelidade lifestyle. Notou-se um aumento do engajamento no programa através de seus  parceiros, com quase quatro vezes mais pontos transferidos para o ALL em 2022 versus o histórico antes da pandemia, além do gasto médio do cliente ter aumentado em 13%, e a base de ativos também ter sido ampliada em 20% no último semestre.

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O setor é um dos que mais emprega na economia e, neste sentido a Accor espera contratar mais de 9,5 mil colaboradores em 2023. As vagas serão publicadas no site ao longo do ano e talentos do mercado também podem seguir as publicações detalhadas com notícias direcionadas às profissões nos hotéis, sobre a experiência de trabalhar na Accor, diversidade, inclusão e muito mais no perfil @talentosaccor do Instagram.

Nova Divisão: Premium, Midscale e Economy Americas

Sob a liderança de Sébastien Bazin, Chairman e CEO do grupo, e Jean-Jacques Morin, Deputy CEO, desde 1º de janeiro de 2023 as operações da Accor contam agora com duas divisões dedicadas: “Premium, Midscale & Economy”, da qual Thomas Dubaere é CEO para Américas, tendo São Paulo como Sede da região; e “Luxury & Lifestyle”, ambas apoiadas por um Conselho de Administração e uma Plataforma Global Compartilhada – que fornece expertise e serviços a ambas as divisões, incluindo as áreas de Digital, Tecnologia e Compras.

Accor divulga resultados em 2022 e nova organização global
Antonietta Varlese abriu o evento

A nova estrutura permitirá ao grupo acelerar o crescimento e abordar melhor a evolução do mercado, prestar os mais altos níveis de serviço possíveis a todos os stakeholders, facilitar o atendimento preciso e eficaz das necessidades e expectativas dos hóspedes, além de proporcionar clareza e performance aos parceiros. A nova divisão Premium, Midscale & Economy Americas reúne 448 hotéis em operação, 68 no pipeline e 11 marcas no seu portfólio: ibis budget, ibis styles, ibis, Adagio, Mercure, Novotel, Grand Mercure, Handwritten Collection, Movenpick, Swissotel e Pullman.

Novidades e Estratégia para 2023

Franquias e conversões estão no foco central de expansão da rede. Hoje, 44% dos hotéis da divisão PME Américas são franqueados, e 80% das unidades do pipeline seguem esse modelo. A mais recente marca do portfólio global que vem para apoiar essa estratégia é a Handwritten Collection, que tem como foco os proprietários de hotéis independentes, uma vez que oferece um nível de investimento flexível e econômico, além do auxílio da poderosa plataforma de vendas, distribuição e fidelidade da Accor para aumento de suas receitas e otimização de custos, com um produto adaptado à sua própria personalidade. Handrwitten já tem 13 propriedades confirmadas em destinos da Europa, Ásia e Oceania e a expectativa é atingir mais de 250 hotéis até 2030.

Outro destaque para este ano é o segmento de Resorts, que já conta com uma plataforma dedicada com ofertas em mais de 60 países por meio de 25 marcas e +450 resorts, que superam 90 mil quartos, desde all-inclusive de luxo a unidades com conceitos próprios como Novotel.

Posicionamento e plano de crescimento da Accor nos próximos anos em slide da apresentação de Abel Castro

Seguindo as tendências de consumo, outra novidade para este ano é o Accor One Living, plataforma pioneira no setor dedicada à integração de soluções inovadoras de hospitalidade em empreendimentos de uso misto. Ela vem para apoiar o desenvolvimento e a operação de branded residences – ancoradas por hotéis e resorts gerenciados e franqueados da Accor – e outros produtos exclusivos que agregam valor a esses projetos como espaços de coworking, hotéis de estadia prolongada, clubes privados, entre outros. “Agora com nosso novo perímetro de atuação, que abrange América Latina, América do Norte e Caribe para as marcas Premium, Midscale & Economy, nossa ambição para 2023 é superar os grandes resultados de 2022, contando com as novas oportunidades de negócios, em especial onde já temos um network significativo como México, Chile, Colombia, Peru, Argentina e Brasil, onde contamos com a liderança absoluta de mercado”, pontuou Thomas.

Accor divulga resultados em 2022 e nova organização global
André Sena falou sobre as estratégias do ALL – Accor Live Limitless, programa de fidelidade da Accor

Em cada segmento, a Accor possui marcas icônicas, como ibis no econômico. “Acho que o mais importante, é que hoje temos menos sedes, estamos mais concentrados. Outro ponto importante é que temos hotéis com experiências em 360 graus. Os hóspedes pedem por isso. Na América do Sul, temos mais de 32 conceitos de Alimentos e Bebidas. Damos aos nossos gerentes gerais a liberdade de continuar inovando e estamos integrando o Lifestyle nos nossos hotéis. Integramos também o co-working nesses hotéis. Demos utilidade a metros quadrados que estavam ociosos e geramos receita, portanto vamos continuar investindo nesse sentido. No futuro, de cem hotéis que vamos abrir, 75 serão franquias. Queremos ser os maiores franqueadores na América do Sul. O lifestyle é um segmento que vai crescer, assim como o luxo. Temos um pipeline de desenvolvimento muito robusto nesses segmentos. Trata-se de um modelo de negócios diferente, com valor muito maior envolvido”. A sede principal da nova região das Américas fica em São Paulo, com hubs em Santiago, no Chile, e na Cidade do México, no México.

Marcas icônicas

Na sua fala, Abel Castro detalhou: “Abrimos oito marcas em cinco países diferentes. Hoje, o que estamos abrindo é 80% franqueado e 20% administrado. Uma exceção que a Accor possui como propriedade é o JO&JOE no Rio de Janeiro, que é um sucesso tremendo no Rio de Janeiro, cidade onde temos mais de trinta hotéis e destino muito relevante para a rede no Brasil”.  Sobre o JO&JOE no Rio de Janeiro, Dubaere destacou que além do destino Largo do Boticário, a Accor manteve a estrutura do edifício de forma que não perdesse a sua essência, revitalizando a região e atraindo a economia de volta.

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Castro mostrou outros exemplos de aberturas realizadas no ano passado e pontuou: “Sobre as aberturas em 2023, a previsão é de 22 a 25 hotéis, com 18 já confirmados. A ideia é abrir 2.500 quartos em cinco países, ou seja, continuar o ritmo de desenvolvimento na região, com foco especial nas marcas premium. Do outro lado, nosso objetivo de assinaturas, e são basicamente os mesmos números, 2.500 quartos em cinco países, sendo 80% franqueados. Antigamente as conversões representavam pouco para a Accor, mas hoje é um dos nossos focos. A Handwritten Collection, que é uma das novidades da rede, é uma coleção de hotéis independentes muito especiais, interessantes e sofisticados. Outro ponto dessa marca é que ela é absolutamente flexível, com standards midscale. Não segue padrões, e é flexível também no investimento. Isso faz com que o budget de conversão da marca seja mais flexível. O hotel continua com a personalidade do proprietário com o benefício do ecossistema da Accor, com todas as forças de uma grande rede”.

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