HOME Matérias Aconteceu 8ª edição do Desafio Senac tem início em Campos do Jordão (SP)

8ª edição do Desafio Senac tem início em Campos do Jordão (SP)

Durante esse final de semana, cerca de 90 alunos vão comandar um dos mais luxuosos hotéis do Brasil

201
0
SHARE
Essa é uma atividade educacional que faz parte de uma disciplina optativa do Bacharelado em Hotelaria e do Tecnologia em Hotelaria do Centro Universitário Senac

Direto de Campos do Jordão (SP) – Esse evento teve início hoje e prossegue até o próximo domingo, dia 27 de outubro, no Grande Hotel Campos do Jordão, Hotel-escola Senac. Cerca de 90 alunos dos campus Santo Amaro, Águas de São Pedro e Campos do Jordão estão participando dessa oitava edição do Desafio Senac: Alunos no Comando. Essa é uma atividade educacional que faz parte de uma disciplina optativa do Bacharelado em Hotelaria e do Tecnologia em Hotelaria do Centro Universitário Senac. Os alunos são divididos em funções essenciais para o funcionamento de um hotel de alto padrão e assim se forma a equipe gestora: Gerente Geral, Gerente de Hospedagem, Gerente de Alimentos e Bebidas, Gerente de Lazer, Gerente de Eventos e Gerente de Marketing e Comunicação.

Foto do vídeo em que Renato Bianchi, Gerente geral do Hotel Senac Campos do Jordão faz a entrega simbólica da chave de comando do hotel nesse final de semana a aluna Lívia Cardoso

Em cada edição, alunos do Bacharelado em Hotelaria e do Tecnologia em Hotelaria do Centro Universitário Senac participam de uma seleção para fazer a gestão e operação do hotel-escola Senac durante o fim de semana, com clientes reais. Também participam do projeto estudantes de outros cursos da instituição como Bacharelado em Educação Física, Tecnologia em Marketing, Tecnologia em Gastronomia tornando a ação multidisciplinar.

Desenvolvendo competências

A jornada de aprendizagem proporcionada pela instituição desde 2012 tem o objetivo de desenvolver competências como gestão, liderança, trabalho em equipe, criatividade e flexibilidade, possibilitando, na prática, o desenvolvimento das soft skills, além de ampliar e enriquecer a formação desses futuros profissionais do setor de serviços e hospitalidade.

Livia Cardoso: “Esse desafio é muito motivador”

Quem está ocupando o cargo de Gerente Geral do Grande Hotel Campos do Jordão é Lívia Cardoso, aluna do último ano de hotelaria, que já participou desse desafio em anos anteriores e que se forma no próximo mês de dezembro. Segundo ela, essa á uma grande oportunidade de colocar na prática a teoria acadêmica. “O aprendizado começa antes do evento. Todas as ações e reuniões me proporcionaram um olhar bem amplo do que é gerenciar um hotel. Essa com certeza é uma experiência enriquecedora, mágica e inesquecível que marcará muito minha carreira profissional”, avalia Lívia.

Atividade pioneira no Brasil

Camila Fernanda Barboza e Moraes, Diretora do Centro Universitário Senac Campos do Jordão destaca que essa atividade foi baseada no que a Universidade de Cornell faz nos Estados Unidos. “O Senac confia tanto na excelência do ensino que passa o comando de um de seus luxuosos hotéis aos alunos num final de semana. Essa é uma atividade diferenciada e uma grande oportunidade dos alunos vivenciarem na prática as várias áreas de funcionamento de um hotel. E cada ano esse evento tem nos surpreendido pela motivação dos alunos que procuram dar o melhor de si e conseguem superar seus objetivos”, assegura Camila.

Camila Fernanda Barboza e Moraes: “O Senac confia tanto na excelência do ensino que passa o comando de um de seus luxuosos hotéis aos alunos num final de semana”

Camila revela que tem alunos que já participaram quatro vezes desse desafio e eles ganham muita vivência e experiência e quando se formam, saem muito preparados para o mercado. “Cada gestor é diferente e absorve a competência técnica e sócio emocional para resolver os conflitos, gerir pessoa, negociar e liderar.  Nessa atividade é desenvolvida habilidades como empatia, trabalho em equipe, gestão de conflitos, resolução de problemas, criatividade, flexibilidade e atitude empreendedora, ampliando e enriquecendo a formação em gestão de serviços de hospitalidade”, conclui Camila.

Projeto Saberes da Mantiqueira

O Mistério da Serra que chora: Mantiqueira é o tema que está sendo desenvolvido pelos alunos nessa oitava edição Desafio Senac: Alunos no Comando. A escolha foi inspirada no projeto Saberes da Mantiqueira, proposta pedagógica idealizada pelos alunos e professores do Tecnologia em Gastronomia do Centro Universitário Senac – Campos do Jordão, que mapearam e criaram um roteiro gastronômico com os pequenos produtores região.

A Serra da Mantiqueira é o tema de inspiração desse Desafio

O Desafio Senac: Alunos no Comando está com uma programação voltada às lendas e destacando a utilização e consumo de produtos locais, de produtores da região da Serra da Mantiqueira, fortalecendo a identidade e auxiliando no desenvolvimento turístico da região. Para iniciar a viagem pela cultura local, o jantar temático dará as boas-vindas aos hóspedes com um cardápio preparado com ingredientes da região. A decoração apresentada evidenciará referências marcantes da história local, com cenários que lembram a forte presença de tribos indígenas, o desenvolvimento territorial e social durante o ciclo do ouro e do café.
Nesse sábado, dia 26, os convidados poderão participar de uma trilha no pomar do Grande Hotel Campos do Jordão – Hotel-escola Senac como parte da atividade Você colhe o que planta. Nela, os participantes serão guiados para provar frutas nativas, como o pinhão e a physalis. Em seguida, Leonardo Russo, sommelier de café promove uma degustação de cafés com grãos provenientes da Mantiqueira. No fim do dia, acontece o workshop de harmonização com vinhos e queijos.

À noite, serão explorados o lado enigmático e misterioso da região com jantar temático com produtos locais e uma apresentação teatral que contará o romance entre uma bela indígena que vivia na região e o astro-rei Sol. A paixão entre os dois foi impedida por Tupã quando ele construiu uma enorme montanha para isolar a jovem. Ela passou a chorar muito de tristeza e suas lágrimas formaram nascentes que até hoje abastecem os córregos da região. Mantiqueira em tupi-guarani significa “a serra que chora”.
Ainda haverá a apresentação de violeiros, dançarinos regionais e um bate-papo com Ricardo Martins, fotógrafo responsável pelas imagens expostas no evento e pelo livro Amantikir – A Serra que Chora, que mostram as belezas da região da Mantiqueira.

A reportagem da Revista Hotéis viaja a Campos do Jordão a convite do Senac São Paulo para cobrir esse evento.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here


CAPTCHA Image
Reload Image