Publicidade
FOHB

33º Encatho & Exprotel oficializa abertura com lideranças do setor

O Dia e horário dessa postagem está no final, assim como nome do autor. O tempo estimado de leitura é de 6 minutos

Direto de Florianópolis (SC) – Após dois anos e graças ao ciclo de vacinação e suavização das restrições impostas pela pandemia do coronavírus, o Encatho & Exprotel, maior e mais importante evento do setor na Região Sul do País, idealizado pela ABIH-SC – Associação Brasileira da Indústria de Hotéis de Santa Catarina, volta a acontecer este ano, de 26 a 29 de julho, no Centro Sul – Centro de Convenções de Florianópolis, com a Revista Hotéis como mídia oficial do evento. A solenidade de abertura desta que é a 33ª edição do evento, encerrou agora a pouco (dia 26 de julho), e reuniu importantes nomes da hotelaria e do turismo regional e nacional em um clima de retomada e otimismo.

Publicidade
Faitec

 

Participaram da cerimônia de abertura do 33º Encatho & Exprotel, que também contou com homenagens a Maria Helena Petry Makowiecky e João Eduardo Amaral Moritz (como personalidades de destaque no turismo em Santa Catarina), Rui Schurmann, hoteleiro e Presidente da ABIH-SC – Associação Brasileira da Indústria de Hotéis de Santa Catarina; Henrique Matos Maciel, representando o Governador do Estado de Santa Catarina, Carlos Moisés da Silva; Rodrigo Coelho, deputado federal e Presidente da Comissão de Turismo da Câmara dos Deputados; Vinnie de Luca, representando Topázio Neto, prefeito de Florianópolis; Alan David Claumann, Gerente de Desenvolvimento Regional do Sebrae-SC; Manoel Linhares, Presidente da ABIH Nacional; Hélio Dagnoni, Vice-presidente da Fecomercio; Luciano Moura Pereira Oliveira, representando Marcos Hardt, Presidente do FHORESC; Leandro Ferrari Lobo, Presidente do Conselho Estadual de Turismo; e Osmar Vailatti, Presidente do Conselho Deliberativo da ABIH-SC.

Otimismo e esperança

33º Encatho & Exprotel oficializa abertura com lideranças do setor

Rui Schurmann: “Este momento é de otimismo e esperança”

Rui Schurmann iniciou os trabalhos e deu as boas-vindas aos participantes da mesa de honra e ao público presente. “Agradecemos a presença das autoridades, do Presidente da ABIH Nacional, dos presidentes das ABIH’s estaduais, fornecedores e outros. Este evento que nos acolhe, que mostra que sobrevivemos aos pesadelos que nos atormentaram nos últimos dois anos e que mostra que podemos voltar ao que melhor sabemos fazer: encantar e receber. Os números estão subindo e alcançando os mesmos patamares de antes da pandemia. Este momento é de otimismo e esperança. Otimismo pelo movimento recuperado pelos hotéis. Esperança com o início da retomada. Após a pandemia, as necessidades estão cada vez mais desafiadoras e suprir essas demandas é a nossa missão. Todos constatarão ser um belo evento, repleto de conhecimento, necessário para enfrentarmos os desafios que a atual fase nos trás. Aproveitem. Muito obrigado”.

33º Encatho & Exprotel oficializa abertura com lideranças do setor

Leandro Ferrari Lobo: “Vamos trabalhar cada vez mais, para que possamos, junto com o trade, ver Santa Catarina retomar todas as suas atividades”

O Presidente do Conselho Estadual de Turismo, Leandro Ferrari Lobo, tomou a palavra em seguida e demonstrou a sua satisfação de estar presente em mais uma edição do Encatho e Exprotel. “Vocês são a porta de entrada do turismo e vocês são a promoção desse setor, junto com o Estado de Santa Catarina. Vamos trabalhar cada vez mais, para que possamos, junto com o trade, ver Santa Catarina retomar todas as suas atividades. Só tenho a agradecer o convite e onde eu estiver, podem contar comigo sempre”, declarou o executivo.

33º Encatho & Exprotel oficializa abertura com lideranças do setor

Manoel Cardoso Linhares: “Hoje nosso turismo será reconhecido em dois momentos: antes e depois da pandemia”

Trabalho duro

Manoel Linhares, Presidente da ABIH Nacional, ressaltou a importância da realização de mais um Encatho e Exprotel e exaltou a iniciativa. “Para mim é uma honra participar mais uma vez da abertura do maior encontro da hotelaria do Sul do País, promovidos há 33 anos pela ABIH de Santa Catarina. Saúdo Rui, e em seu nome saúdo todos os hoteleiros aqui presentes. Em nome do meu querido irmão Edgar J. Oliveira, saúdo a imprensa que acompanha mais esse momento. Saúdo Luiz Carlos Nunes e Osmar Valaitti. Em nome de minha querida esposa, minha companheira, saúdo a presença de todas as mulheres aqui presentes. Quero compartilhar a minha felicidade de estar reunidos com vocês e percebo claramente, que apesar dos dois anos paralisados, o setor hoteleiro avançou. Isso é fruto da dedicação de todos vocês. Como todos sabem, essa pandemia foi brutal para a economia e devastadora para o turismo do Brasil. Em torno de 80% da hotelaria ficou fechada e outros 20% apoiando passantes e profissionais da saúde na luta contra esse vírus. Justamente por estarmos diante desse cenário favorável, devemos nos empenhar para colocar o turismo no devido espaço reservado a ele na economia nacional. Antes da pandemia, o brasileiro deixava US$ 19 bi nos países de fora e o estrangeiro, apenas US$ 5 bi. Hoje isso é diferente, temos o bem receber e uma gastronomia de primeiro mundo. Hoje nosso turismo será reconhecido em dois momentos: antes e depois da pandemia”, disse Manoel, emocionado.

 

Publicidade
Revista Hotéis – Instagram

33º Encatho & Exprotel oficializa abertura com lideranças do setor

Vinnie de Luca: “Tanto na pandemia como agora, por perspectivas criadas pelo Floripa Mais Empregos, somos um dos destinos que mais emprega no País”

 

Florianópolis é case de sucesso no turismo

Representando o prefeito de Florianópolis, Topázio Neto, o Superintendente de Turismo de Florianópolis, Vinnie de Luca, foi chamado para tecer suas considerações e agradecimentos. “Trago um abraço do prefeito e quero iniciar a minha fala dizendo que Florianópolis é, já há muito tempo, a segunda cidade que mais recebe turistas estrangeiros. Recebemos anualmente viajantes de mais de 150 países. Tanto na pandemia como agora, por perspectivas criadas pelo Floripa Mais Empregos, somos um dos destinos que mais emprega no País. Na temporada passada, tivemos destinos atendidos por Florianópolis e para Florianópolis. Nós temos em 2023, um ano promissor, com o aniversário de 350 anos da cidade e o lançamento de 350 eventos, com a ajuda dos empresários que serão os grandes promotores desses eventos. Nossa cidade está cada vez mais inserida no mundo, cada vez mais ‘cosmopolita’. Tendo a ostra como carro-chefe, a cidade obteve reconhecimento territorial, em um trabalho capitaneado pelo Sebrae. Temos novas vias de rotas gastronômicas, com muitas ações, trabalhos de branding e novos empreendimentos”, enumerou Vinnie.

33º Encatho & Exprotel oficializa abertura com lideranças do setor

Henrique Matos Maciel: “Saímos mais forte (da pandemia), nos reinventamos a cada dia”

Henrique Matos Maciel, representando o Governador Carlos Moisés da Silva, foi o convidado seguinte e saudou a imprensa, o público presente na solenidade e as lideranças. “Esse entusiasmo que trago junto comigo, na missão que o Governo me confiou, de trabalhar pelo turismo desse destino, é marcado pelo encontro com pessoas que trazem consigo o mesmo brilho nos olhos. Saímos mais forte (da pandemia), nos reinventamos a cada dia, e isso mostra a bravura e a resiliência do trade catarinense. Acredito na capacidade do poder transformador do turismo e na sua característica como vetor econômico de um País”, observou Maciel. “É por isso que acredito que o turismo pode fazer muito mais por Santa Catarina. Têm sido prioridades, a promoção, o marketing e a política pública em prol do nosso setor”, finalizou.

33º Encatho & Exprotel oficializa abertura com lideranças do setor

Um bom público esteve na abertura do ENCATHO 2022

Publicidade
Soluções 1

Homenagens

A ABIH-SC, em tradição que já é comum todos os anos, indica as personalidades que mais se destacaram no desenvolvimento do turismo em Santa Catarina. Maria Helena Petry Makowiecky, da Pousada das Pimentas, foi uma das homenageadas. Maria, que também empresta seu nome ao prêmio, também é conselheira da ABIH-SC. A personalidade masculina homenageada foi Rogério Silveira. Natural de Florianópolis, Rogério nutre o sonho de desenvolver o destino por meio da arte do bem receber desde cedo. O conselheiro da ABIH-SC, João Eduardo Amaral Moritz, foi quem entregou o reconhecimento ao hoteleiro.

Confira a seguir as personalidades reconhecidas.

Publicidade
Harus 1

A ABIH-SC também fez uma menção honrosa para mais três personalidades pela contribuição ao setores do turismo e da hotelaria. Foram eles: o hoteleiro Stanislau Brezoli (in memoriam); o hoteleiro Ranieri Moacir Bertoli, do hotel Sete Ilhas, em Jurerê; e Rui Schurmann, Presidente da ABIH-SC e Osmar Vailatti, Presidente do Conselho Deliberativo, ambos membros da Diretoria da ABIH-SC. Júlio Cosentino, Diretor e sócio da RenTV recebeu uma homenagem de Rui Schurmann, finalizando os trabalhos desta noite, que também marcou a abertura do 33º Exprotel, com os dois executivos e mais a Corte Imperial da Festa do Divino Espírito Santo oficializando o início da feira de negócios.

Publicidade
Tramontina

 

Julio Cosentino, Diretor da Rentv recebendo a homenagem do Presidente da ABIH SC, Rui Schurmann

Confira mais alguns momentos da abertura do 33º Encatho & Exprotel

A reportagem da Revista Hotéis viajou a convite da ABIH-SC e se hospedou no Iate Hotel, em Florianópolis.

Publicidade
Anuncie conosco

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


CAPTCHA Image
Reload Image

CLICK AQUI PARA ESCOLHER O IDIOMA DA LEITURA
error: ARQUIVO NÃO AUTORIZADO PARA IMPRESSÃO E CÓPIA