Vale do Café, no Rio, recebe festival de gastronomia Flor Atlântica

Vale do Café, no Rio, recebe festival de gastronomia Flor Atlântica

Hotéis e fazendas participam do circuito gastronômico do evento da primavera Flor Atlântica e oferecerem receitas elaboradas com flores

45
0
SHARE
Tilápia com pesto de flores do Mara Palace Hotel, em Vassouras (RJ)

Na próxima semana, o Vale do Café, nos municípios de Vassouras e Paulo de Frontin (RJ), recebe a 2ª edição do Flor Atlântica, evento que, entre outras atividades, promove um cardápio com utilização de flores. O evento será realizado de 12 a 16 de outubro, com apresentação de músicos, oficinas e palestras, além do roteiro gastronômico temático.

Além do Flor, um hotel que funciona em uma fazenda histórica fará releitura das comidas de boteco, o que possibilitou um roteiro diversificado para o período. Alguns estabelecimentos do Vale do Café Rio, do qual são integrantes hotéis, pontos comerciais e fazendas históricas do Vale do Café farão parte da programação, possibilitando que os visitantes, além das refeições inspiradas, conheçam e apreciem as atrações do turismo regional.

Orgânicos da Fazenda Alliança - Divulgação
Orgânicos da Fazenda Alliança – Divulgação

O passeio gastronômico começa no dia 12 de outubro, às 20h, no Mara Palace Hotel, em Vassouras, com um jantar que explora a gastronomia e cultura do Veneto. O ator Marcos Breda será o anfitrião, fazendo leitura de crônicas do livro “Pequenas Epifanias”, do dramaturgo Caio Fernando Abreu e o cardápio irá reproduzir algumas receitas originais da culinária regional, conhecida mundo afora como rica e surpreendente.

O Flor Gourmet no Mara Palace promete uma refeição típica italiana, sem deixar de lado as flores. Elas estarão presentes na maior parte dos pratos, para ornamentar e também complementar o sabor. Exemplares da Mata Atlântica, como orquídeas e bromélias, vão compor a decoração, assinada pela artista plástica Marília Freitas. Alguns desses exemplares também estarão à venda, no jardim do hotel.

Trofeu 1

O cardápio terá de entrada o Baccalà Mantecato, um prato típico de Veneza feito de creme de bacalhau servido sobre polentinhas fritas. Seguindo, Tilápia ao pesto de folhas e flores de coentros e purê de banana da terra e, adiante, Filé mignon ao molho funghi. Aos vegetarianos, há opções como cuscuz e saladas à base de verduras orgânicas e flores comestíveis. De sobremesa, será servido Tiramisu.

A cantora Patricia Mellodi, paraense radicada no Rio, irá preparar uma original moqueca de caju como parte da programação do Flor Gourmet no Hotel Santa Amália, em Vassouras, e também apresentar repertório de clássicos da Bossa Nova, no dia 13 de outubro, quinta-feira, às 19h30h.

Trofeu 1

O roteiro gastronômico do Vale do Café Rio estende-se pelo município de Rio das Flores, na Fazenda União, que se inspirou no famoso cardápio dos botequins. A Fazenda União irá oferecer no dia 15 de outubro, sábado, a partir das 20h, uma noite de degustação de quitutes de  botecos em suas melhores versões, preparados pelo chef Leandro Monteiro.

À disposição estarão dos populares caldo de mocotó, feijão amigo e bife acebolado aos mais peculiares como peito de boi com batata, fígado com jiló e chouriço, entre vários outros. Mantendo a tradição do sabor fresco da fazenda, boa parte dos quitutes serão preparados na hora, com direito à fogão a lenha aceso e aromas de tempero no ar. Além dos hóspedes, o evento estará aberto a visitantes.

Solucao
SHARE