Publicidade
LG Eletronics

A pandemia continua rendendo – Artigo de Rui Ventura

Dividendos, altos caixas para Estados e Munícipios, falência de empresas, desespero para pessoas em que pese isso seja feito por encomenda por alguns Governadores mal intencionados e bem pagos, porém está mais que na hora de a população entender o tamanho da cilada que causou tudo isso ou a finalidade para a qual esta “palhaçada” foi realmente criada. O Estado se São Paulo é uma situação à parte, pois ele é governado por um garoto propaganda sem qualquer escrúpulo e que tem por fim entrega-lo ao melhor preço possível para uma já super potência isso só não vê que não quer. E para não haver dúvida de que os Brasileiros foram e continuam sendo enganados (os outros também sofreram com isso mas o Brasil pela falta de instrução e cultura e pela sua pujança era o alvo) os maus caráteres ajudaram vejamos:

Publicidade
LG Eletronics – Meio

Novo coronavírus Chinês   8 mortes por milhão/habitantes
Meningite 13 mortes por milhão/habitantes
Tuberculose 24 mortes por milhão/habitantes
Afogamentos 30 mortes por milhão/habitantes
Suicídios 61 mortes por milhão/habitantes
Doenças cardíacas150 mortes por milhão/habitantes
Acidentes204 mortes por milhão/habitantes

Bem, usando a ciência exata, a estatística o mundo estaria em pandemia desde a descoberta de tuberculose, pelo menos, esta é contagiosa e mata. O fato é que os Chineses decretaram uma 3ª guerra mundial e não vão ganhar, ou será que vão, porque se assim continuarmos eles vão levar o que querem, o Brasil.

Publicidade
Dam Roupas

Mas na verdade meu negócio é, foi e sempre será hotelaria, “não há hotéis que não deem lucro há hotéis mal administrados” vi a maioria das lives, ouvi colegas cuja opinião dá fé, mesmo sabendo que eles estavam chutando e em Agosto de 2020 eu já sabia que todos eles tinham errado seus prognósticos, eu nunca acreditei não por pensar diferente mas porque meu lado otimista não deixava.

A pandemia continua rendendo - Artigo de Rui Ventura

O novo coronavírus provocou grandes estragos na economia mundial (Foto: Pixabay)

Desde o mês de agosto sei de algumas coisas e sei o quanto elas estão corretas até porque tenho como fundamentá-las e venho fazendo isso desde então: A hotelaria de lazer despontou com força nunca dantes vista e vai continuar até mesmo nas cidades do Estado de São Paulo com menos força porque o Governo tudo faz para atrapalhar qualquer resultado positivo por parte de empresas e empresários. Infelizmente tenho que admitir que a hotelaria corporativa sofreu muito e mesmo eu querendo me “enganar” agarrado ao meu otimismo sei que isso vai ser difícil, ela não será sustentável antes de Abril, mesmo esta precisa de bons gestores que saibam exatamente onde está o mercado que a usa e a forma de busca-lo. De qualquer forma li recentemente um artigo da ABIH Nacional – Associação Brasileira da Indústria de Hotéis que não posso ou não devo contestar, mas do qual discordo.

Publicidade
Harus

Tenho consultados ou hotéis geridos por pessoas muito próximas a mim e que principalmente estudaram todas as minhas obras que no caso do corporativo há mais de um mês veem obtendo resultados normais, ou seja de antes da “panlhaçada” e os de lazer tive como verificar com muito entusiasmos que não me surpreenderam, são empreendimentos com uma ocupação média de 70% durante a semana o que é normal para a época e muito superior à maioria, ou seja, há hotelaria funcionando muito bem, sim, de lazer, mas ela precisa ter Gest~qo Realmente Profissional, pois o mercado dos amadores em que o Brasil era pródigo acabou de acabar.

Vai aparecer quem me conteste dizendo, mas os hotéis de rede? Minha gente vou aproveitar para informar mais uma vez, os hotéis de rede não dão prejuízo, os contratos repassam as despesas das “competentes administradoras” porque aqueles hotéis que elas administram sem essa possibilidade estão fechados, sem nunca esquecer a máxima: “empresa deficitária se liquida”..

Por isso se você como nós administra unidades hoteleiras, faça-o da única forma decente, ou seja você ganha só e exclusivamente sobre o lucro, sem lucro sem remuneração, o FEE comercial, quando este não é uma extorsão explicita é correto já que trata-se de um investimento.

Publicidade
APP da Revista Hoteis

Infelizmente, mas esperado, nenhum dos hotéis a que me refiro está no Estado de São Paulo. Não tenho neste momento informações deste estado mas sei de alguns pelo menos uma meia dúzia que se estivessem na mão dos gestores certos com certeza estariam dando lucro. Mesmo assim há alguns com resultados positivos. Reparem que redes como a Tauá inauguraram e operam hotéis com 200 Uhs e estes se iniciaram na “panlhaçada” porém voltados para o lazer, o corporativo precisa ajustes e até agora não vi ninguém promovê-los.

A pandemia continua rendendo - Artigo de Rui Ventura

A Águia Consultoria continua à disposição assim como sua administradora, e para fundamentar mais ainda a história do Lazer, estamos fazendo um estudo de viabilidade porém nessa linha e será mais um empreendimento em ação nos próximos 18 8ª 20 meses se nada atrapalhar os empresários.

*Rui Ventura é administrador hoteleiro, atuando em consultoria plena e muito forte em Revenue Management. Contatorui@venturahoteis.com.br

Publicidade
RAP Engenharia

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


CAPTCHA Image
Reload Image

CLICK AQUI PARA ESCOLHER O IDIOMA DA LEITURA
error: ARQUIVO NÃO AUTORIZADO PARA IMPRESSÃO E CÓPIA