AconteceuÚltimas Notícias

8ª edição do Desafio Senac tem início em Campos do Jordão (SP)

Direto de Campos do Jordão (SP) – Esse evento teve início hoje e prossegue até o próximo domingo, dia 27 de outubro, no Grande Hotel Campos do Jordão, Hotel-escola Senac. Cerca de 90 alunos dos campus Santo Amaro, Águas de São Pedro e Campos do Jordão estão participando dessa oitava edição do Desafio Senac: Alunos no Comando.

Publicidade
Ameris

Essa é uma atividade educacional que faz parte de uma disciplina optativa do Bacharelado em Hotelaria e do Tecnologia em Hotelaria do Centro Universitário Senac. Os alunos são divididos em funções essenciais para o funcionamento de um hotel de alto padrão e assim se forma a equipe gestora: Gerente Geral, Gerente de Hospedagem, Gerente de Alimentos e Bebidas, Gerente de Lazer, Gerente de Eventos e Gerente de Marketing e Comunicação.

8ª edição do Desafio Senac tem início em Campos do Jordão (SP)
Foto do vídeo em que Renato Bianchi, Gerente geral do Hotel Senac Campos do Jordão faz a entrega simbólica da chave de comando do hotel nesse final de semana a aluna Lívia Cardoso

Em cada edição, alunos do Bacharelado em Hotelaria e do Tecnologia em Hotelaria do Centro Universitário Senac participam de uma seleção para fazer a gestão e operação do hotel-escola Senac durante o fim de semana, com clientes reais. Também participam do projeto estudantes de outros cursos da instituição como Bacharelado em Educação Física, Tecnologia em Marketing, Tecnologia em Gastronomia tornando a ação multidisciplinar.

Publicidade
Clima ao Vivo
Desenvolvendo competências

A jornada de aprendizagem proporcionada pela instituição desde 2012 tem o objetivo de desenvolver competências como gestão, liderança, trabalho em equipe, criatividade e flexibilidade, possibilitando, na prática, o desenvolvimento das soft skills, além de ampliar e enriquecer a formação desses futuros profissionais do setor de serviços e hospitalidade.

8ª edição do Desafio Senac tem início em Campos do Jordão (SP)
Livia Cardoso: “Esse desafio é muito motivador”

Quem está ocupando o cargo de Gerente Geral do Grande Hotel Campos do Jordão é Lívia Cardoso, aluna do último ano de hotelaria, que já participou desse desafio em anos anteriores e que se forma no próximo mês de dezembro. Segundo ela, essa á uma grande oportunidade de colocar na prática a teoria acadêmica. “O aprendizado começa antes do evento. Todas as ações e reuniões me proporcionaram um olhar bem amplo do que é gerenciar um hotel. Essa com certeza é uma experiência enriquecedora, mágica e inesquecível que marcará muito minha carreira profissional”, avalia Lívia.

Publicidade
Tramontina
Atividade pioneira no Brasil

Camila Fernanda Barboza e Moraes, Diretora do Centro Universitário Senac Campos do Jordão destaca que essa atividade foi baseada no que a Universidade de Cornell faz nos Estados Unidos. “O Senac confia tanto na excelência do ensino que passa o comando de um de seus luxuosos hotéis aos alunos num final de semana. Essa é uma atividade diferenciada e uma grande oportunidade dos alunos vivenciarem na prática as várias áreas de funcionamento de um hotel. E cada ano esse evento tem nos surpreendido pela motivação dos alunos que procuram dar o melhor de si e conseguem superar seus objetivos”, assegura Camila.

8ª edição do Desafio Senac tem início em Campos do Jordão (SP)
Camila Fernanda Barboza e Moraes: “O Senac confia tanto na excelência do ensino que passa o comando de um de seus luxuosos hotéis aos alunos num final de semana”
Publicidade
Desbravador

Camila revela que tem alunos que já participaram quatro vezes desse desafio e eles ganham muita vivência e experiência e quando se formam, saem muito preparados para o mercado. “Cada gestor é diferente e absorve a competência técnica e sócio emocional para resolver os conflitos, gerir pessoa, negociar e liderar.  Nessa atividade é desenvolvida habilidades como empatia, trabalho em equipe, gestão de conflitos, resolução de problemas, criatividade, flexibilidade e atitude empreendedora, ampliando e enriquecendo a formação em gestão de serviços de hospitalidade”, conclui Camila.

Publicidade
Harus
Projeto Saberes da Mantiqueira

O Mistério da Serra que chora: Mantiqueira é o tema que está sendo desenvolvido pelos alunos nessa oitava edição Desafio Senac: Alunos no Comando. A escolha foi inspirada no projeto Saberes da Mantiqueira, proposta pedagógica idealizada pelos alunos e professores do Tecnologia em Gastronomia do Centro Universitário Senac – Campos do Jordão, que mapearam e criaram um roteiro gastronômico com os pequenos produtores região.

8ª edição do Desafio Senac tem início em Campos do Jordão (SP)
A Serra da Mantiqueira é o tema de inspiração desse Desafio

O Desafio Senac: Alunos no Comando está com uma programação voltada às lendas e destacando a utilização e consumo de produtos locais, de produtores da região da Serra da Mantiqueira, fortalecendo a identidade e auxiliando no desenvolvimento turístico da região. Para iniciar a viagem pela cultura local, o jantar temático dará as boas-vindas aos hóspedes com um cardápio preparado com ingredientes da região. A decoração apresentada evidenciará referências marcantes da história local, com cenários que lembram a forte presença de tribos indígenas, o desenvolvimento territorial e social durante o ciclo do ouro e do café.
Nesse sábado, dia 26, os convidados poderão participar de uma trilha no pomar do Grande Hotel Campos do Jordão – Hotel-escola Senac como parte da atividade Você colhe o que planta. Nela, os participantes serão guiados para provar frutas nativas, como o pinhão e a physalis. Em seguida, Leonardo Russo, sommelier de café promove uma degustação de cafés com grãos provenientes da Mantiqueira. No fim do dia, acontece o workshop de harmonização com vinhos e queijos.

Publicidade
APP da Revista Hoteis

À noite, serão explorados o lado enigmático e misterioso da região com jantar temático com produtos locais e uma apresentação teatral que contará o romance entre uma bela indígena que vivia na região e o astro-rei Sol. A paixão entre os dois foi impedida por Tupã quando ele construiu uma enorme montanha para isolar a jovem. Ela passou a chorar muito de tristeza e suas lágrimas formaram nascentes que até hoje abastecem os córregos da região. Mantiqueira em tupi-guarani significa “a serra que chora”.
Ainda haverá a apresentação de violeiros, dançarinos regionais e um bate-papo com Ricardo Martins, fotógrafo responsável pelas imagens expostas no evento e pelo livro Amantikir – A Serra que Chora, que mostram as belezas da região da Mantiqueira.

A reportagem da Revista Hotéis viaja a Campos do Jordão a convite do Senac São Paulo para cobrir esse evento.

Publicidade
Fispal

Edgar J. Oliveira

Diretor editorial - Possui 31 anos de formação em jornalismo e já trabalhou em grandes empresas nacionais em diferentes setores da comunicação como: rádio, assessoria de imprensa, agência de publicidade e já foi Editor chefe de várias mídias como: jornal de bairro, revista voltada a construção, a telecomunicações, concessões rodoviárias, logística e atualmente na hotelaria.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
CLICK AQUI PARA ESCOLHER O IDIOMA DA LEITURA
error: ARQUIVO NÃO AUTORIZADO PARA IMPRESSÃO E CÓPIA