A informação no turismo é tema no 34º Encatho & Exprotel

Direto de Florianópolis (SC) – Última palestra da rodada de conteúdos da manhã desta quinta-feira, dia 10 de agosto, segundo e último dia do 34º Encatho & Exprotel, evento realizado pela ABIH-SC no CentroSul, abordou “O papel da informação no planejamento do turismo”. O palestrante André Luiz Carvalho, da Fecomércio-SC, iniciou o conteúdo com uma explicação sobre o conceito de valor das informações atualmente.

Publicidade
Clima ao Vivo

 

A informação no turismo é tema no 34º Encatho & Exprotel
André Luiz Carvalho (Foto: Hugo Okada)

Segundo ele, “a falta da informação pode nos causar imensos desconfortos. Sem a informação aplicada no planejamento dos negócios pode causar revezes muito desconfortáveis para o empreendedor. Todos nós temos as mesmas informações, mas para fazer uso adequado delas, temos que limpar e aplicar de maneira estratégica. O nosso negócio mudou e o turista mudou de forma mais enfática.

Há anos atrás, a imagem do estereótipo do turista compreendia máquina fotográfica, mapa ou guia nas mãos. Hoje, um celular substitui os dois itens com facilidade. A necessidade primária para o turista é a informação, a sua obtenção de maneira fácil e rápida. O que está mais presente hoje é a inteligência artificial. Tem muita coisa que está sendo popularizada ai fora que não tem nenhum sentido. A máquina recebe informações e procura parâmetros para entender ou tentar entender o que está sendo abordado. Muita gente está brincando com essas ferramentas de maneira contínua. O ChatGPT é uma inteligência generativa, na qual se pode ‘dialogar’ e receber respostas. São dezenas, centenas e milhares de fontes que ela pega e cruza, gerando respostas para as perguntas e solicitações das pessoas”.

Publicidade
ABIMAD
Geração de valor

De acordo com Carvalho, “Para transformarmos dados em informações, primeiro devemos filtrar o que é relevante ou não para depois gerarmos valor para nossos negócios e empresas, a partir dessas informações. Identificar necessidades e manter foco. Quando tentamos fazer alguma operação turística no afã de atender a todos, não atendemos ninguém. Se você não consegue responder sobre o perfil do público-alvo, do hóspede, então você não tem informações suficientes para o investimento correto, mais assertivo, que traga o retorno almejado”.

Publicidade
Ameris

Segundo Carvalho, “2023 na América Latina como um todo é um ano de virada. Aqui em Florianópolis, já encontramos um pouco desse cenário. O volume de voos no ano passado e no ano corrente é maior do que os anteriores. Temos a sinalização de que temos potencial para os próximos anos. Tenho que olhar com confiabilidade os dados do passado para tomar decisões no presente”.

O 34º Encatho & Exprotel acontece entre os dias 8 e 10 de agosto, no CentroSul, das 8h00 às 19h00.

A reportagem da Revista Hotéis viajou a convite da ABIH-SC e hospedou-se no Iate Hotel.

Publicidade
Desbravador

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

CLICK AQUI PARA ESCOLHER O IDIOMA DA LEITURA
error: ARQUIVO NÃO AUTORIZADO PARA IMPRESSÃO E CÓPIA