HOME Matérias Gastronomia Semana da Gastronomia Mineira é comemorada com programação em BH

Semana da Gastronomia Mineira é comemorada com programação em BH

Universidades, Restaurantes e profissionais da área se unem em prol da culinária mineira

65
0
SHARE
Prato do restaurante Café com Letras - Foto: Nelio Rodrigues

Hoje, 5 de julho, é a data que se comemora o Dia da Gastronomia Mineira. Para celebrar, a capital do estado vai sediar uma programação intensa com a participação de diversos restaurantes. De 5 a 30 de julho, cinco restaurantes de BH vão elaborar os pratos dos cinco terroirs mineiros. Haverá ainda fóruns e outras atividades com os mais renomados chefs do estado.

Um dos eventos mais marcantes será a Solenidade de Entrega do Prêmio Eduardo Frieiro e do Certificado da Frente da Gastronomia, neste mesmo dia, 19h30, no Museu de Arte da Pampulha. Todo o evento tem realização do Instituto Eduardo Frieiro e da Frente da Gastronomia Mineira, Gestão da Espaço Ampliar e patrocínio da Codemig e Governo de Minas.

Restaurante Xapuri é um dos participantes da programação gastronômica - Foto: Nelio Rodrigues
Restaurante Xapuri é um dos participantes da programação gastronômica – Foto: Nelio Rodrigues

Segundo o representante do instituto Eduardo Frieiro e curador do evento, Chef Edson Puiati, o objetivo deste projeto é envolver Minas, mostrar esta diversidade cultural esculpida na gastronomia. “As pessoas se reúnem em volta da mesa e fazem questão de se deliciar com os pratos, reunir família e amigos. O mineiro é conhecido por sua hospitalidade que traduz em sua gastronomia, tornando a culinária um atrativo tradicional”.

Para o coordenador da Frente da Gastronomia Mineira, Agostinho Patrus Filho, “as atividades da Semana da Gastronomia proporcionam a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre esta importante manifestação da nossa cultura: a culinária mineira”. Ele ressalta que o evento também renova o compromisso do setor gastronômico de unir esforços para projetar Minas como o estado da gastronomia, nacional e internacionalmente.


O objetivo do evento é valorizar e resgatar a história e os valores da gastronomia mineira, contribuindo para explorar o potencial turístico e a geração de renda, fortalecendo também sua identidade. O dia 5 foi escolhido em homenagem ao escritor mineiro Eduardo Frieiro, que lançou, na década de 60, o primeiro livro de gastronomia, chamado “Feijão, Angu e Couve”, que trata, entre outros temas, sobre a forma de comer do mineiro. Frieiro também foi membro da Academia Mineira de Letras e fundador da Biblioteca Pública Estadual Luiz de Bessa.

O evento envolve uma extensão programação entre os dias 5 e 30 de julho incluindo oficinas e fóruns, demonstrações culinárias, intervenções culturais e a entrega do Prêmio Eduardo Frieiro.

Sobremesa da Borracharia Gastrobar - Foto: Nelio Rodrigues
Sobremesa da Borracharia Gastrobar – Foto: Nelio Rodrigues
SHARE