HOME Matérias Aconteceu Sirha, maior evento de gastronomia e hotelaria do mundo teve inicio no...

Sirha, maior evento de gastronomia e hotelaria do mundo teve inicio no RJ

131
0
SHARE
A cerimônia de inauguração contou com a presença de autoridades públicas e renomados chefs internacionais

Teve início ontem no Centro de Convenções Sul América, na cidade do Rio de Janeiro, a primeira edição no Brasil do SIRHA, considerado o maior evento de gastronomia e hotelaria do mundo. A cerimônia de inauguração oficial contou com a presença do governador do Estado do Rio de Janeiro, Luiz Fernando Pezão, que cortou a fita com as cores do Brasil e da França ao lado do francês Olivier Ginon, presidente do grupo GL events; Arthur Repsold, presidente do grupo GL events no Brasil; Marie Odile Fondeur, diretora do Sirha; e os chefs Claude Troisgros, presidente do Sirha Brasil; Jérôme Bocuse, presidente de honra do Bocuse D’Or; Laurent Suaudeau, presidente do Bocuse D’Or Brasil, entre outros.

Da esquerda a direita da foto, o governador Luiz Fernando Pezão, Olivier Ginon, presidente do grupo GL events, Marie Odile Fondeur, diretora do Sirha e Tatiana Yagura, da organização do evento
Da esquerda a direita da foto, o governador Luiz Fernando Pezão, Olivier Ginon, presidente do grupo GL events, Marie Odile Fondeur, diretora do Sirha e Tatiana Yagura, da organização do evento – Crédito das fotos – Divulgação SIRHA

O evento que acontece até amanhã (dia 16) deverá reunir mais de cem chefs do Brasil e internacionais e a expectativa é que 10 mil pessoas passem pela feira.Entre os visitantes estão: estudantes, chefs, gerentes de hotéis e restaurantes, empresários e empreendedores se reúnem para celebrar a gastronomia em evento inédito no país, tanto pela grandiosidade quanto pelo pioneirismo.

Abner Ivan e Marcone Calazans são os chefs confeiteiros vencedores da seletiva nacional da Coupe du Monde de la Pâtisserie
Abner Ivan e Marcone Calazans são os chefs confeiteiros vencedores da seletiva nacional da Coupe du Monde de la Pâtisserie

O ponto alto do primeiro dia do evento foi a Coupe du Monde de la Pâtisserie. Abner Ivan e Marcone Calazans são os chefs confeiteiros vencedores da seletiva nacional, que juntos representarão o Brasil na seletiva continental do concurso, em 2016 no México. Lá disputarão uma vaga na final mundial, em Lyon, em 2017. “Temos dois vencedores, mas todos eles têm um grande caminho pela frente. Os ganhadores já subiram o primeiro degrau, o próximo é na Copa Maya, no México”, avaliou Gabriel Paillasson, chef pâtissier fundador do concurso. Emocionada, a presidente de honra Flavia Quaresma destacou a importância de um concurso deste porte no Brasil. Paillasson veio ao país especialmente para prestar apoio e conhecer os competidores; e Philippe Brye foi o presidente do concurso.

As esculturas de confeitaria expostas
As esculturas de confeitaria expostas

O júri – composto pelos chefs confeiteiros Arnor Porto, Dominique Guérin, Frederic Lenud, Flavio Federico, Ramiro Bertassin e Renata Arassiro – escolheu Marcone Calazans na categoria açúcar e Abner Ivan na chocolate.  Santos é chef confeiteiro do Clube Athletico Paulistano, já participou de uma seletiva continental da CMP; e Ivan, formado na Bélgica e na França, já ficou entre os sete finalistas da Feira Internacional de Chocolate de Portugal. Eles formarão uma dupla e participarão juntos da próxima etapa.

Outro importante evento que aconteceu ontem foi o lançamento do livro “Vive la Cuisine! – Os chefs que mudaram a gastronomia no Brasil”, escrito pelos chefs franceses Claude Troisgros, Laurent Suaudeau e Emmanuel Bessoleil. Houve uma tarde de autógrafos no salão do Sirha.

Os Chefs franceses Claude Troisgros, Laurent Suaudeau e Emmanuel Bessoleil autografando o livro Vive la Cuisine!
Os Chefs franceses Claude Troisgros, Laurent Suaudeau e Emmanuel Bessoleil autografando o livro Vive la Cuisine!

O trio francês que revolucionou receitas e métodos compartilha receitas que mesclam perfeitamente técnicas tradicionais francesas com ingredientes bem brasileiros. O lançamento foi um grande sucesso e a fila para autógrafos foi grande.

Para hoje, a expectativa é grande, já que será o início do Bocuse D’Or, maior concurso de alta gastronomia do mundo. Outro evento que desperta bastante interesse é o World Cuisine Summit, comandando pelo caçador de tendências Frédéric Loeb.

Um bom público compareceu no primeiro dia do evento
Um bom público compareceu no primeiro dia do evento
SHARE

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here


CAPTCHA Image
Reload Image