HOME Matérias Responsabilidade socioambiental Sofitel Guarujá Jequitimar (SP) busca certificação por zero emissão de efluentes

Sofitel Guarujá Jequitimar (SP) busca certificação por zero emissão de efluentes

Projeto Emissão Zero reaproveita 100% da água da chuva no empreendimento

181
0
SHARE
Vista aérea da Praia de Pernambuco, no Guarujá (SP), onde o Sofitel Jequitimar está situado

Membro do Green Building Council Brasil, entidade que fomenta a construção sustentável, o Sofitel Guarujá Jequitimar, localizado no litoral paulista, investe continuamente em práticas ecologicamente corretas. Agora o hotel busca um certificado inédito no Brasil com o projeto “emissão zero”, que reaproveita toda água da chuva para ser utilizada no resort.

Implantado há pouco menos de 1 ano, o projeto conta com duas estações de tratamento que captam a água pluvial e a tratam de maneira que possa ser reutilizada em vasos sanitários, jardins, lavagens externas e aquários. O iodo gerado pelo processo recebe tratamento de desidratação por um período de seis meses e o produto seco é reutilizado em jardins e agregado em obras na manutenção.

Em 12 meses, a serem completados em junho, o resort terá evitado a liberação de 40 milhões de litros de efluentes no meio ambiente. Com base nesta iniciativa, o Sofitel Guarujá Jequitimar é o primeiro hotel brasileiro a buscar certificação internacional sobre emissão zero de efluentes. “Por meio da gerência de manutenção e do comitê de ecologia estamos sempre sintonizados com as novas práticas ambientalmente responsáveis cumprindo nosso papel enquanto empresa e também dando retorno à região que nos acolheu”, explica João Carlos Pollak, gerente geral do hotel.

Segundo Pollak, o convite do Green Building Council Brasil é uma demonstração clara do comprometimento do hotel. Um empreendimento só se torna membro da GBCB por meio de convite e depois de comprovado o engajamento na construção sustentável, seja por meio da adoção de práticas de green building em suas instalações ou oferecendo materiais e serviços eficientes e responsáveis do ponto de vista sócio ambiental.

Iniciativas verdes

O hotel conta também com o programa de reciclagem que abrange todo lixo produzido no hotel – exceto orgânico -, ou seja, 380 quilos de lixo por dia. A cada dois dias o montante, devidamente separado, é encaminhado para uma empresa local de reciclagem. São 12 toneladas mensais de lixo reaproveitadas.

O hotel dispõe de coletores coloridos espalhados em diversos pontos como no Kids Club, cozinhas, áreas de serviço, e conta com um espaço de reciclagem para abrigar todo o material coletado. Há um mural ecológico onde são divulgadas todas as ações de sustentabilidade, assim como um eco-jornal que é vinculado por e-mail para todos os colaboradores.

Outra ação que faz parte do programa para diminuir ainda mais os impactos ambientais é a venda do óleo de cozinha: 1.600 litros vendidos por mês. O produto é vendido para uma empresa especializada, que transforma o material em biocombustível. Há ainda o uso, na rede de refrigeração, do gás ecológico, que não emite CFCs (clorofluorcarbonos), substâncias à base de cloro que são muito prejudiciais à saúde do homem e ao meio ambiente, e que também causam danos à camada de ozônio.

O Sofitel Guarujá Jequitimar também participa do Plant for the Planet, programa criado pelo grupo Accor Hospitality juntamente com a ONU, que propõe que uma árvore seja plantada a cada quatro toalhas reutilizadas nos apartamentos dos hotéis. A economia da lavagem das toalhas é revertida em fundos para ONGs plantarem em áreas de reflorestamento nas margens do rio São Francisco. Até agora já foram preenchidos 1000 metros quadrados de área com árvores plantadas.

O Sofitel Guarujá Jequitimar tem um comitê ecológico, formado por funcionários, que elabora plano de ações anual, com palestras, treinamentos, workshops, concursos, ações sociais (limpeza das praias), além da montagem de um orquidário para os colaboradores e hóspedes. O hotel participa também da iniciativa mundial Hora do Planeta, apagando suas luzes por uma hora.

SHARE

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here


CAPTCHA Image
Reload Image